Saiba quando você irá receber a Restituição do Imposto de Renda 2022

Saiba quando você irá receber a Restituição do Imposto de Renda 2022

Facebook
Twitter
LinkedIn

Os contribuintes estão sempre atentos, querendo saber quando irão receber a Restituição do Imposto de Renda 2022. Por isso, separamos algumas informações muito importantes sobre o IRPF, incluindo um alerta para um golpe que está pegando contribuintes desprevenidos.

Quer saber mais? Acompanhe!

O que é a Restituição do Imposto de Renda 2022?

Se você não sabe, fique tranquilo: nós explicamos! A Restituição do Imposto de Renda nada mais é que a devolução dos valores pagos a mais na declaração do IRPF. Ou seja, quando você acaba pagando a mais na sua declaração, fica com um saldo disponível para restituição e pode resgatá-lo.

O IRPF possui deduções, que são condições para a redução do imposto. Com isso, o saldo a pagar pode ser menor que o imposto retido na fonte.

Ou seja: gastos com a saúde, educação, com dependentes e outros podem ser deduzidos de forma integral ou até um certo limite, de acordo com a sua categoria. Essas deduções, quando somadas, reduzem o valor que você deve ao governo. Acontece que muitos contribuintes têm o Imposto de Renda retido na fonte, descontado direto dos seus salários. Com isso, o valor a ser pago costuma ser menor que o retido, e o governo é obrigado a devolver a diferença ao contribuinte.

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda 2022?

Tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda 2022 o contribuinte com saldo a pagar menor que o imposto retido na fonte.

Para saber se você tem despesas dedutíveis, basta consultar a lista abaixo:

  • despesas com educação;
  • despesas médicas;
  • despesas com dependentes;
  • despesas com alimentandos;
  • doações;
  • previdência social e privada.

Quer saber se você tem direito à Restituição do Imposto de Renda 2022? Basta entrar em contato com o HT Contábil. Nós analisamos o seu caso e realizamos a sua consulta.

Quando começa a Restituição do Imposto de Renda 2022?

Direto à pergunta que os contribuintes mais fazem após a entrega da Declaração do IRPF 2022. Quando começa a Restituição, afinal?

A Receita Federal disponibilizou um calendário de Restituição do IRPF 2022, veja as datas abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio de 2022
  • 2º lote: 30 de junho de 2022
  • 3º lote: 29 de julho de 2022
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022

Vale destacar, porém, que o prazo para entrega da Declaração do IRPF 2022 foi prorrogado até 31 de maio. Por isso, se você deseja receber a restituição do Imposto de Renda nos primeiros lotes, precisa enviar sua declaração o quanto antes. Conte com o apoio de uma contabilidade como o HT Contábil para cuidar da sua declaração de Imposto de Renda. Isso garante mais agilidade e assertividade na sua entrega.

Quer saber quando você irá receber a restituição do IRPF 2022? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Qual é o valor da restituição do IR e onde posso consultar?

Ao solicitar a restituição do Imposto de Renda, há um limite para certas categorias de despesas. Confira abaixo os tetos para restituição:

  • Despesas com educação: R$ 3.561,50 por dependente;
  • Despesas com saúde: sem limite;
  • Despesas com dependentes: R$ 2.275,08;
  • Contribuições com Previdência Social: sem limite;
  • Contribuições com Previdência Privada: 12% do valor dos rendimentos tributáveis;
  • Doações incentivadas: 6% sobre o valor que deve ser quitado de Imposto de Renda;
  • Pensão Judicial: sem limite.

PIX no IRPF 2022? Sim!

Você poderá pagar as cotas do Imposto de Renda 2022 via PIX. Também será possível receber sua restituição pelo sistema de transferências instantâneas. Os DARFs passarão a ser impressos com código de barras e QR Code para facilitar o pagamento via PIX. 

Os contribuintes que têm conta gov.br nos níveis prata e ouro terão acesso à declaração pré-preenchida, antes restrita apenas a quem tinha certificado digital. Também será possível pagar o imposto de renda e receber a restituição via PIX, desde que a chave do contribuinte seja o seu Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Cuidado com o Golpe da Restituição

No último dia 4 de maio, a Receita Federal emitiu um alerta sobre um novo e perigoso golpe envolvendo a restituição do Imposto de Renda. Criminosos estão utilizando links falsos para comprovação do pagamento da restituição. Para isso, os criminosos convencem o contribuinte a confirmar um “cadastro” para receber a restituição do IRPF 2022.

Acontece que a Receita Federal não envia e-mails com links para os contribuintes. As informações legítimas devem ser consultadas diretamente no portal e-CAC e acessadas com segurança por meio de uma conta gov.br. Se preferir, você pode receber o apoio de um contador para realizar essas consultas de forma segura.

Portanto, todo cuidado é pouco. Fique atento aos e-mails que você recebe e não clique em links suspeitos, mesmo quando eles parecem ser da Receita Federal.

Leia também: o que acontece se não declarar o Imposto de Renda no prazo?

Evite estes 5 erros na declaração do seu IRPF

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!