Pretende tirar férias? Veja como automatizar seu e-commerce e garantir vendas

Pretende tirar férias? Veja como automatizar seu e-commerce e garantir vendas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Gerenciar um e-commerce não é uma tarefa fácil. Os processos que envolvem a sua operação são inúmeros, como ações de compras e vendas, logística, experiência do usuário etc. Por isso, é sempre bom contar com uma ferramenta que una todos eles e facilite as rotinas de gestão. Ao automatizar a gestão do e-commerce, fica mais fácil reduzir os seus gastos e até mesmo falhas – como vender um produto que não está no estoque – em sua empresa. Mas que tipo de recurso disponível é capaz de automatizar a gestão do e-commerce?

É simples. Atualmente, existem no mercado sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) que automatizam todos estes processos e tornam o seu ponto de e-commerce mais competitivo e inovador. Além disso, estas ferramentas são ótimas para que você evite aquelas erros humanos que podem acabar com a imagem e reputação de sua loja.

Mas atenção: para aproveitar 100%  destes sistemas de ERP em seus negócios, é preciso conhecer todos as suas utilidades e, dessa forma, elaborar suas estratégias. Quer saber quais são elas? Então, confira agora 6 estratégias para automatizar a gestão do e-commerce com estas ferramentas e inovar a sua loja!

1. Facilite os processos de compras

A implantação de um sistema de ERP em seu e-commerce é ótima para facilitar e criar estratégias no processo de compra. Integrado à sua plataforma, este recurso recebe informações sobre a venda de itens e pode realizar as suas compras. Para isso, é essencial um módulo para ordens de compras, tanto nacionais como internacionais caso você importe produtos. Também é importante automatizar a entrada de NF-e de seus fornecedores, pois os XML’s dos fornecedores devem ser mantidos na empresa por uma questão legal. Assim, é possível evitar o problema da falta de produtos e manter seu estoque de acordo com a demanda.

2. Cálculos rápidos de seus recursos tributários

Outra forma de utilizar os sistemas de ERP para criar estratégias inovadoras em seu e-commerce é integrá-lo com os processos de emissão de NF-e, cálulo de impostos e emissão de boletos. Desta forma, você pode ficar despreocupado com as questões relacionadas aos tributos. Com tudo automatizado, montar planilhas se torna mais fácil e até menos necessário. Você saberá a quantia exata de impostos que estão sendo cobrados ou embutidos no valor de cada produto de suas lojas.

3. Controle prático dos seus recursos financeiros

Os sistemas de ERP podem controlar os recebimentos e realizar os pagamentos de sua empresa a partir da centralização dos fluxos de recursos financeiros. Além disso, a ferramenta pode agilizar a comunicação com o cliente e evitar possíveis inadimplências em seus negócios, garantindo dessa forma que você não perca dinheiro e nem se esqueça de pagar os seus fornecedores.

4. Administre melhor os seus estoques

Com os sistemas de ERP, é possível unir o estoque virtual com o estoque físico. Dessa forma, fica bem fácil controlar estes dois espaços de seu e-commerce. Toda vez que um produto é vendido ou comprado, os recursos integrados administram e controlam sua entrada ou saída. Além disso, esta é também uma maneira de manter a dinamicidade de seus estoques e fazer com que nunca tenha ausência ou excesso de algum artigo.

5. Melhore a experiência dos usuários

Uma das maiores vantagens dos sistemas de ERP é acabar com qualquer probabilidade de erros humanos. Da mesma forma que nos processos de back-office de seu e-commerce, isso também inclui as ações de seus clientes. Redundância de informações, erros na digitação de pedidos, captação de dados pessoais, histórico de navegação etc. Tudo isso pode ser melhorado e facilitado para os seus consumidores, tornando a experiência do usuário melhor e mais prazerosa.

6. Analise os dados e os resultados de seus negócios

Além da unificação de todos os processos e a gestão integrada e unificada de todos eles, os sistemas de ERP fornecem ainda ótimas formas de analisar os resultados e os feedbacks de todas as áreas de seu e-commerce, como logística, estoque, vendas e compras. Com estes dados, é possível elaborar planejamentos e realizar as suas tomadas de decisão. Saber, por exemplo, que pontos precisam ser melhorados e aqueles que se configuram como ponto forte de seus negócios.

Utilizar os sistemas de ERP em suas lojas virtuais é uma ótima forma de automatizar a gestão do e-commerce e seus processos, garantindo uma melhor gestão de todos eles. Você consegue deixar o seu e-commerce mais forte, competitivo e inovador. Por isso, não há como evitar a sua implantação em seus negócios e nem ignorar as suas vantagens. Como vimos, diversas estratégias podem ser elaboradas com estes recursos, agregando valor ao seu negócio e possíveis lucros.

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs