31 de julho de 2019 Empreendedorismo 0

Você sabe quais são os principais tipos de empreendedor?

2018 foi um ano positivo para vários tipos de empreendedor e os números não negam isso. De acordo com a pesquisa feita pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), por volta de 52 milhões de brasileiros executaram alguma atividade empreendedora, o que prova como a atividade de empreender será uma tendência para os próximos anos.

Isso nos leva a outra questão sobre essa atividade. Apesar de muitas pessoas terem uma ideia do que um empreendedor faz, algumas não sabem que existem, essencialmente, dois tipos deles. Pensando nisso, neste texto, vamos apresentar quais são. Boa leitura!

Quais são os tipos de empreendedor no Brasil?

De maneira geral, um empreendedor pode abranger diferentes funções, sendo definido como uma pessoa capaz de desenvolver atividades por conta própria, gerando retorno para si. Assim, não é incomum encontrar pessoas com diferentes habilidades que são empreendedoras.

Porém, você sabia que empreender pode ser dividido em duas categorias? A seguir, vamos conhecer com mais detalhes quais são.

Formal

A característica principal do empreendedor formal é justamente que sua atividade é registrada no Governo. Isto é, além de ter que cumprir as normas tanto municipais, estaduais e federais para executar a sua atividade, os órgãos oficiais sabem que ele existe. Além disso, a sua atividade também é de conhecimento das autarquias públicas, como ANVISA, INSS, IPEM, Secretaria do Meio Ambiente, Bombeiros, entre outras.

As vantagens desse tipo de empreendedor é que, por ser formal, é escalável, pode ter acesso a financiamentos com mais facilidade e tem apoio de uma instituição de sua classe, além de ter a permissão de expandir suas vendas para mercados nacionais e internacionais. A desvantagem é toda a burocracia que envolve estar na legalidade, como registro de documentos, local de trabalho e pagamento de tributos específicos.

Informal

Os empreendedores informais são aqueles que não têm nenhum registro em órgãos oficiais. Eles trabalham de forma direta, como lojas de garagem, vendas na rua etc. São pessoas que não contam com um CNPJ, por exemplo, mas que têm como objetivo possuir um negócio próprio.

Dizemos que são indivíduos que trabalham para pagarem suas contas e para conquistar a sua independência financeira. Aliás, segundo pesquisa do IBGE, há muitos profissionais informais no país. Em 2018, havia 37,3 milhões de empreendedores informais. Eles correspondem a 40% da força de trabalho do país.

A vantagem de trabalhar nessa situação é que o profissional não está sujeito à burocracia necessária para obter o seu registro. Já a desvantagem é que ele não pode ter escala, ou seja, não pode fazer parcerias em um canal de distribuição de seus produtos, como grandes varejistas e atacadistas. Ainda, não tem permissão para emitir nota fiscal e deve ficar atento para que seu empreendimento não seja fechado, já que está exercendo uma atividade ilegal.

Ao longo deste texto, pudemos ver como o empreendedorismo está crescendo no Brasil, assim como é uma atividade que pode ser exercida de duas formas: formalmente, com direito a cumprir seu trabalho legalmente, e informalmente, quando o indivíduo trabalha na clandestinidade.

Destacamos como é importante procurar a formalidade para obter melhores condições de trabalho, tendo direito à emissão de notas fiscais, além da possibilidade de fazer parcerias para aumentar o seu alcance.

Esperamos que este texto tenha esclarecido sobre os tipos de empreendedor no Brasil. Continue recebendo conteúdos como este: assine a nossa newsletter!

QUER RECEBER MAIS NOVIDADES ?

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.



Sobre o autor

HT Contábil:


0 Comentários on "Você sabe quais são os principais tipos de empreendedor?"


Você gostaria de compartilhar seus pensamentos?

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp Fale com a HT