O que acontece se não declarar o Imposto de Renda no prazo?

Se você tem o hábito de deixar tudo para a última hora, já deve ter se perguntado sobre o que acontece se não declarar o Imposto de Renda no prazo, certo?

Bem, há consequências para quem não declara o IRPF dentro do prazo determinado pela Receita Federal. E, acredite: não há como escapar dessa obrigação. Se você é um dos contribuintes que deve enviar a declaração do IRPF 2022, deve fazê-la o quanto antes com o apoio de uma contabilidade da sua confiança.

Mas, digamos que você teve uma série de contratempos e acabou se esquecendo de fazer sua declaração do IRPF, não buscou o apoio de uma contabilidade e agora perdeu o prazo. Que situação, hein?

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda?

Depende. O contribuinte que não declara o IRPF dentro do prazo, mas não possui impostos a pagar, está sujeito a uma multa de pelo menos R$165,74. Agora, quando existe algum imposto a ser pago ao Fisco, o valor da multa é diferente: começa em 1% ao mês devido, podendo chegar a até 20% do valor do imposto!

E isso não é tudo. A multa pode ser pesada, e geralmente é a maior preocupação do contribuinte. Contudo, o CPF do contribuinte que não declara o IRPF no prazo fica suspenso. Isso significa que, como cidadão, você não terá acesso a uma série de serviços importantes, tais como:

• Realizar financiamentos;
  • Ter cartões de crédito;
  • Tirar seu passaporte;
  • Viajar para outro país;
  • Se matricular em uma instituição de ensino;
  • Tirar a CTPS (carteira de trabalho);
  • Entre outros serviços indispensáveis.

Quando você deixa declarar o IRPF, fica com várias restrições em seu nome. Toda vez que uma empresa, seja ela um banco ou não, consultar seu CPF, verá que está pendente de regularização. Inclusive, se você conferir seu cadastro no Serasa agora mesmo, poderá entender a situação do seu CPF.

Se tudo estiver bem, lá no final da página, aparecerá a informação “regular”. Caso você tenha pendências com a Receita Federal, a situação estará irregular.

Pensou que essa fosse a parte mais complicada na vida de quem acaba por não declarar o Imposto de Renda no prazo? Tem mais!

O contribuinte que não declarar o IRPF no prazo irá cair na malha fina. A Receita Federal irá investigar, de forma minuciosa, as movimentações financeiras nas suas contas. A consequência derradeira de tudo isso é a acusação de crime de sonegação fiscal e cumprimento da pena prevista em lei, de até 5 anos de prisão.

Perdi o prazo do Imposto de Renda: o que fazer?

Perdeu o prazo? Não se desespere. Comece acessando o programa da Receita Federal e preencha as informações para entregar a declaração, mesmo que atrasada. Quando você terminar e enviar a declaração, o sistema irá gerar um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Essa é a multa que você deverá pagar em até 30 dias após a emissão.

Tem alguma dúvida? Entre em contato com o HT Contábil e tire suas dúvidas. Estamos a postos para ajudar você a declarar seu IRPF. Lembre-se que o prazo foi prorrogado, e portanto, se você está lendo isso antes do dia 31 de maio, está no prazo!

Fale conosco e declare seu IRPF 2022 o quanto antes.

Quero declarar meu IRPF