O que é o metaverso e como ele irá impactar sua loja virtual?

O que é o metaverso e como ele irá impactar sua loja virtual?

Facebook
Twitter
LinkedIn

O Metaverso é uma das pautas que mais estão em evidência atualmente. Com a iminência da chegada do Metaverso, você precisa entender o que ele significa e como isso vai impactar sua loja virtual!

 O Metaverso é um conceito menos complexo do que parece. Trata-se de um ambiente virtual, onde o usuário poderá interagir como se estivesse presente dentro daquele ambiente, fisicamente. Tudo isso acontece através da criação de ambientes 3D e avatares (que em um futuro próximo poderão até promover sensações táteis). 

Com isso, será possível criar:

  • Ambientes digitais para quem faz home office, com um espaço para encontro de funcionários, reuniões, clientes etc;
  • Espaços digitais com opções de entretenimento para amigos, casais, famílias;
  • Lojas virtuais com ambientes interativos que simulam lojas físicas;
  • E muito mais.

Segundo Matthew Ball, sócio-gerente da empresa de capital de risco Epyllion Industries, nós estamos “à beira da próxima internet”.

Em outras palavras, logo teremos uma nova concepção do que é a interent, sendo que, de acordo com Mark Zuckerberg, CEO do Meta (antigo Facebook Group), entre 5 a 10 anos, os recursos do Metaverso deverão se tornar populares e usados pela grande massa. 

Como o Metaverso impactará o e-commerce?

Além de entender o que é o Metaverso, é preciso compreender como isso irá impactar o e-commerce, e se você tem visão de negócios e está de olho nas tendências, tudo que falamos acima já deve te dar alguma ideia a respeito disso…

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Quem compra uma roupa pela internet não tem como saber como esses itens ficarão em seu corpo, até que os produtos cheguem em sua casa. Mas, com o Metaverso, isso poderá acabar. Será possível vestir uma versão digital das roupas em seu avatar, experimentá-las dentro de um vestiário e visitar uma loja “física” dentro do ambiente virtual.

Isso é apenas uma pequena prévia do que será possível. Diversas empresas poderão aproveitar o Metaverso de diferentes maneiras.

NFTs

Baseados totalmente em blockchain, os NFTs são ativos que servem como uma espécie de método para autenticar e estabelecer valor para propriedades digitais. Trata-se de um conceito que, definitivamente, estará associado ao metaverso.

Por meio dessa concepção, e-commerces poderão vender versões virtuais dos seus produtos, sejam eles relacionados a moda, brinquedos, carros, imóveis, obras de arte… Sim, as possibilidades são infinitas.

Para se ter uma ideia, os cofundadores da OpenSea, uma das principais referências do segmento, acabaram de entrar para o clube dos bilionários. Isso aconteceu após uma nova rodada de investimentos, que elevou o valor da organização para US $13,3 bilhões.

Melhorias para suas estratégias de multicanal

As estratégias multicanal fazem parte de muitos e-commerces no Brasil e no mundo. Esse esforço aprimora a comunicação com os clientes, estreita relacionamentos e oferece diversas oportunidades para todas as partes envolvidas. Com a chegada do Metaverso, será possível alcançar um novo nível de integração e relacionamento entre usuário e empresa, já que o e-commerce terá um novo canal para receber seus clientes, como se fosse um espaço físico. Isso traz muitas possibilidades interessantes à mesa. 

Portanto, mesmo que o Metaverso não faça parte do seu e-commerce hoje, é importante manter essas informações no radar e se preparar para sua chegada. Como? Garantindo que todas suas ações atuais estejam de acordo com o esperado, tanto no operacional, quanto no financeiro, quanto no contábil.

Aproveite para ler: os erros que você não pode cometer no e-commerce em 2022

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs