Compartilhe:

5 dicas para melhorar o pós-atendimento da sua clínica

Em uma clínica médica, prestar um bom pós-atendimento é tão importante quanto conquistar novos clientes. Afinal, os cuidados com a saúde precisam ser constantes, o que possibilita ao gestor desenvolver diferentes estratégias para aumentar os índices de fidelização.

Práticas assim também contribuem para aumentar a relação de confiança entre pacientes e profissionais — algo fundamental para que eles retornem. Pensando nisso, decidimos mostrar 5 dicas incríveis para transformar o pós-atendimento da sua clínica. Confira a seguir!

1. Manter o cadastro de pacientes atualizado

Para garantir que você sempre conseguirá contactar os seus pacientes, é importante ter todas suas informações atualizadas em seu bando de dados, com dados como e-mail, telefone fixo e celular. Lembre-se de conferir a cada consulta se houve alteração em algum desses dados.

Vale ressaltar, também, que esse cuidado fica muito mais fácil de manter se você utilizar um sistema informatizado de gestão, que dá mais agilidade aos processos tanto de registro quanto de consulta dessas informações.

2. Personalize o contato

Um pós-atendimento que leve em conta as particularidades de cada cliente tem mais potencial de ser efetivo do que abordagens padronizadas. Afinal, essa prática certamente será apreciada pelos pacientes, que darão mais atenção ao contato realizado pela sua clínica.

Ao preencher os cadastros individuais, aproveite para inserir informações como melhor horário para contato, preferências quanto ao recebimento de mensagens de texto por meio de aplicativos, e até especialidades e serviços mais procurados. Isso evita que os contatos sejam inoportunos, tornando-os mais alinhados às necessidades de cada paciente.

3. Acompanhe os tratamentos

Diversos tratamentos na área da saúde demandam uma atenção contínua para que atinjam o resultado esperado. Nesses casos, para que os pacientes se sintam amparados, uma boa ideia é definir uma rotina de acompanhamento de acordo com as necessidades de cada um.

Você pode, por exemplo, criar pacotes de consultas e procedimentos que tornarão tudo mais simples para o paciente, aumentando as chances de mantê-lo até o final. Outra boa iniciativa é oferecer um canal de comunicação aberto para que ele possa tirar dúvidas ou relatar detalhes que achar importantes sobre o tratamento.

4. Conte com uma equipe qualificada

Lidar com todas as informações sobre os pacientes de uma clínica não é tarefa fácil. Por isso, para otimizar esse processo e garantir um bom atendimento a todos eles é fundamental contar com colaboradores qualificados.

Seja a uma equipe inteira, seja a uma só pessoa, é indispensável fornecer todo o treinamento necessário para que as melhores práticas de fidelização sejam realmente aplicadas. Colaboradores que atuam motivados e com objetivos bem definidos certamente representarão resultados melhores para o pós-atendimento da sua clínica.

5. Atente aos feedbacks

Ninguém é melhor do que os próprios clientes para indicar ao gestor quais pontos podem ser melhorados na clínica, certo? Para colher essas opiniões, existem alternativas interessantes em que a gestão pode apostar, como feedbacks presenciais após os atendimentos ou o envio de pesquisas de satisfação por e-mail.

Esses comentários devem servir como um norte para orientar as possíveis melhorias a serem implementadas, de modo a tornar a clínica cada vez mais atrativa aos seus frequentadores. Além disso, eventuais elogios recebidos são uma ótima maneira de saber o que já está dando certo — além de garantir um sentimento recompensador de que o seu trabalho está sendo bem-feito.

Então, gostou da leitura? Agora, se você está pronto para colocar essas dicas em prática e melhorar o pós-atendimento da sua clínica, mostre isso a todos seus contatos compartilhando este post nas suas redes sociais!