Quero migrar meu negócio para o digital. O que faço?

Quero migrar meu negócio para o digital. O que faço?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Durante a pandemia, por razões de segurança e também para manter o negócio funcionando, reduzindo os prejuízos, muitas empresas migraram para a internet. E isso não é uma coisa passageira. Essa crise sanitária simplesmente acelerou o que já vinha sendo tendência: cada vez mais marcas apostando em negócio digital.

E se você ainda não tem seu negócio online, já passou da hora de pensar sobre o assunto!

Mas calma. Não é preciso, necessariamente, jogar o seu negócio presencial para o alto e focar apenas no digital. Você pode sim, fazer isso ou apenas complementar o trabalho físico com o on-line para que sua marca possa alcançar mais pessoas, de forma escalonada!

Quer aprender como fazer essa transição de forma simples? Confira abaixo!

Motivos para você apostar no negócio digital

A internet é um ambiente bastante receptivo para quem quer empreender e é uma migração (ou complemento) que vale a pena, principalmente por estas vantagens:

  • Economia de custos (já que não depende de locação física);
  • Gestão mais ágil e fácil;
  • Oportunidade de maior crescimento;
  • Ajuda na construção da sua imagem como especialista;
  • Aumento da sua base de clientes;
  • Vendas a qualquer hora;
  • Redes sociais ao seu favor.

Do offline para o online: passo a passo

Qualquer negócio online deve focar em qualidade, tanto das imagens quanto das descrições dos produtos e dos textos de publicidade ou mesmo de informações pertinentes ao público alvo.

Nesse processo, três pilares são muito importantes:

  • Planejamento: a venda on-line é um pouco diferente da venda física. E a internet tem uma infinita possibilidade de recursos para serem explorados. O ideal é segmentar bem o seu público, definir a sua persona e trabalhar suas estratégias para dialogar com ela.
  • Estrutura: para ter um e-commerce é necessário investir em um domínio (endereço na internet) e em um registro de marca. Outra atenção importante deve ser para a estrutura e organização do site, que deve ser agradável de navegar e otimizado para dispositivos mobile.
  • Comunicação para a sua marca: para fazer seu negócio ter visibilidade é preciso se comunicar com as pessoas. A estratégia de marketing digital é uma boa dica para construir uma forte presença na internet.

Com isso em mente, veja nossas dicas para conseguir fazer uma transição tranquila e ter sucesso como empreendedor digital.

Escolha o modelo de negócio

  • E-commerce: para criar uma vitrine virtual na qual você vai expor e vender os produtos;
  • Marketplace: a venda pela internet ocorre por meio da plataformas de terceiros;
  • Prestação de serviços online: atendimento aos clientes por chat, e-mail ou videoconferências;
  • Cursos online em diferentes formatos.

Faça uma análise de seu negócio e estude a audiência e concorrência

Estabeleça metas claras e específicas, sejam elas de vendas, fortalecimento da marca, ganhar presença na internet, etc..

Mesmo que sua base de clientes físicos migre junto, o digital vai permitir alcançar muito mais pessoas. Por isso é fundamental estudar os futuros potenciais clientes e entender o interesse e os problemas que eles possam ter.

Olhar com atenção para a concorrência também é uma boa dica para ajudar a definir suas estratégias.

Crie um site responsivo

Se seu negócio ainda não tem um site, agora é a hora perfeita para criar um. Escolha um layout simples, atrativo, de fácil navegação e que seja responsivo, ou seja, compatível com dispositivos móveis. Não se esqueça de inserir formulários de conversão.

Marque presença nas redes sociais

Não é preciso ter um perfil em cada rede social. Verifique qual é a mais usada pelos seus clientes e a mais adequada para suas estratégias e marque presença. Crie conteúdos para demonstrar autoridade no assunto e compartilhe com o público que possa ter interesse em seus produtos ou serviços. Crie engajamento com seu público!

Faça seu negócio chegar às pessoas certas

Mesmo com um trabalho bem feito nas redes sociais e site, a exposição orgânica está perdendo força. Por isso, sempre que possível, trabalhe campanhas de impulsionamento para alcançar resultados mais rápidos, seja nas redes sociais ou mecanismos de pesquisas na internet. Faça uma ação segmentada para alcançar pessoas realmente interessadas nos seus produtos ou serviços.

Por último, uma dica muito importante. Tanto no seu site quanto nas redes sociais, use fotos de boa qualidade e atrativas, para despertar o interesse de quem está vendo. É fundamental mostrar o que está sendo vendido da melhor maneira possível!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs