Sazonalidade no e-commerce – como preparar o estoque?

Sazonalidade no e-commerce – como preparar o estoque?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Se você chegou até aqui, já sabe que montar e reger um e-commerce não é uma tarefa fácil. Estar tecnicamente preparado para gestão de seu negócio online, requer que você esteja atento aos próximos passos. Épocas de grandes vendas e tempos de escassez. Como lidar com a sazonalidade no e-commerce e ter o estoque preparado? 

Se você, assim como muitos empreendedores digitais, encontrou esse desafio, venha com a gente e aprenda informações imprescindíveis na hora de gerir um estoque de e-commerce. 

Vamos lá! 

O que é sazonalidade no e-commerce

De maneira bem simplificada, mas fiel ao tema, o termo sazonalidade aparece quando queremos falar das oscilações de venda de produtos da sua loja virtual durante o ano. Isso porque, a maioria das lojas online se aquecem ou esfriam de acordo com seus segmentos e a época do ano. 

O grande ponto da sazonalidade não é algo baseado no inesperado, mesmo com essa diferença ao longo. Essas flutuações são previsíveis! Essa sim é a ideia que devemos praticar para não termos maiores problemas ao longo de nosso e-commerce, seja este problema nas vendas, no estoque ou no fraco preparo em momentos decisivos.

Dicas fundamentais: Sazonalidade e loja virtual

Como dissemos acima, ter uma estratégia traçada ao longo de todo ano, é fundamental para que seu e-commerce gere o máximo de lucro, sem ter grandes sustos com fornecedores, estoques ou falta de caixa. 

Vamos a algumas dicas excelentes sobre como preparar seu e-commerce para a sazonalidade? 

1- Planejamento financeiro para lidar com sazonalidade no e-commerce

Você precisa ter um planejamento financeiro adequado ao seu nicho. Estipular a média de gastos e lucros de acordo com cada mês é fundamental para que você esteja preparando seu estoque. Basicamente, saber a hora de comprar e saber a hora de vender.

Não adianta você ter uma loja de chocolates e achar que vai vender mais no verão, ou pior, achar que vai faturar em todo ano, igual fatura-se na páscoa. Estar preparado para as altas e baixas, economicamente falando, é fundamental para lidar com contas e lucros no seu e-commerce.

2- Segmentação do seu público

Você precisa conhecer o seu público! Sem conhecer seu público-alvo e sua persona, sua loja online estará fadada ao fracasso. Descubra todas as informações possíveis de quem é o seu público comprador:

  • Idade;
  • Classe social;
  • Hábitos;
  • Desejos;
  • Dores;
  • Gênero;
  • Trabalho;
  • Sentimentos;
  • Entre outros.

Dessa maneira, você conseguirá atuar nos melhores momentos de venda: Prevendo as ações e desejos de seu público-alvo. 

3- Conheça as melhores épocas do seu negócio

Estar totalmente ligado às datas de seu negócio faz com que você preveja os momentos de maiores ou menores fluxos de compra. É óbvio que existem produtos que tem tendências varias, entretanto, diversos produtos tem características mais diretas:

Veja esses exemplos de sazonalidade no E-commerce:

  • Roupa de frio – Inverno
  • Roupa de banho – verão
  • Embrulhos de presente – datas comemorativas
  • Material para concurso – Editais abertos
  • Brinquedos infantis – Natal, dia das crianças
  • Alianças – Dia dos namorados

Os nichos citados acima só vendem nessa data? Óbvio que não. Entretanto, entender que nessas datas terão maior fluxo de venda, faz com que você esteja preparado tanto para aproveitar o momento de vendas e ter um bom estoque, como para se segurar no momento de baixa.

4- Data de compra e data de venda

Fique atento quando for a melhor hora de venda, mas principalmente, fique atento aos momentos de compra. Se você optar por buscar o seu fornecedor de roupas de frio próximo ao inverno, além de encontrar um produto caro, talvez seu fornecedor nem tenha estoque ou tanta variedade.

Aqui vai uma dica: Confie em seu negócio! Compre nos momentos de baixa do seu segmento. Revenda estes produtos em épocas de alta. É como comprar sungas no início do inverno para vender no verão.

Portanto, nosso artigo demonstrou a necessidade de estarmos preparados no que tange ao estoque, com toda estratégia financeira a longo prazo e datas sazonais. Conhecer seu público-alvo e também as datas de maiores fluxos de compra é fundamental para ter um estoque adequado. No mais, o segredo do estoque de um e-commerce está interligado em saber a hora de comprar e saber a hora de vender. 

Gostou? Temos mais conteúdos importantes para o seu negócio! Confira: Gestão financeira para e-commerce: como fazer?

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs