Por que você deve se preocupar com a experiência do paciente?

Por que você deve se preocupar com a experiência do paciente?

Facebook
Twitter
LinkedIn

A experiência do paciente deve ser uma das suas maiores preocupações durante a gestão da clínica médica. O paciente é o que dá vida à sua clínica e, sem ele, ela simplesmente não existe.

Já citamos alguns dos grandes problemas que acometem clínicas médicas aqui no blog, mas a rotatividade de pacientes é um dos maiores que você poderá enfrentar, e que pode, inclusive, queimar a imagem da sua clínica de maneira definitiva.

Quer evitar problemas? Então, confira as dicas que separamos para você!

A importância da experiência do paciente

Por Que Voce Deve Se Preocupar Com A Experiencia Do Paciente - HT Contábil

O paciente que vai ao médico já tem algum problema ou, no mínimo, está preocupado com a possibilidade de estar doente. Seja para um check-up rápido, para uma consulta ou um tratamento, sua experiência deve ser a mais confortável possível.

Veja o sistema público de saúde, por exemplo. Não é incomum encontrar críticas por conta das longas filas de espera, da qualidade dos ambientes de espera, da falta de médicos e equipamentos, e por aí vai.

Essas críticas não estão limitadas à esfera pública. Várias clínicas e hospitais sofrem com a falta de pessoal, muito pela rotatividade de médicos, e também podem ter dificuldades com equipamentos. Ninguém está isento disso.

São esses e outros problemas que levam os pacientes a buscarem alternativas para seu atendimento. Quem puder recorrer a uma outra clínica, com certeza o fará, se a sua experiência for desagradável na primeira vez.

Então, o que fazer? Primeiro, você precisa entender o que torna a experiência dos seus pacientes mais confortável e benéfica. Quem dirá isso a você serão seus próprios pacientes, mas existem alguns pontos que podem ser melhorados com bom senso.

O que fazer para valorizar a experiência do paciente?

Para te ajudar a construir medidas sólidas que ajudam o paciente a se sentir valorizado, separamos algumas dicas importantes. Confira!

Invista em agilidade e praticidade!

O primeiro passo é garantir que o atendimento seja ágil, humano e prático. Ninguém gosta de ficar confirmando os mesmos dados várias vezes e, para pacientes com certos problemas de saúde ou idade avançada, isso pode ser ainda mais difícil. Portanto, tenha um prontuário eletrônico que reúne os dados do seu paciente.

Se possível, invista também no receituário digital. Essas duas ferramentas, quando utilizadas em conjunto, facilitam muito o trabalho da sua equipe e valorizam a experiência do paciente. Médicos, atendentes e pacientes ficarão contentes com a novidade.

Teleconsulta é uma opção!

Experiencia Do Paciente - HT Contábil

Ainda puxando o gancho da dica anterior, a Teleconsulta é algo que deve ser avaliado na sua clínica médica. Alguns pacientes poderão se consultar direto das suas casas e trabalho, podendo agilizar o trabalho, caso precisem de algum atendimento presencial, ou mesmo recebendo seu diagnóstico e prescrição médica através de uma tela.

O ambiente importa muito

Acessibilidade, conforto e praticidade são 3 pontos que precisam fazer parte do ambiente da sua clínica médica. Rampas tornam tudo muito mais acessível e facilitam a vida de quem tem problemas de mobilidade ou deficiência física.

Além disso, a sala de espera pode contar com bebedouros – preferencialmente com dispenser de copos e controle de temperatura da água – TV e controle de temperatura do ambiente. Isso possibilita criar um ambiente mais agradável.

O estacionamento também é um diferencial. Clínicas Médicas, independentemente da sua localização, poderão sempre ser frequentadas por passageiros que dirigem ou que recorrem a familiares para levá-los até lá. Com isso, será preciso oferecer um local para estacionar com segurança e economia. Se isso for impossível, você pode construir alguma parceria com um estacionamento próximo.

Leia também:

Como o receituário digital transforma a experiência do paciente e do médico?

Gestão Financeira para Médicos – 3 dicas para acertar

Como acabar com a rotatividade nas clínicas médicas?

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!