O que é BPO financeiro? Serve para o meu e-commerce?

O que é BPO financeiro? Serve para o meu e-commerce?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Bpo Finan - HT Contábil

Ao empreender é comum que ocorra a dificuldade relacionada a “dar conta de tudo”, como as finanças por exemplo. Afinal a rotina de uma empresa que está começando, é tomar para si múltiplas tarefas. 

Na atualidade um dos assuntos mais comentados no mundo corporativo é a terceirização desses serviços, mas a pergunta que fica é: o que é BPO financeiro? Serve para o meu e-commerce? 

O mercado

Você provavelmente deve ter ouvido falar sobre BPO financeiro. Uma técnica criada em 1990, que tinha o intuito de terceirizar e otimizar processos das empresas. Esses processos poderiam variar, mas em geral eram mais comuns os financeiros.

No dias atuais, muitas empresas têm adotado essa técnica com a finalidade de ter praticidade no setor financeiro interno, visto que tem sido apresentado muitos problemas de gestão, que acabam levando a falência desses negócios. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, cerca de 60% das empresas acabam encerrando as suas atividades, decorrente da má gestão financeira. 

E é aí que entra o BPO financeiro.

O que é o BPO financeiro? 

O BPO ou Business Process Outsourcing é a terceirização de serviços para as empresas, no caso da gestão financeira dessas instituições. 

Na prática o BPO auxilia na administração, pagamentos, contas bancárias, caixa, relatórios financeiros, sempre alinhado com a contabilidade da empresa.

No Brasil, a prática está cada vez mais sendo acolhida por empresas de micro e pequeno porte. 

E o intuito é trazer otimização na rotina dessas instituições.

Ainda segundo o SEBRAE, cerca de 30% dos microempreendedores individuais (MEI) sequer possuem conta bancária para a empresa. 

Esses dados são preocupantes, uma vez que com a falta de regularidade das contas bancárias, acaba acarretando diversos problemas ligados aos impostos, malha fina e etc.

Exemplo

Você acabou de abrir seu negócio, e é quem cuida da identidade da marca, estoque, criação dos produtos, vendas, envio, pós venda. Qual tempo te resta para cuidar da saúde financeira da sua empresa? Ou o fluxo de caixa? Efetuando todas as tarefas com a atenção necessária? 

Como são muitos detalhes, acaba sendo inviável efetuar esses serviços por conta própria, com a devida atenção e cuidados necessários. 
Com o BPO financeiro ele consegue ter o controle dessas rotinas empresariais.

As atividades do BPO

A terceirização de algumas tarefas ocorrem em:

Gestão do fluxo de caixa

O BPO irá atuar na sua empresa fazendo o acompanhamento detalhado das entradas e saídas do caixa, focando no resumo diário e mensal. Assim é possível ter uma relação dos valores, o que sai e o que entra. 

A empresa está tendo mais lucro ou prejuízo? E quais são as ações necessárias para solucionar problemas ligados ao prejuízo, riscos de crédito?

Gestão de contas a pagar

Essa também é uma tarefa do BPO, a programação das contas a serem pagas e recebidas, é um controle que esse serviço faz, mediante a sua autorização, para a efetivação autónoma dos pagamentos por meio do internet banking, ou envio dessas cobranças para serem finalizadas por você mesmo. 

Nessa parte também entra a emissão de boletos e notas fiscais se necessário.

Geração de relatórios

Com a administração das atividades acima, os relatórios fazem parte do controle. O intuito é obter a relação dessas transações em conciliação com o fluxo de caixa, para averiguar se estão funcionando corretamente.

Assim é possível ter segurança sob os dados e a situação do seu e-commerce.

Gestão de documentos

Assim como os relatórios, é necessário a auditoria e arquivamento desses documentos financeiros, o BPO cuida dessa questão também, utilizando todos os cuidados necessários, como o uso da LGPD ou Lei Geral da Proteção de Dados.

A análise de crédito

Por fim, na análise de crédito, o BPO cuida da capacidade de pagamento de acordo com a necessidade de capital de giro, auxiliando na reputação e transações financeiras do seu e-commerce.

Quais são os benefícios de ter o serviço de BPO financeiro? 

Os benefícios são: 

  • Segurança do setor financeiro da sua empresa;
  • Análise do desempenho da e-commerce;
  • Foco na produção e as demais atividades da empresa;
  • Clareza nos documentos financeiros;
  • Ter especialistas a disposição;
  • Regularidade de documentos, contas da empresa;

Quais são os valores para a adesão desse serviço? 

Os valores podem variar de acordo com o tamanho da empresa, sendo apresentados alguns planos conforme a capacidade das empresas, número de funcionários e etc.

Qual a diferença entre a consultoria, assessoria e BPO financeiro? 

É comum ocorrer uma confusão em relação às funções dessas três opções encontradas no mercado, mas existem algumas diferenças. São elas: 

O consultor 

O consultor cuida do aconselhamento relacionados às ações que o seu e-commerce pode tomar, mas na prática ele não efetua esses serviços.

O assessor

O assessor auxilia em algumas funções técnicas realizadas na sua empresa, mas serve como uma ponte para a finalização dessas tarefas, que ficam a cargo da empresa efetuar. 

O BPO

O BPO de fato efetua esses serviços na prática, de acordo com as necessidades da sua empresa. Ele faz as funções, e apresenta relações parecidas com a assessoria. 

Para o meu e-commerce é viável? 

Seu negócio está começando e de fato o BPO é uma alternativa vantajosa para a sua empresa. 

Empresas que estão nos seus primeiros passos, acabam possuindo menor quadro de funcionários, e as funções no geral ficam delegadas ao próprio empreendedor. 

Por isso acaba acontecendo a bagunça relacionada à parte financeira da sua empresa, e o BPO soluciona organizando e arrumando tempo para focar na identidade da marca, vendas, ou a prestação de serviços.

Então SIM é uma boa opção a ser adotada, e te ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Com a HT Contábil 

Mas e você? Sabia do BPO? 

A tendência é que nos próximos anos muitas empresas, até de porte maior, adotem esses serviços que estão revolucionando o mercado!

E o seu e-commerce não pode ficar de fora!

Fale com um dos nossos consultores, e garanta o serviço terceirizado para a sua empresa também!

NOSSO INSTAGRAM: @HTCONTABIL     

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!