Desafios do E-Commerce: 5 erros que você não pode cometer

Desafios do E-Commerce: 5 erros que você não pode cometer

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Os Desafios do E-Commerce são muitos, e cometer erros faz parte do processo de aprendizagem, especialmente quando você é um empreendedor digital de primeira viagem. Mas, há alguns problemas que não podem, jamais, aparecer na sua gestão.

A Gestão de um E-commerce pode ser muito complexa. Isso é válido tanto para empreendedores que têm uma loja física e desejam migrar ou adotar o ambiente digital, quanto para quem não tem nenhuma experiência e está abrindo sua primeira loja.

Conhecer os problemas que poderão surgir é fundamental para saber como evitá-los. Para te ajudar, trouxemos os 5 erros que você deve evitar a todo custo!

Desafios do E-commerce – conheça os 5 erros que você deve evitar!

Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Você, com certeza, já encontrou uma ou mais lojas virtuais que sofreram com os desafios do e-commerce e proporcionaram uma experiência desagradável a você e outros clientes. Infelizmente, acontece, e com mais frequência do que deveria. Isso se dá pela falta de conhecimento, recursos ou mesmo gestão sobre o e-commerce.

Se você quer dar os primeiros passos para se distanciar desses problemas, confira as dicas que separamos para você!

1 – Achar que não precisa manter um estoque organizado e bem armazenado

Um grande erro, especialmente por parte de quem já tem uma loja física, é achar que o e-commerce não precisa ter um estoque físico bem organizado. Ainda que sua loja seja digital, os produtos nem sempre serão. Portanto, você deve mantê-los organizados e acessíveis.

Inclusive, se você já tiver uma loja física, deverá separar os estoques da loja online e do comércio tradicional. Não pense que pode deixar tudo misturado e tirar produtos daqui para colocar ali. Isso não funciona! E pior: você pode acabar vendendo um produto que está em falta, ou deixar de listar algo online porque não sabia que precisava abastecer o estoque.

2 – Não registrar e contabilizar cada movimentação financeira

Esse é um dos maiores desafios do e-commerce. É fácil se perder nas movimentações financeiras do negócio e esquecer de registrar uma entrada ou saída, por menor que ela seja. Sua gestão financeira e contábil precisa ser à prova de falhas, pois várias movimentações pequenas podem gerar um grande tumulto na sua contabilidade, prejudicando sua previsibilidade financeira e até comprometendo sua receita.

Uma única movimentação não registrada é suficiente para gerar um caos inimaginável. Portanto, tenha o hábito e os recursos para registrar toda movimentação, não importa a natureza e o porte dela.

3 – Entender a sazonalidade é um dos desafios do e-commerce

Já falamos sobre a sazonalidade no e-commerce algumas vezes aqui no blog, mas é sempre bom lembrar que ela existe e impacta diretamente as suas vendas. No seu primeiro ano, será normal cometer alguns erros nesse sentido, mas você deve aprender com eles para evitar perdas no ano seguinte.

Use a lógica, estudos de mercado e sua própria experiência para cuidar do seu estoque e determinar as quantidades de produtos que deverão ser adquiridas, de acordo com o período do ano.

Certifique-se de não comprar itens demais ou de menos, pois isso impactará seu estoque, sua capacidade de armazenamento e, claro, suas receitas. Se você notar que há vários itens acumulados e a data de validade está próxima, realize ofertas especiais, aplique descontos e livre-se do excesso o quanto antes! É melhor lucrar pouco do que não lucrar nada.

4 – Pensar que seus clientes vão te encontrar por milagre

Toda a parte de gestão e finanças é fundamental para lidar bem com os desafios do e-commerce. Mas, a parte de publicidade também é importante. Sem ela, você não irá conseguir atrair clientes para sua loja e jamais poderá competir com quem já está neste mercado há algum tempo.

Para facilitar a aquisição de clientes, invista nas redes sociais, crie anúncios personalizados e busque ajuda especializada, ou monte seu próprio departamento de marketing e publicidade. Isso vai ajudar bastante!

5 – Ignorar sua contabilidade

A contabilidade para e-commerce é um pilar estratégico da sua gestão. Ela pode soar como apenas mais uma obrigação, mas é através do seu contador que você poderá ter previsibilidade financeira, conformidade com a lei e apoio para superar os desafios do e-commerce.

Gostou das dicas? Então, conte com o HT Contábil para tirar suas dúvidas sobre estes e muitos outros desafios do e-commerce. Somos especialistas em abrir, regularizar e auxiliar na gestão de negócios digitais.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!