Quando se trata de contabilidade para clínicas médicas em Osasco, entendemos que, para quem não conhece a área, a procura por profissionais qualificados pode ser uma tarefa bastante difícil.

Sabemos que uma clínica precisa lidar com centenas de responsabilidades em seu dia a dia, ainda mais localizada em uma região como Osasco, onde o movimento é constante e é necessário jogo de cintura para lidar com a demanda.

Por isso, não é possível que, além de cuidar do atendimento dos pacientes, o profissional de saúde ainda precise lidar com questões tributárias, fiscais e financeiras. Portanto, neste texto, separamos os principais pontos a se analisar na hora de escolher seu escritório de contabilidade. Confira!

Por que é importante escolher uma empresa de contabilidade?

Mais do que cuidar das questões tributárias e fiscais para o funcionamento de sua clínica em Osasco, a contabilidade profissional auxiliará a administrar o empreendimento como um todo, isto é, ele pode ajudar em assuntos como finanças, investimentos, estoque, entre outros.

Além disso, esse serviço é fundamental para entender o seu comportamento financeiro. Se há algum problema em relação à capacidade de lucro da sua clínica. Assim, juntos, poderão pensar em estratégias para melhorar o desempenho do consultório, principalmente, porque terão em mãos margens, custos e despesas comprovadas, graças ao trabalho do contador consultor.

É bom saber que ter um contador consultor na sua empresa é uma exigência legal, está no artigo 1.179 do Código Civil. Agora que você entendeu a importância de uma contabilidade profissional na sua clínica, vamos conhecer quais os principais aspectos a se analisar na hora de escolher esse serviço. Confira!

Quais são os principais fatores que devem ser avaliados para escolher a empresa de contabilidade ideal?

Especialização

A contabilidade é um setor muito abrangente. Como lida com diferentes tipos de profissionais e empresas, não é incomum que alguns contadores consultores acabem se especializando em determinadas áreas. Existem aqueles que trabalham apenas com comércio varejista, outros apenas com empresas ou os que realizam trabalhos de consultorias ou logística.

É importante ter bem determinado o tipo de trabalho que você está procurando para a sua clínica, pois, ao ir atrás do profissional pela sua especialização, vai ser mais fácil encontrar um que o agrade e que, além disso, seja um expert no assunto.

Veja o histórico de atendimento dele e, se for possível, converse com os clientes. Considere por quanto tempo ele trabalha em determinado campo. Tudo isso são pontos importantes para escolher o seu contador consultor.

Condições do escritório

Caso não seja uma contabilidade digital, é interessante visitar o escritório antes de contratá-lo. Essa é uma boa maneira de avaliar as condições da empresa para atendê-lo. Veja a quantidade de funcionários, converse com alguns, analise a organização e observe se os equipamentos estão atualizados.

Locais pouco modernos podem ser um sinal de dificuldades para lidar com questões simples como SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), e que são pouco práticos para fazer processos como a geração de documentos. Observe o clima do local: poucos profissionais com muitas tarefas podem não dar conta de atender as demandas da sua clínica. Fique atento.

Saiba se a empresa de contabilidade está regulada

Como qualquer profissão, para o exercício da função é preciso que o profissional esteja devidamente regularizado, não só ele como todo o escritório. A importância dessa regularidade é tanta que, para gerar documentos como balancete e relatórios, é necessário que os contadores e escritório estejam cadastrados no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Para ter certeza de que você não terá problemas por conta de irregularidades, essa informação é essencial.

Conheça outros clientes

A reputação da empresa não é só pelo seu desempenho no mercado, mas também é moldada pelos seus clientes. Aliás, isso é um ótimo termômetro para saber se o escritório é bom ou não. Nesse ponto, não hesite em procurar em sites como o Reclame aqui o que estão falando sobre ele. Também, procure saber se já houve algum caso de irregularidade em portais de notícias.

Por fim, converse pessoalmente com alguns clientes, pois eles podem dar detalhes sobre a forma como a empresa trabalha, como é o atendimento, relatórios, entre outros.

Relatórios

Como afirmamos no início do texto, a contabilidade não existe apenas para cuidar dos processos tributários. Ela também é essencial para ajudar na gestão da empresa. Logo, a geração de relatórios é fundamental para o empreendimento — no caso, a clínica — mensurar o seu desempenho.

Esses documentos poderão fornecer um cenário sobre os resultados que a clínica vem obtendo. Por isso, é importante saber como o escritório de contabilidade gera os seus relatórios, não só esse tipo de informação, mas os balancetes, demonstrativos e outros documentos importantes. Veja se esses documentos são bem feitos e se são legíveis.

Por que escolher uma contabilidade online?

O serviço de contabilidade está há muitos anos auxiliando empresas a lidarem com questões fundamentais para o funcionamento. Contudo, assim como outras profissões, a contabilidade precisou se atualizar, chegando ao que temos hoje: a possibilidade de atendimento online, isto é, empresas que fazem o mesmo trabalho que um contador consultor presencial, porém, a distância.

As vantagens da contratação desse serviço são inúmeras, por exemplo, agilidade em realizar funções rotineiras, disponibilidade para atender o cliente quando ele precisa e economia dos recursos, pois tudo é feito digitalmente, ou seja, papéis são muito pouco utilizados.

Além disso, a contratação de uma contabilidade online pode facilitar bastante a geração de notas fiscais. Afinal, o sistema utilizado nesse tipo de empresa é totalmente digital e o registro e envio desse documento é feito automaticamente.

De fato, os serviços de contabilidade estão cada vez mais digitais. A própria Receita Federal tomou uma iniciativa em relação a isso, criando o SPED, um sistema para padronizar e oficializar os documentos digitais fiscais e contábeis para que as empresas possam enviar os seus.

Contratar um escritório de contabilidade que esteja a par dessas novas tecnologias é uma maneira de investir em um serviço profissional e moderno. Algo que, sem dúvidas, refletirá no desempenho da clínica.

Esperamos que este texto tenha esclarecido quais são os principais aspectos a serem considerados na hora de escolher uma contabilidade para clínicas médicas em Osasco. Está precisando de um profissional de contabilidade para lidar com o seu consultório? Que tal dar uma olhada em nossos serviços? Entre em contato conosco!