Aprenda como manter a saúde financeira da sua empresa

Aprenda como manter a saúde financeira da sua empresa

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Saude Financeira - HT Contábil Inteligência Digital

De uma forma bem resumida, podemos dizer que uma empresa é um conjunto de pessoas e processos que estão unidos por determinado objetivo. Por isso, é essencial que as estruturas de qualquer organização sejam estáveis para que a empresa exerça suas funções plenamente. Concorda?

Nesse cenário está a saúde financeira, um dos principais pilares de qualquer instituição.

Mas como você sabe, existem diversos fatores que influenciam nessa questão, que demandam planejamento e conhecimento técnico por parte dos gestores e colaboradores. O tema é muito interessante e merece atenção por parte de quem se dedica à área. Confira!

Por que a saúde financeira de empresa é fundamental?

Imagine uma companhia que não consegue captar os recursos suficientes e que não sabe controlar seus gastos. Consequentemente, ela não poderá se manter funcionando por muito tempo…

Sem renda, não há como pagar os seus colaboradores, fazer manutenção de suas máquinas, comprar insumos, etc. Além disso, mesmo que a companhia tenha o suficiente para continuar operando, ela ainda precisa garantir uma quantia considerável para realizar investimentos. Afinal, é dessa maneira que ela consegue crescer.

Quando tratamos da importância da saúde financeira, estamos falando de uma empresa bem sucedida, com finanças em dia, mais segurança para fazer novos investimentos e boa liquidez. Portanto, a gestão financeira está diretamente relacionada ao conceito de controle (é necessário, por exemplo, disponibilizar recursos e lidar com as dívidas, se elas existirem, de forma efetiva).

O que fazer para manter a saúde financeira?

O conhecimento será sempre um aliado para lidar com as questões da gestão financeira. Por isso, separamos algumas dicas do que fazer para manter a saúde da sua empresa. Confira!

Faça a contabilização dos gastos

Se você ainda não sabe para onde o dinheiro da empresa vai, então há grandes chances de ter problemas para alocar os recursos. Conhecer as suas contas e como os rendimentos são distribuídos é uma das estratégias fundamentais para começar a ter um controle financeiro.

Sendo assim, o primeiro passo é anotar tudo o que está saindo do seu negócio. 

Para facilitar, procure utilizar alguma categorização, como por tipo de gasto (fixo e variável). A partir do momento em que a sua empresa tiver esses dados, a gestão terá uma perspectiva mais certa do que está sendo desperdiçado, do que precisa de investimentos, etc.

Defina metas

As metas não são só uma maneira de definir objetivos, elas também são responsáveis por estimular a empresa a melhorar. Elas ajudam a companhia a ter uma bússola para as suas ações. Logo, são fundamentais para qualquer negócio que queira crescer e se tornar relevante no mercado.

Portanto, para ajudar a defini-las, o ideal é desenvolver um planejamento estratégico. 

Procure responder algumas perguntas chaves, como: qual é o estado atual do negócio, quais são as metas daqui para a frente, quais os passos para alcançar os objetivos, etc. Saiba que a empresa pode efetuá-lo no começo do ano, mas para já estar preparado para os inícios das atividades, é melhor começar a determiná-lo no último trimestre.

Faça o capital de giro

Basicamente, o capital de giro é uma quantia guardada para atender as necessidades financeiras básicas para que a empresa funcione. Portanto, é uma iniciativa bastante responsável para lidar com os contratempos que podem aparecer ao longo da trajetória do negócio.

O ideal é que a gestão já tenha contabilizado os seus gastos (como aconselhamos no início desse tópico), pois aí terá uma ideia de quanto de rendimento é necessário guardar para manter a companhia. O capital pode ser bastante útil para a empresa se sustentar em situações de inadimplência de clientes, por exemplo.

Fique atento ao estoque

O estoque não é só necessário para armazenar aquilo que é produzido pelo seu negócio. Ele representa um grande termômetro sobre como andam as vendas. Afinal, se há muitos produtos parados, significa que você não está lucrando.

A empresa precisa ficar atenta, pois também há a possibilidade de que seus materiais vençam ou fiquem ultrapassados, além disso, existem custos para a armazenagem. Tudo pode gerar um prejuízo irreversível. A dica aqui é ter um sistema de gerenciamento das entradas e saídas da mercadoria. Além de estipular quais são as quantidades mínimas e máximas de produtos armazenados.

Estabeleça cenários futuros

Fazer previsões sobre a trajetória do negócio pode ser muito útil na hora de estabelecer as metas. Além disso, é uma ótima forma de tomar as medidas necessárias para as possíveis crises.

Sendo assim, a administração precisa se atualizar sobre o que está acontecendo não só no setor, mas também no mercado e política em geral. O ideal é acompanhar as tendências econômicas por meio das notícias, utilizando essas informações como base para fazer suas projeções futuras.

Como a contabilidade pode ajudar na saúde financeira do negócio?

Muitos podem achar que a contabilidade está vinculada a cuidar apenas dos impostos do negócio. Apesar de ser um setor fundamental para que a empresa esteja de acordo com os tributos, sua área de atuação é mais ampla.

A contabilidade pode ser uma grande aliada na hora de fornecer informações sobre as questões financeiras do negócio, como os demonstrativos contábeis, registros e geração de notas fiscais, pagamentos, relatórios, etc. Ajudando até para que a empresa esteja com os seus documentos de abertura em dia.

Logo, é muito importante para uma companhia investir no auxílio de um contador para lidar com as suas finanças e tributos. Com ela, a gestão tem as informações necessárias para tomar as melhores decisões. 

Bom, ao longo deste text, vimos algumas das principais dicas para manter a saúde do seu negócio. Entre as dicas, destacamos como é interessante manter um registro dos gastos, assim como é importante contratar um serviço de contabilidade para estar de acordo com os requisitos tributários e ter um auxílio na hora de lidar com a administração das finanças. 

Caso precise contratar uma empresa de contabilidade para o seu negócio, entre em contato com a HT Contábil. Temos profissionais experientes que poderão auxiliar a sua companhia a administrar suas questões contábeis.

Outros artigos que podem te interessar

como-fazer-pesquisa-de-mercado

Como fazer pesquisa de mercado? 4 passos para realizar em seu negócio

O sucesso de um estabelecimento não se baseia estritamente nos recursos financeiros. Há diversas informações que precisam ser analisadas para garantir resultados positivos para o empreendimento e uma delas é conhecer o seu público. Nesse sentido, é imprescindível saber como fazer pesquisa de mercado. Esse estudo serve para embasar as decisões dos gestores. Conhecer as

19 10 - HT Contábil Inteligência Digital

Como um freelancer deve abrir sua empresa? Confira aqui o passo a passo

Para quem é freelancer, um dos processos que o diferencia do amadorismo é a profissionalização do seu status. Isso porque, por mais que exerça bem a sua profissão, sem estar devidamente formalizado ele perde uma série de benefícios e direitos relacionados ao seu trabalho. Muitos acabam não dando esse passo em suas carreiras por não

pós atendimento

5 dicas para melhorar o pós-atendimento da sua clínica

Em uma clínica médica, prestar um bom pós-atendimento é tão importante quanto conquistar novos clientes. Afinal, os cuidados com a saúde precisam ser constantes, o que possibilita ao gestor desenvolver diferentes estratégias para aumentar os índices de fidelização. Práticas assim também contribuem para aumentar a relação de confiança entre pacientes e profissionais — algo fundamental