A importância do marketing digital para o seu e-commerce

A importância do marketing digital para o seu e-commerce

Facebook
Twitter
LinkedIn
241 1 - HT Contábil

Como empreendedor é comum se sentir perdido na hora de expandir seu negócio e chamar a atenção dos clientes. Você também já deve ter percebido que abrir um negócio e um perfil em uma rede social pode ser mais difícil do que parece.

Mas não se engane!

Essas ferramentas, se usadas da forma correta, podem fazer seu negócio crescer de forma eficiente, alcançando uma clientela maior a cada dia.

Quer saber como? Confira abaixo!

1 – Afinal, o que é esse tal de “marketing”?

De acordo com o renomado marqueteiro Philip Kotler: “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com rentabilidade.”

A função dessa ciência gira em torno da estratégia de compreender o mercado e as suas necessidades, junto as vontades dos clientes, para assim atendê-los da melhor forma.

O marketing digital

Já o marketing digital é feito através de canais de comunicação via internet, como redes sociais, telefonia celular e outros, para que seja feita a divulgação e comercialização do seu produto.

O marketing está em todo lugar desde o momento que você vê um anúncio em alguma rede social, até o momento em que você sai de casa e vê um banner na rua.

Mas antes, é necessário que você tenha o conhecimento de qual mercado a sua empresa pretende fazer parte, suas principais tendências, especificidades, segmento e por fim a sua concorrência.

2 – A importância do marketing para o seu negócio

Ainda em dúvida se vale a pena gastar com o marketing da sua empresa? Trouxemos alguns motivos para te convencer do contrário e permitir o crescimento do seu e-commerce:

Fortalecimento da marca:

O fortalecimento da marca de um e-commerce pode gerar a fidelidade do cliente. Por isso é importante que a marca esteja presente no máximo de redes sociais possível. Isso também é importante para, além de contribuir com o engajamento do público, influenciar na decisão de compra.

Dessa forma, os meios digitais devem ser utilizados não só para a interação com o público da empresa, mas a realização de vendas.

Confiança do consumidor:

A conquista da confiança do seu consumidor pode ser um diferencial da sua empresa.

Afinal, o mesmo não tem acesso total ao seu produto, além de uma foto dele, então o recurso de imagens, vídeos e etc apresentando o produto ao público, pode despertar e prender a atenção à marca.

A partir desses conteúdos em canais online, que filtram clientes mais capazes de consumir o seu produto, é possível criar relações duradouras e lucrativas com a clientela.

Por essa razão, uma empresa e-commerce necessita de uma grande estratégia para oferecer o seu produto e a melhor experiência durante toda a compra.

Exemplo:

A sua empresa só existe apenas no meio digital, o seu cliente nunca tocou no seu produto e tem apenas uma foto para se basear.

Dessa forma com todos os recursos de conteúdo, você precisa fazer com que ele confie em você e no seu trabalho, a ponto de não ter medo de gastar o dinheiro dele em uma plataforma e não uma pessoa de verdade.

Baixo custo e maior engajamento:

As estratégias do marketing digital apresentam um custo muito menor do que os meios tradicionais, como propagandas televisivas, rádios, jornais e revistas. Além de ser mais flexível e possuir um controle de investimento com quanto o dono do e-commerce deseja investir em cada ação.

O aumento de engajamento e visualizações também é possibilitado graças ao marketing digital.

Ele faz com que os conteúdos de qualidade e divulgações do seu produto ou serviço, sejam vistos por milhares de pessoas, aumentando o engajamento, visibilidade, vendas e interação com os clientes em potencial.

3 – Como aplicar o marketing digital no seu negócio:

Os 4 Ps do marketing:

O conceito dos 4Ps foi criado como um mix, que representa os 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing para as empresas. Esses pilares consistem em:

Produto:

O conceito de produto, nesse caso, engloba tudo o que a empresa pode oferecer ao seu cliente, como forma, design, embalagem, qualidade, garantia, assistência técnica, serviços, etc.

É preciso conhecer a fundo as necessidades do consumidor, para que o desenvolvimento do produto ou serviço, seja um destaque.

Preço:

O preço define o valor a ser cobrado pelo produto ou serviço pela a sua empresa.

Esse fator faz parte da estratégia traçada para definir o posicionamento do produto ou serviço na mente do consumidor, e a proposta de valor ofertada pelo produto.

Precisa ser atraente aos clientes, ter uma relação ou comparação com a concorrência, e garantir uma rentabilidade suficiente para o fornecedor do produto ou o prestador do serviço.

Praça:

A praça determina a forma que você vai chegar até o seu cliente. Ou seja, a cadeia de distribuição, desde a criação de um produto ou serviço até a entrega final ao consumidor.

Neste ‘P’ é preciso pensar na logística de distribuição, de como deixar o seu produto visível no mercado, e a eficiência de garantir uma entrega de forma rápida, segura e com o menor custo. Também é necessário o conhecimento das suas personas e investir em locais físicos ou digitais que elas estejam presentes.

Promoção:

O último ‘P’ diz respeito à promoção, que são as estratégias de divulgação do seu produto ou serviço. Neste caso é necessário que o planejamento de Marketing defina as campanhas, periodicidade, ferramentas e os meios de comunicação eficientes para atingir o seu público-alvo.

Outro aspecto para se levar em consideração nesta etapa é a forma que você vai se comunicar com o seu público. É necessário pensar: na voz, no tom e se a comunicação vai acontecer de forma despojada, formal ou informal, agressiva ou tranquila, dependendo da persona a ser trabalhada.

Qual é o canal de marketing que mais combina com a sua empresa?

Blogs:

Ter um blog é uma boa estratégia para promover o seu e-commerce.

Pois através de conteúdos que falam sobre o seu produto ou alguma dor, ao qual faça consumidor se identificar, é criada uma confiabilidade.

Landing pages (Páginas de destino):

São páginas que propositalmente contêm muito menos elementos e links do que a página inicial de um site normal. Depois de conseguir levar o usuário para esse tipo de página, o objetivo é convertê-lo a comprar o seu produto ou serviço.

E-mail:

Apesar de tradicional, essa forma de divulgação é uma ferramenta indispensável para a sua empresa. E como? Através do planejamento para o envio de promoções, novos produtos e temas que possam interessar o consumidor, estabelecendo um relacionamento contínuo com o seu público.

Redes sociais:

Em nenhuma hipótese as redes sociais podem ser descartadas no seu planejamento de marketing. Com o maior crescimento acontecendo cotidianamente, elas podem ser a chave para a sua comunicação direta com o seu público-alvo. Como na promoção de marcas, produtos ou serviços, por exemplo.

Reputação:

A reputação pode consistir na construção de relacionamentos com influenciadores digitais de opinião para legitimar a sua marca e o seu produto a oferecer. São algumas dicas para obter uma boa reputação no seu e-commerce:

  • Realizar uma lista de contatos de influenciadores para o envio de propostas comerciais;
  • Investir na comunicação por meio de redes sociais;
  • Participar de eventos;

Por fim…

Com todas essas informações é possível perceber o grande peso que o marketing digital tem e pode trazer para o seu negócio.

Com um bom investimento, lhe renderá muitos frutos para o seu e-commerce, além de impulsionar as vendas e crescer a sua marca.

Se você ficou com alguma dúvida, chame um dos consultores da HT Contábil!

Só na HT você garante o auxílio no processo e os seus honorários em 30 dias após a emissão do CNPJ!

NOSSO INSTAGRAM: @HTCONTABIL

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!