Toda empresa de vendas precisa do Certificado Digital? Confira conosco!

Toda empresa de vendas precisa do Certificado Digital? Confira conosco!

Facebook
Twitter
LinkedIn
263415 Para 1812 Entenda Na Pratica Como Funciona Um Certificado Digital Na Nuvem - HT Contábil

O certificado digital surgiu no ano de 2001, com o intuito de facilitar a vida dos empreendedores brasileiros. Essa lei criada a partir da medida provisória nº 2.200-02

Desde então, nesses quase 21 anos, ele vem sendo adotado por empresas e pessoas físicas. Segundo os dados divulgados pela ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital), foram emitidos 570.696 certificados digitais no ano de 2020. 

Mas e na prática, todas as empresas precisam do certificado digital

Lá vamos nós para mais uma questão…

Gustavo (nome fictício) tem uma empresa de e-commerce. Ele vende produtos de artigos de papelaria e escritório, porém com a necessidade da emissão de nota fiscal para os seus clientes, a empresa precisa do certificado digital para fazer essas emissões. 

 Com um conhecimento mais estratificado a respeito do assunto, ele está com um dilema sobre a obtenção deste serviço. Afinal do que se trata essa ferramenta? Qual a finalidade? Possui um custo? Como utilizar na minha empresa? 

São muitas perguntas, e mais comuns do que você provavelmente imagina. Ao abrir uma empresa sempre há a dúvida se precisa ou não desse certificado.

Por isso, confira abaixo algumas respostas que te ajudarão a decidir se você precisa deste certificado:

Primeiramente o certificado digital…

O que é certificado digital? 

O certificado digital é uma chave eletrônica que possui a função de gerar a assinatura digital do titular ou sócio administrador da empresa. 

Ele pode ser utilizado para assinar documentos, entrar em sistemas como o da Receita Federal, atribuindo a praticidade para o sócio que não precisa se locomover até os postos presenciais para verificar intimações, buscar certidões negativas de débitos e etc.

Quais modelos existem no mercado do certificado digital? 

O mercado de certificado digital é bem diversificado. Hoje existem dois tipos de certificado: o e-cpf e o e-cnpj.

Um para a pessoa física e outro para a pessoa jurídica. 

Os modelos são:

  • A1 (arquivo instalado na máquina como um “sistema”);
  • A3 (arquivo por meio de um pen drive ou cartão, que necessita da leitora);

Qual o tempo de validade?

O certificado digital tem a sua validade de acordo com o seu modelo. Os que são do modelo A1, duram em média 1 ano. Já os de modelo A3 podem variar de 3 a 5 anos de validade.

O certificado digital tem custo?

Sim! O certificado digital pode variar de R $100,00 a R $350,00, depende da certificadora, e é pago apenas na emissão e renovação. Não há pagamento mensal.

Como é feito esse procedimento

O certificado digital necessita de uma validação presencial ou por videoconferência. Normalmente o procedimento por vídeo, necessita da apresentação da CNH como documento oficial e a confirmação das informações do cpf ou cnpj. 

Já na validação presencial é necessário apresentar o RG como documento oficial, e também é confirmado as informações do CPF ou do CNPJ.

Esse certificado é sempre validado pelo sócio administrador da empresa na Receita Federal, no caso do CNPJ.

Demora essa validação do certificado

Não! Normalmente o processo dura em média 20 a 30 minutos e é feito por um agente de validação da própria certificadora.

Quais as vantagens? 

O certificado digital é prático tanto para as pessoas físicas quanto jurídicas, e oferece as seguintes vantagens:

  • Transações bancárias com maior segurança
  • Acesso ao portal da Receita Federal, Centro virtual de atendimento ao contribuinte (eCAC), SEFAZ;
  • Assinar contratos virtualmente;
  • Enviar declarações IRPJ;
  • Emitir documentos fiscais;
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas;

Quem precisa do certificado digital? 

Para as empresas do Lucro Presumido, existe a obrigatoriedade do certificado digital para a emissão de nota e entrega das obrigações acessórias, busca de impostos. 

Já para as empresas do Regime do Simples Nacional, as que pertencem a área de comércio, precisam do certificado digital para a emissão das notas fiscais.

Como aplicar o certificado digital? 

Nota do Milhão

Ao entrar no site da Receita Federal, aparece a aba da emissão de nota, e lá há uma parte que solicita esse arquivo, veja:

Nota Fiscal  - HT Contábil

Ao selecionar a aba ‘CLICANDO AQUI’, surge a opção do certificado instalado na máquina ou por mediador externo, e já direciona para a aba principal da NOTA DO MILHÃO.

Receita Federal

Ao entrar pelo portal do ecac, seleciona a aba entrar com a conta gov, e é direcionado para a opção de selecionar o certificado digital.

Ecac - HT Contábil

Ao selecionar a aba ‘SEU CERTIFICADO DIGITAL’, aparece a opção do certificado instalado na máquina ou por mediador externo, e já direciona para a aba principal da empresa ou pessoa física na Receita.

Respondendo a questão do Gustavo

Sim! O certificado digital é necessário no caso do Gustavo, como a empresa dele se encaixa no tipo de comércio, ela precisa ter esse arquivo para você conseguir emitir as suas notas fiscais. 

Mas se tem uma coisa que ajuda nesses processos é a contabilidade, pois ela te direciona para o melhor caminho na obtenção do certificado. 

Com a HT Contábil, por exemplo, você tem assistência na emissão do seu certificado digital, processo de agendamento, instalação e ainda na emissão de notas fiscais eletrônicas com o uso do arquivo! 

Assim como o Gustavo, fale com um dos nossos consultores e veja o melhor para a sua empresa sem sair de casa!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs