Os erros que você não pode cometer com seu e-commerce em 2022

Os erros que você não pode cometer com seu e-commerce em 2022

Facebook
Twitter
LinkedIn

2021 finalmente terminou, mas ficam as lições sobre os erros que cometemos e que não podemos repetir em 2022. Quem administra um negócio digital sabe que a gestão é complexa, e no caso de um e-commerce, a gestão do estoque pode ser um elemento ainda mais problemático. Várias datas comemorativas passaram, e se você não se preparou para elas ou teve resultados medianos, é hora de se preparar para o que está por vir.

Separamos alguns erros que você não deve cometer em 2022 se quiser aproveitar as datas comerciais mais importantes do ano. Por isso, preste bastante atenção e capriche no seu planejamento para este novo ano!

Evite estes erros na gestão do seu e-commerce em 2022

Vamos começar pelo óbvio: o controle de estoque. A gestão do estoque é algo que afeta comércios – físicos e digitais – desde sempre. Hoje essa situação se agrava pelo alcance que as opiniões têm na internet. Portanto, qualquer erro com a gestão do estoque pode acarretar em sérios problemas, especialmente no que tange à imagem da sua empresa.

Falta de foco no estoque

O consumidor está sempre ansioso para receber aquilo que compra pela internet. É muito chato descobrir que sua compra foi uma perda de tempo, pois a loja não possui estoque do produto desejado. Há, ainda, a dor de cabeça do reembolso, que pode acontecer apenas vários dias depois, e no caso de compras feitas com o cartão de crédito, possivelmente apenas no mês seguinte.

Portanto, tenha muito foco no seu controle de estoque. Garanta que os itens parados há muito tempo possam ser vendidos através de uma liquidação ou oferta especial. Gere movimentação no estoque e certifique-se de que tudo está devidamente organizado.

Datas comerciais planejadas em cima da hora

O planejamento de datas comemorativas e comerciais precisa acontecer com muita antecedência. Preparar o estoque para tais momentos é imprescindível, e você só pode fazer isso com bastante tempo e a mente livre. Portanto, pegue o que você aprendeu nos anos anteriores, cruze as informações e entenda como é a demanda nessas datas. Se desejar criar uma promoção com anúncios para potencializar seu e-commerce, será necessário investir um pouco mais, tanto em estoque quanto em publicidade. Mas, o resultado pode valer muito a pena.

Pouco ou nenhum suporte ao cliente

Quem pensa que o trabalho do e-commerce acaba quando a venda é realizada está redondamente enganado. O problema é que ainda existem lojas virtuais com essa mentalidade, oferecendo pouco ou nenhum suporte no pós-venda. Portanto, se você cometeu algum erro nesse sentido em 2021, é o momento de contornar essa situação em 2022 e criar um relacionamento muito mais estreito e sólido com os clientes que você já tem e aqueles que estão por vir.

Publicidade equivocada ou fraca

Não dá para trabalhar com um e-commerce sem publicidade, certo? É preciso criar anúncios nas redes sociais e no Google, além de páginas de conversão voltadas a produtos específicos, datas comerciais, entre outras possibilidades. Se você quiser ter sucesso em 2022, precisa rever a forma de fazer publicidade e investir na medida certa. Afinal, não adianta injetar dinheiro em ações que não trazem retorno e deixar apenas uma “merreca” destinada a campanhas mais promissoras.

Aprenda a analisar os dados das suas campanhas ou, se preferir, contrate alguém ou alguma agência que possa fazer isso por você. Será mais fácil administrar o e-commerce e reduzir erros quanto ao marketing e à publicidade.

Aproveite e conheça as tendências para o e-commerce em 2022

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs