NFT no e-commerce: O que é? Vale a pena adotar?

NFT no e-commerce: O que é? Vale a pena adotar?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Os NFTs chegaram com tudo e já estão chamando atenção de muitas pessoas ao redor do mundo. Artistas, empresas, gamers, desenvolvedores e até times de basquete e e-commerce estão aproveitando essa nova tendência, que chegou para ficar. Mas, o que isso significa? Vale a pena ter NFT no e-commerce?

Os NFTs chamaram a atenção de uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo: o Shopify. A empresa, em breve, vai permitir que os usuários façam a venda de tokens não fungíveis pelo site de sua companhia. O anúncio foi feito por Harley Finkelstein, presidente da Shopify, na rede social Twitter.

“Se você passou 1 minuto na internet este ano, viu muito sobre NFTs. A Shopify vai facilitar aos comerciantes a venda deles diretamente por meio de suas lojas”, disse o executivo. O time de basquete Chicago Bulls será um dos primeiros a testar a nova ferramenta com os NFTs lançados recentemente.

Leia também: As oportunidades do Metaverso para o e-commerce

O que é NFT?

Em linhas gerais, um token não fungível (NFT) é uma espécie de certificado de autenticidade digital que não pode ser replicado. Quando você compra um NFT, está adquirindo uma “cópia única” de uma obra, por mais estranho que isso possa parecer.

O exemplo mais fácil para ilustrar isso é pensar nas cópias de uma obra de arte. Uma cópia do quadro da Mona Lisa, por exemplo, pode ser comprada em qualquer lugar, mas só existe um quadro original, cuja posse é do Museu do Louvre, em Paris. A lógica do NFT é mais ou menos essa: ao adquiri-lo, o comprador passa a ser o “dono” daquele arquivo.

A ideia do “não fungível” é importante para entender por que os NFTs podem custar muito dinheiro. Basicamente, não fungível quer dizer que ele não pode ser trocado por outra coisa. Pense, por exemplo, em uma moeda de um real: ela pode ser trocada por outra moeda e terá exatamente o mesmo valor. A moeda, nesse caso, é “fungível”, o que não acontece com um NFT: cada cópia é única.

Fonte: MegaCurioso

E agora, o que muda para o Shopify?

“Antes que o Shopify oferecesse esse recurso, os comerciantes teriam que vender por meio de um marketplace. Agora, estamos colocando o poder de volta nas mãos dos vendedores para que eles encontrem os clientes como e onde eles desejam comprar”, diz Finkelstein. Por enquanto, o novo recurso ainda não será liberado para todos os lojistas. Mas o executivo aconselha: “fiquem de olho.”

O anúncio surge em meio ao crescimento dos marketplaces de NFT, que funciona assim: a cada obra vendida, a companhia recebe um percentual de comissão. Entre os que já ingressaram no mercado estão eBay, BakerySwap, OpenSea, Rarible e SuperRare. 

E diferente dos e-commerces online que vendem produtos físicos — que, em média, são até 21% mais baratos do que em lojas físicas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site de comparação de preços JáCotei — os tokens não fungíveiscustam caro. Veja bem: recentemente, o meme da menina posando em frente a casa em chamas foi vendido por US$ 480 mil (cerca de R$ 2,5 milhões). Dá-lhe uma boa comissão, não?

Vale a pena investir em NFT no e-commerce?

Depende. O Shopify é uma das maiores e mais populares plataformas de vendas na internet. Basicamente, eles possuem a reputação e o público necessários para investir nessa novidade. Não basta, por exemplo, uma loja que vende roupas, começar a oferecer NFTs aos seus clientes. É preciso ter certeza de que isso vai de encontro com os interesses do público consumidor e visitante do e-commerce.

Conheça os erros que você não pode cometer no e-commerce em 2022

Para quem já tem um e-commerce que não combina muito bem com NFTs, pode ser uma boa ideia criar uma nova loja focada nisso. Vale a pena investir nos NFTs se o lojista conhecer produtores de NFTs que desejam ter um lugar confiável para anunciar seus produtos.

E você? O que acha dos NFTs?

Já preparou seu e-commerce para o carnaval?

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs