RH e Contabilidade: qual a sua relação e quando devem trabalhar juntos?

RH e Contabilidade: qual a sua relação e quando devem trabalhar juntos?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rh E Contabilidade - HT Contábil Inteligência Digital

Como se sabe, uma empresa é formada por diferentes setores e basicamente cada um deles se caracteriza por um subsistema que gera dados internos. A partir disso, esses dados são compilados para montar um conjunto de informações pertinentes ao desenvolvimento da organização.

Logo, é possível perceber a importância da integração de todos os departamentos, como a do RH e a Contabilidade. Ambos são essenciais para o cumprimento das exigências legais da empresa com o fisco e na gestão do negócio. Para que você compreenda a necessidade do RH e Contabilidade andarem juntos, falaremos das principais vantagens dessa atuação integrada.

Desenvolvimento da cultura organizacional

É comum ouvirmos as pessoas falarem que passam mais tempo dentro das empresas do que na sua própria casa. Por isso, o local de trabalho deve ser agradável, com missões e valores bem definidos. Com esse processo bem alinhado,é possível reter um time de profissionais qualificados e engajados.

Para que isso seja possível, a junção do RH e a Contabilidade é essencial. O primeiro para criar as ações específicas no engajamento e desenvolvimento dos colaboradores e o segundo para mensurar o custo dessas estratégias.

Mensuração dos motivadores dos colaboradores

A política de recompensas para os colaboradores é um dos grandes desafios dentro dos empreendimentos. Muitos gestores desconhecem os reais motivadores de seus funcionários e muitas das estratégias acabam não resultando no esperado.

Como o recursos humanos trabalha diretamente com as pessoas, esse setor sabe identificar as necessidades dos funcionários e como a aplicação de algumas políticas podem influenciar na produtividade operacional.

Para que essas regras sejam aplicadas sem causar um aumento considerável dos custo, é preciso analisar e estudar os benefícios que isso trará para a empresa, em contraponto com os custos reais na política de recompensas.

Captação de novo talentos

Talvez o primeiro pensamento quando se fala em captação de talentos seja: “Mas o que a Contabilidade tem a ver com isso?” Aparentemente nada. Mas, ao analisar as informações demonstradas pelos profissionais contábeis, é possível encontrar os indicadores setoriais.

Isso significa, que é por meio das demonstrações disponibilizadas pelo setor contábil que os gestores identificam como cada área está utilizando seus recursos.

Quando a empresa busca de novos talentos, ela precisa identificar quais as formas que alcançaram os candidatos que ela deseja. É função do RH procurar os principais meio de divulgação dessa vaga, e novamente vem a tona quanto de despesa os setores têm gerado com as suas rotinas.

Ao analisar os indicadores que a Contabilidade dispõe, é possível visualizar quais os custos financeiros que o recursos humanos gasta com a contratação de propaganda de divulgação, aplicação das entrevistas, contratação de terceirizados, entre outros.

Integração RH e Contabilidade

A integração de diferentes setores não é uma tarefa fácil, contudo é perceptível os inúmeros benefícios que isso traz para os empreendimentos. Para que esse vínculo seja cada vez mais constante, é imprescindível deixar claro as metas e objetivos da empresa em geral, e reforçar como o engajamento de ambos os setores são fundamentais para o desenvolvimento em si.

Utilizar da comunicação interna para que os dois departamentos trabalhem juntos é essencial para a visualização do que está ocorrendo dentro do estabelecimento.

Além de todos os fatores que foram mencionados, devemos ressaltar a importância do RH e Contabilidade junto ao fisco, uma vez que a aplicação de novas exigências quanto as obrigações acessórias intensificam a necessidade de ambos apresentarem informações condizentes.

Agora que você sabe a importância do RH e Contabilidade trabalhando juntos, compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude mais pessoas a aprenderem sobre o assunto!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs