A importância do nicho e da segmentação para a sua clínica médica!

A importância do nicho e da segmentação para a sua clínica médica!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Foto Banco De Imagens - HT Contábil

Ao pensar em abrir um negócio, é comum ter algumas dúvidas relacionadas às especificações estratégicas para a sua empresa do ramo da saúde, as clínicas médicas. Hoje, as instituições de sucesso do ramo apresentam designações de nicho e segmentação no mundo corporativo. 

 Você deve estar se perguntando, o que são esses pontos e qual a importância para o seu negócio?  

Diante disso, preparamos um conteúdo exclusivo para você!

Como surgiram as clínicas médicas?

  As clínicas médicas surgiram em meio aos problemas relacionados ao atendimento, medicamentos e verbas destinadas aos exames no SUS (Sistema Único de Saúde). Com a alta demanda, foi necessária a criação desses centros médicos, que buscam atender a medicina no geral, excluídos internações. 

  Com o passar dos anos, o mercado trouxe uma diversidade em relação às opções, inicialmente foram criadas clínicas visando o atendimento ao público da classe média alta, com valores de consultas entre R $350 e R $600. 

  Hoje com a popularização da busca na rede privada, geraram-se novas formas de atendimento, reduzindo o preço das consultas para R $90 a R $100, e atendendo boa parte da população das classes C e D. Em 2019, cerca de 48,1 milhões de pessoas optaram pelo atendimento em clínicas médicas. Veja o infográfico abaixo: 

Infográfico sobre História da Clínicas médicas

O nicho de mercado

 Basicamente, o nicho de mercado trata-se da especialidade da empresa como integrante no mundo corporativo. Acontece que quando as instituições possuem definição mercadológica, elas trazem melhores resultados em relação às vendas ou contratos. 

 Logo, se seu negócio atende a medicina em geral, com valores de consultas até R $100,00 reais, por exemplo, ele se encaixa no ramo da saúde acessível financeiramente. Desse modo, os clientes que forem procurar por atendimento de boa qualidade, fácil alcance financeiro, encontrarão a sua empresa e irão idealizar como “o local ideal para o atendimento” de acordo com a solicitação.

Quais são as vantagens de definição do nicho?

  • Menor concorrência

 No mercado, existem outras empresas do mesmo ramo. Com a especialização, o seu negócio irá concorrer com as empresas do mesmo punho. Se sua organização atua como microempresa que atende consultas do clínico geral ao público das classes C e D, ela concorrerá com microempresas do mesmo perfil.

  • Plano de marketing convicto

Como estratégia, a sua empresa precisará adotar alguns métodos relacionados ao marketing. Apostas como divulgação dos produtos, bônus ao cliente, conteúdo sobre saúde, efetivamente trarão retorno positivo em relação a comunicação com os clientes;

  • Preços mais proveitosos

  A definição do nicho influencia no preço final. Ao estipular como o seu negócio atua, quem é ele no mercado, acaba gerando uma diminuição na concorrência. 

 Ao invés de competir no mercado geral com empresas que atuam como clínicas médicas, independente do público ou preço, a sua empresa com uma boa demarcação mercadológica de nicho, passa a ter como concorrentes, apenas empresas do mesmo gênero, por exemplo: clínicas que buscam atender pacientes das classes C e D. 

  Com um mercado mais específico, as chances da sua clínica médica se destacar são muito maiores e lhe permite que defina os preços da região que ela está localizada também. 

A segmentação

 A segmentação é o foco em um determinado público. Quando você abre o negócio, há o objetivo de vender, atender a alguém, esse “alguém” é o seu público alvo. Qual a idade dele? Gênero? Formação educacional? Classe social? Hábitos de Consumo?

 Respondendo essas perguntas, você estabelece um perfil em que os produtos oferecidos pela sua empresa, resolverão o problema dele, como o atendimento médico por preço acessível.

 Existem alguns tipos de segmentação consideráveis para o momento de estipular a sua audiência:

  • Geográfica (busca direcionar o público se baseando na localização, o modo de vida em relação ao bairro, município, estado ou país que vive);
  • Socioeconômica (decidir a audiência levando em questão a classe social e renda per capita, formação, bens);
  • Psicográfica (a definição a partir do entendimento do perfil do público, o que eles pensam. É um consumidor é mais liberal, ou conservador…)

Quais as vantagens da segmentação?

  • Reconhecimento da necessidade 

 Com a segmentação definida, a sua empresa tem a facilidade de reconhecer o que o cliente precisa. Basicamente, o lead busca soluções para o seu problema, e ao notar que a sua corporação atende especificamente a solicitação, gera uma conexão instantânea que parte para o próximo passo: a fidelidade com o cliente.

  • Fidelidade com o cliente

 A vantagem é que a partir da segmentação, gera lealdade com o cliente. Ele procurará por sua empresa quando precisar do produto, e lembrará que você vende ou fornece o que ele precisa. Conforme o problema do cliente se repetir, ele ira recorrer ao seu negócio. Considerando a experiência anterior.  

 Agora que alinhamos alguns detalhes, você poderá aos poucos progredir nas etapas de criação do seu empreendimento. Seguindo esses passos você conseguirá obter sucesso no seu negócio. Comente conosco em nossas redes sociais, se você já sentiu dificuldades em relação a colocação da sua empresa no mercado.

 Se ainda ficou com algumas dúvidas, não se preocupe, a HT Contábil possui consultoria especializada nas empresas, focando na solução. Os honorários vêm após o período de 30 dias.

Fontes: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-06/numero-de-usuarios-de-planos-de-saude-subiu-mais-de-1-milhao-em-um-ano

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs