O que são as Normas Brasileiras de Contabilidade?

O que são as Normas Brasileiras de Contabilidade?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Xvavsddd 1024x490 - HT Contábil

As Normas Brasileiras de Contabilidade, ou NBCs, foram criadas para padronizar todos os procedimentos contábeis. Por meio delas, os contadores do país inteiro podem se basear em regras e conceitos que são regulamentadas e classificadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, o CFC.

Parece um assunto bem complexo, mas nesse artigo você irá entender tudo sobre essas normas, a sua importância, por que é necessário um conhecimento sobre ela, e quais são as mais aplicadas nas empresas, para que você fique em dia com a legislação.

Classificação das Normas

As NBCs estão baseadas na Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1.328/11, que de acordo com o artigo 2º podem classificar as Normas em dois grupos:

Normas profissionais

Onde todas as regras e procedimentos são estabelecidos, para que os profissionais da área contábil sigam e analisem, quando estão treinando suas funções. Essas normas se classificam em:

  • NBC (PG Geral): Aplicáveis aos profissionais de contabilidade de forma indistinta a partir dela há mais normas vinculadas;
  • NBC (PA Auditor Independente): Estas são as normas destinadas aos profissionais de auditoria independente. Dentro dela, estão vinculados assuntos como independência do trabalho, revisão externa de qualidade, qualificação técnica, qualidade etc;
  • NBC (PP Perito Contábil): São as normas aplicadas aos contadores que trabalham no ramo de perícia contábil, e interligada a ela há mais duas normas como a função do perito, e do exame que qualifica a técnica.

Normas Técnicas

As Normas Técnicas, diferentemente das Normas Profissionais que trabalham com partes mais formais, tratam de partes mais específicas e técnicas durante o processo de trabalho do profissional.

Elas determinam metodologias, os princípios e definições que devem ser observados e seguidos para a execução do trabalho contábil. Nas chamadas Normas Técnicas também estão inclusas:

  • Normas Completas: Normas que abordam questões estruturais de relatórios, contratos, distribuições lucrativas, dentre outras;
  • Normas simplificadas para pequenas e médias empresas: Onde estão incluídas regras focadas de contabilidade;
  • Normas específicas: Inclui doze normas que tratam-se de assuntos relacionados a cooperativas, entidades desportivas etc;
  • NBC TSP: Inclui todas as normas contábeis vinculadas com o setor público;
  • NBC TA: Inclui todas as normas contábeis de auditoria independente de informação contábil histórica;
  • NBC TR: Trata assuntos relacionados à fiscalização de informações;
  • NBC TO: Diz respeito à asseguração de informações contábeis não históricas;
  • NBC TSC: São três normas vinculadas, que dizem respeito aos assuntos contábeis que se relacionam com serviços correlatos;
  • NBC TI: Diz respeito ao trabalho interno de auditoria;
  • NBC TP: Diz respeito ao trabalho de perícia no contexto contábil.

A importância das Normas da Contabilidade

As Normas Brasileiras de Contabilidade podem garantir mais transparência nas atividades contábeis, além de se alinharem às normas internacionais, tornam os processos operacionais mais eficientes – já que impactam no modo como as atividades são executadas.

É importante que as normas técnicas se alinhem com as do exterior, especialmente, para empresas que desejam fazer, ou já fazem, negócios fora do país.

Com elas, o profissional contábil pode administrar a sua gestão de tempo e conforme as orientações são seguidas de acordo com a legislação, gerar confiança e segurança tanto para o especialista quanto para as empresas que atendem.

Outra importância das normas de contabilidade é simplificar o entendimento das leis, como por exemplo, o contratante do serviço contábil. A falta de conhecimento pode gerar punições ao contador.

Como as Normas Brasileiras de Contabilidade contribuem para o crescimento da empresa

Com as utilizações NBCs, as empresas podem ter acerto e transparência em seus documentos e relatórios contábeis. Se tratando de governança corporativa, essa ação pode atrair novos investidores, além de gerar uma imagem positiva do seu negócio.

Por fim…

Você já conhecia as Normas Brasileiras de Contabilidade? Se não, no nosso artigo tem tudo o que você precisa saber para manter o seu negócio bem com a legislação!

Se você ficou com alguma dúvida, chame um dos consultores da HT Contábil!

Conosco você pode garantir um serviço completo e os seus honorários só serão cobrados 30 dias após a mudança de contabilidade!

NOSSO INSTAGRAM: @HTCONTABIL

NOSSO LINKEDIN: Ht Contábil

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs