Como abrir um e-commerce de venda de acessórios? Confira conosco!

Como abrir um e-commerce de venda de acessórios? Confira conosco!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Depositphotos 39547679 Stock Photo E Commerce Shopping Cart With - HT Contábil

Você está pensando em abrir um e-commerce de venda de acessórios, só que ainda não sabe como regularizar né? Você sabia que essa parte burocrática é de extrema importância?

A regularização do seu negócio é uma das chaves para o sucesso, e requer muito trabalho e planejamento! 

Mas calma que iremos te ajudar, confira como abrir e-commerce de venda de acessórios.

O mercado do e-commerce

Nos dias atuais, a tendência do mercado é o e-commerce. O e-commerce surgiu no ano de 1960, ainda nos Estados Unidos. Inicialmente a ideia era que o sistema servisse apenas para troca de arquivos ou solicitações de produtos para compras futuras.

No Brasil, a tecnologia chegou na década de 90, com o surgimento da internet e a alta demanda de venda dos computadores.

Em 1996, surgiram as primeiras lojas virtuais, mas ainda era um negócio genuíno. O up do mercado foi em 1999, com o surgimento da empresa Submarino.

Confira a história no infográfico abaixo:

O Surgimento Do E Commerce - HT Contábil

Agora que você sabe um pouco da história, vamos a abertura do sua empresa!

Planeje-se bem antes de iniciar seu negócio!

O planejamento é a chave de tudo para quem está começando um negócio.

Ao abrir seu e-commerce, você precisa pensar desde o produto que será vendido, até a identidade visual da sua empresa, e esses pontos devem estar muito bem alinhados.

1. Defina seu público-alvo e sua persona

O público-alvo

O público-alvo é uma definição da faixa etária das pessoas que vão consumir os seus produtos e conteúdos; 

O ideal é que você não deixe uma faixa etária ampla, pois a ideia é segmentar esse número, a fim de definir um grupo específico de consumidores, para assim você conseguir atingi-los produzindo conteúdos, produtos que atendem a eles e etc.

Exemplo: Público-alvo de 18 a 25 anos.

A persona

A persona é parecida com o público-alvo, mas com o uso de mais detalhes. 

Algumas perguntas necessitam de algumas respostas. São elas: 

  • Qual a idade dela? 
  • Quais são os hábitos de consumo dela? 
  • O que ela gosta de fazer? 
  • Ela trabalha ou estuda? 
  • Quais são as necessidades dela? 

Respondendo essas perguntas, você define a sua persona. 

O objetivo dessas duas definições é de fato garantir resultados melhores, pois dessa forma você consegue produzir conteúdos próprios para atender essa persona e o público-alvo, e não se perder no mercado, concorrendo com diferentes públicos e marcas.

2. Defina a missão, visão e valores da sua empresa.

Ligada ao público-alvo e persona, a missão, visão e valores são medidas que fazem a diferença para o mercado. Além de causar entendimento ao consumidor, é uma atração mercadológica para possíveis investidores futuros. 

   Veja alguns fatores:

  • Missão

  A missão consiste na construção estratégica da empresa, aos quais são seus objetivos, indicações e metas da empresa. Com esse ponto definido, há o esclarecimento do benefício proporcionado pela sua empresa ao público alvo dela.

  Exemplo

 “A nossa empresa possui a missão de trazer mais autoconhecimento e prazer para as pessoas que gostam de se vestir com as tendências da moda, abusando no uso de acessórios, prezando sempre o conforto e bem estar” 

  • Visão 

  A visão consiste no que a sua empresa pretende alcançar no futuro. Ao passar dos anos, como ela quer se posicionar no mercado, o quanto ela quer crescer? 

Exemplo

 “ Proporcionar bem estar, beleza e autocuidado com nossos clientes”

  • Valores 

 Os valores consistem na valorização da empresa em relação a forma como ela se comporta no mercado, quais seus ideais, diferenciais?

Exemplo

  “Cordialidade, valorização do uso da criatividade, e integridade com nossos clientes”

3. Defina a estrutura do seu negócio

Um dos erros mais comuns de e-commerce é a escolha da plataforma errada.

A plataforma que for atender as vendas do seu negócio, deve ser muito bem selecionada, pois vai garantir a segurança dos dados dos clientes, o bom funcionamento do site e etc.

Confira algumas plataformas:

  • Nuvem Shop
Nuvemshop - HT Contábil

Especialista em atendimento de e-commerce, é ideal para quem está começando. Garante atendimento personalizado, recebimento dos pagamentos automáticos, anúncios nas redes sociais e google ads e personalização da loja. 

  • Bling
Bling - HT Contábil

Contando com serviços de sistema financeiro, o bling é a plataforma que possibilita a emissão de notas fiscais eletrônicas, controle de estoque, caixa, integração de marketplace  e etc.  

Escolhendo essas ou outras plataformas, o ideal é que você possua um site no qual seus clientes conseguirão comprar e tirar dúvidas, pois assim transmite mais credibilidade e retorno das vendas.

Legalize seu negócio 

Embora haja muita burocracia, é de extrema importância que você regularize seu negócio, abrindo um CNPJ, emitindo notas fiscais e etc. 

  • Defina a natureza jurídica do seu negócio!

Atualmente as naturezas jurídicas mais comuns são MEI, EI, LTDA. E elas definem o tipo de empresa que você terá para a venda dos acessórios.

MEI (microempreendedor individual) são para empreendedores menores, em que o faturamento anual permitido para a modalidade é de R $81.000,00 a R$130.000,00. Para o MEI, é permitido que exista apenas um funcionário e um sócio. 

EI (empreendedor individual) são para empreendedores que não desejam ter sócios na empresa. Na prática, a pessoa física é a titular da instituição, e se responsabiliza pelos débitos do negócio, formalizando a empresa e a pessoa como uma só, misturando os patrimônios.

LTDA (sociedade limitada) são para dois ou mais sócios, onde o capital social (o investimento da empresa) é limitado. Todos os sócios são responsáveis pelo capital da empresa. Não há limite de funcionários. Não há restrições aos valores de faturamento.

Defina o regime tributário da sua empresa

Existem outros tipos de regimes tributários, como o Lucro Real, e o Presumido, porém para o seu e-commerce que está iniciando, o Simples Nacional é o ideal.

E porque? 

Por que ele é voltado para empresas de micro e pequeno porte. Há uma união tributária por um único imposto, o chamado DAS e assim os impostos são menores e enviados em uma única vez.

É permitido o faturamento anual de até 4.8 milhões. E é recomendado para as empresas de prestação de serviços, indústria e comércio como a sua. 

Veja a viabilidade do município

Agora você deve estar se perguntando “se minha empresa é um e-commerce, por que ver viabilidade?”

Ainda que seu negócio seja online, ele precisará de um endereço, no qual deve ser analisado pela Jucesp (Junta comercial do estado de São Paulo) em parceria com a prefeitura. 

A viabilidade é feita com a relação do local pretendido e a atividade, para definir se é possível abrir a empresa lá.

Em algumas regiões do município possuem também a necessidade da verificação do zoneamento. 

Desta forma, junto da viabilidade, precisa ser feita a verificação com a prefeitura, se o tipo do seu negócio, pode atuar no local selecionado. Com a aprovação, você pode abrir a sua empresa.

O Certificado digital do e-cpf

Basicamente o e-cpf é o certificado digital feito para pessoa física. 

Este é uma identidade eletrônica da pessoa, e serve de chave de acesso para os portais como Prefeitura, a permissão para protocolar o processo, número do NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), inscrição municipal, acessos a Receita Federal e etc.

Ele é validado por videoconferência ou presencial e precisa do comparecimento do sócio administrador da empresa com o documento com foto.

A Jucesp

Como falamos, com o e-cpf é possível protocolar o processo que contém os documentos com a viabilidade da prefeitura, assim promovendo a numeração do NIRE, que gera a emissão do CNPJ.

Jucesp - HT Contábil

A emissão do CNPJ

Com os processos na Jucesp alinhados, saem o cartão cnpj com suas as atividades da sua empresa, os denominados CNAES. 

Essas atividades compõem anexos (I, II, III, IV, V), nas quais as funções irão se enquadrar de acordo com ramo, se é comércio, serviço ou indústria, considerando a alíquota (imposto sobre a atividade). 

O prazo para a emissão desse cartão CNPJ estabelece-se em 72 horas.

A Inscrição estadual

Caso a sua empresa seja do ramo de comércio e indústria, ela terá de ter a inscrição estadual.

Essa inscrição possibilita o recolhimento do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) e a emissão da nota fiscal de produto- NFE.

A Inscrição Municipal

A inscrição municipal é uma permissão registrada para o estabelecimento funcionar no município, o recolhimento das taxas anuais e o valor das atividades. 

Anteriormente você consultou a viabilidade, ou seja, se era possível abrir a sua empresa no local desejado, com a inscrição essa possibilidade é oficialmente registrada. Esse documento não é o mesmo que o alvará, mas é extremamente obrigatório que a sua empresa possua.

O tempo para abertura completa da empresa

Após essas etapas, a abertura da empresa finaliza em 15 a 20 dias. Já o cartão CNPJ sai em até 72 horas.

Invista no marketing digital da sua empresa

Agora com boa parte da sua empresa já estabelecida, chega a hora de assumir o papel de marketeiro da sua própria marca. 

As redes sociais são um pivô para a divulgação do seu negócio, por isso é ideal que você invista na produção de conteúdos voltados para lá. 

Aposte no uso de reels, stories e posts voltados para os seus produtos e a área dele. 

Exemplo: Dicas de como cuidar dos seus acessórios 

Lembre-se sempre de produzir conteúdos com tempo menor, e mantenha um cronograma de postagens desses conteúdos.

Concluindo as etapas

Como você viu, abrir um negócio requer o alinhamento de muitas questões, sendo elas voltadas para o mercado ou burocracias necessárias para a regularização da sua empresa!

Se você ficou com alguma dúvida, chame um dos consultores da HT Contábil!

Só na HT você garante o auxílio no processo e consultoria especializada em e-commerce!

NOSSO INSTAGRAM: @HTCONTABIL

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs