o-que-e-fluxo-de-caixa

Não entender como funcionam as finanças do empreendimento é um dos motivos, se não o principal, para que o negócio vá por água abaixo. É claro que para muitos pequenos empresários, fazer um controle financeiro das entradas e saídas não é uma tarefa fácil. Porém, existem ferramentas que ajudam nesse processo, como o fluxo de caixa.

Caso você não saiba o que é fluxo de caixa, fique tranquilo. Neste texto, nós vamos apresentar para você como ele funciona e quais são as vantagens para o seu negócio. Confira!

O que é fluxo de caixa?

Como forma de auxiliar no controle financeiro da empresa, o fluxo de caixa é um mecanismo de acompanhamento das entradas e saídas de rendimentos do negócio. Dessa forma, a gestão de uma clínica, por exemplo, tem um panorama de quanto se está gastando e quanto há para investir. Além disso, o fluxo de caixa proporciona uma boa visão do faturamento, oferecendo maior entendimento das rotinas financeiras.

Quais são os benefícios?

A organização sempre é bem-vinda em qualquer lugar. Quando se trata de finança empresarial, o planejamento adequado de um fluxo de caixa é mais do que necessário. O motivo você descobre a seguir, com as vantagens que selecionamos abaixo!

Oferece mais segurança para o negócio

De fato, conhecer como funciona as entradas e saídas da empresa traz mais segurança para tomar decisões. Afinal, a administração do negócio consegue ter a certeza de quanto o empreendimento realmente arrecadou no mês. Sem haver prejuízos, ainda é possível separar adequadamente o que será utilizado para arcar com os custos e o que será usado para investir na melhoria do maquinário ou no aperfeiçoamento da mão de obra.

Permite atingir as metas de maneira mais eficiente

Graças ao fluxo de caixa é possível saber exatamente o quanto de rendimentos a empresa está arrecadando. Com esses dados, ações como realizar projeções para os meses seguintes são beneficiadas. Além disso, essas mesmas informações podem ser comparadas com meses anteriores a fim de determinar um padrão de comportamento financeiro. Dessa maneira, é possível chegar a uma conclusão do que está impedindo o seu negócio de crescer e o que pode ser feito para melhorar a situação.

Controla o dinheiro de maneira mais efetiva

Quando estamos constantemente avaliando todos os rendimentos, custos e despesas da empresa, surge a oportunidade de obter mais controle da entrada e saída do dinheiro. Logo, a gestão poderá capturar dados periódicos sobre o comportamento financeiro e conseguir ter mais controle dos custos, além de diminuir os gastos desnecessários e investir esses recursos em áreas que realmente importam.

Cria mais chances de aumentar a rentabilidade

Uma das consequências do uso constante desse tipo de ferramenta é que, com maior controle que o fluxo de caixa proporciona, mais os recursos gerados pela empresa poderão ser direcionados de maneira correta. Consequentemente, isso trará um atendimento melhor e qualidade nos produtos ou serviços gerados, trazendo mais lucro para o negócio de forma efetiva.

Ajuda a tomar decisões

Ao conhecer todos os parâmetros da empresa pelo fluxo de caixa, principalmente os hábitos financeiros, a gestão de uma clínica terá o poder para tomar decisões mais assertivas e que estejam alinhadas com as reais possibilidades de crescimento do empreendimento. Haverá mais chance de organização e clareza na hora de determinar os próximos passos.

As informações desse post foram bem úteis para entender o que é fluxo de caixa e como ele é importante para melhorar o desempenho do seu negócio. Destacamos que é essencial sempre ter controle e constância no uso dessa ferramenta: considere utilizá-la em seu empreendimento e, se possível conte com apoio profissional para a tarefa, como contratar uma contabilidade online.

Gostou do nosso texto sobre o que é fluxo de caixa? Que tal curtir a nossa página no Facebook e não perder mais nenhuma das nossas novidades?