Não é de hoje que a contabilidade deixou de ser algo apenas relacionado aos tributos. Atualmente, essa ciência está presente na rotina das empresas, trazendo informações determinantes para o alcance dos objetivos. No entanto, para usufruir dos benefícios disponibilizados pela contabilidade, é imprescindível saber o que são relatórios contábeis.

Esses documentos são um conjunto de demonstrativos que descrevem informações técnicas, contábeis e financeiras de um negócio. Entre eles existem alguns que são obrigatórios e seguem o padrão estabelecido pela classe contábil, assim como outros que não são obrigatórios por lei, mas que trazem informações gerenciais determinantes para a tomada de decisão.

Para que você aprimore cada vez mais seus conhecimentos gerenciais, neste post trouxemos as principais informações sobre o que são relatórios contábeis. Aprecie a leitura e confira!

Balanço Patrimonial

O principal objetivo da contabilidade é o estudo do patrimônio a partir dos registros contábeis realizados durante um determinando período. Após esse processo, é o momento de demonstrar os fatos contábeis ocorridos por meio de demonstrativos — um deles é o Balanço Patrimonial. Esse demonstrativo é um dos exigíveis por lei, além de ser uma das principais fontes de informações para a gestão financeira. Nele são mencionados contas patrimoniais, bens, direitos e obrigações.

A partir do Balanço Patrimonial, é possível analisar os principais indicadores financeiros, entre eles podemos mencionar:

  • margem de lucratividade;
  • retorno sobre o investimento;
  • índice de endividamento;
  • liquidez corrente;
  • liquidez imediata.

Via de regra, sempre que o ativo é maior que o passivo significa que a empresa opera de forma positiva, por outro lado, quando o passivo se sobrepõe ao ativo, há um momento de risco que exige atenção redobrada dos empresários.

Demonstração do Resultado do Exercício

Mais conhecido como DRE, esse é mais um dos demonstrativos contábeis exigidos por lei. Nele são retratados todos os resultados operacionais e é possível visualizar receitas, despesas, custos e impostos, finalizando com o resultado do exercício. Esse resultado pode ter um saldo positivo, que representa o lucro, ou negativo, que significa o prejuízo.

Juntamente com o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício é de suma importância para a tomada de decisão. Por meio da DRE, é possível obter indicadores imprescindíveis para a gestão, como retorno sobre as vendas, margem líquida e ponto de equilíbrio.

Demonstração do fluxo de caixa

A DFC é responsável por demonstrar as informações sobre o caixa e os equivalentes de caixa. Nela os dados são separados por categorias: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento. Com esses dados em mãos, o gestor consegue controlar as entradas e saídas de caixa e, em razão disso, é possível traçar estratégias que reduzam os custos e despesas. De modo geral, seu principal objetivo é expor dados essenciais sobre os recebimentos e pagamentos durante o exercício.

Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

A DLPA tem como principal finalidade exibir a destinação do resultado do exercício, ou seja, como foi aplicado o lucro líquido obtido pela empresa. Segundo as regras contábeis, o lucro deve ter uma destinação. Dessa forma, a conta de lucros ou prejuízos acumulados não deve ter saldo.

Conforme a Lei 6.404/76, esse demonstrativo é obrigatório para as empresas tributadas no regime fiscal do Lucro Real. Via de regra, a DLPA esclarece o andamento da empresa durante o exercício social, sendo de grande valia para a avaliação dos usuários externos.

Saber o que são relatórios contábeis é determinante para obter de forma concreta as informações e entender como utilizá-las. Um empreendedor que não tem esse conhecimento tende a ficar em desvantagens frente aos seus concorrentes. Para que isso não ocorra em sua organização, é importante ter mente a contratação de uma BPO. Esse modelo de empresa fica responsável pela gestão do seu negócio, trazendo benefícios para os processos, além de estudos sobre a redução de custos operacionais.

Agora que você sabe o que são relatórios contábeis, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude mais empreendedores a obterem conhecimento!