Integração contábil: o que é, quais são as suas vantagens e como ela funciona?

Integração contábil: o que é, quais são as suas vantagens e como ela funciona?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Atualmente, características como automação, precisão, mobilidade e praticidade no acesso a dados são fortes tendências entre as novas ferramentas de gestão. E na área de contabilidade não é diferente, já que os sistemas de integração contábil se tornam cada vez mais utilizados pelos profissionais.

Se você ainda não sabe do que estamos falando, continue lendo este post! A seguir, vamos mostrar por que a integração contábil pode revolucionar a forma como a sua empresa se relaciona com o escritório de contabilidade.

Entenda o que é integração contábil

A integração contábil é um conceito de gestão empresarial que visa compartilhar o fluxo de informações financeiras das empresas com as plataformas dos profissionais em contabilidade, de forma rápida e precisa. Com base nisso, são desenvolvidos sistemas que colocam os softwares das duas partes em comunicação direta, facilitando o acesso dos contadores aos dados de que eles precisam.

Tais sistemas surgem para solucionar um dos principais gargalos na relação entre empresas e contadores: a falta de agilidade na transferência de informações. Agora, os profissionais não precisam esperar pelo envio dos dados, podendo acessá-los a qualquer hora e onde estiver.

Conheça as vantagens desse sistema

Além dos contadores, a gestão financeira da sua empresa também tem muito a ganhar com a implementação de um sistema de integração contábil.

O principal benefício, sem dúvida, é o ganho de eficiência operacional proporcionada pela automação de diversos processos. Os colaboradores do setor financeiro não precisarão mais registrar manualmente as informações e nem se preocupar com tarefas como conferência e organizção de documentos.

Isso é possível porque tudo será transmitido à contabilidade da mesma forma que foi inserido no sistema ERP. Assim, reduz-se o risco de erros ou imprecisões nos lançamento dos dados, tornando o compartilhamento de dados mais ágil e confiável. No final das contas, os funcionários ganham mais tempo para atuar em diferentes atividades, aumentando a produtividade diária e os resultados positivos da empresa.

Outra grande vantagem é que os sistemas de integração contábil ajudam a melhorar a comunicação entre a empresa e os profissionais de contabilidade. Essas plataformas costumam contar com recursos de troca de mensagens no mesmo ambiente em que os arquivos são compartilhados, facilitando o registro de observações e detalhes que podem ser importantes para os cálculos do contador.

Saiba como funciona a integração contábil

Existem hoje no mercado diferentes softwares de gestão empresarial, que são desenvolvidos para satisfazer as necessidades de variados negócios. Por isso, o primeiro passo para essa implementação é garantir que o sistema escolhido é compatível com o ERP utilizado pela sua empresa.

De forma geral, tais plataformas operam de forma on-line, cujo acesso é permitido a qualquer momento e de diferentes dispositivos. E, para aumentar a segurança das informações, os seus arquivos podem ser armazenados em nuvem e com total controle de acesso.

Enfim, são diversos os pontos positivos de optar pela integração contábil em seu negócio. Como vimos, esses sistemas otimizam a rotina de contadores e colaboradores do setor financeiro, tornando-se praticamente indispensáveis para empresas que buscam se destacar da concorrência pela eficiência de suas operações.

Gostou da leitura? Agora, você tem alguma experiência para compartilhar ou restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe-nos o seu comentário!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Negócios Digitais

5 formas que a contabilidade pode ajudar no seu negócio digital

A contabilidade é um alicerce de qualquer negócio, e quando ele é digital, a história não é diferente. Empreender não é fácil, e com tantas tarefas para cuidar, uma complexidade tributária gigantesca e várias obrigações a cumprir, falta tempo para ficar a par de tudo. Com um negócio digital, algumas dessas tarefas são simplificadas, mas

cultura-e-clima-organizacional

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

Cultura e clima organizacional são dois lados de uma mesma moeda, se considerarmos suas causas e efeitos. São fatores interligados, embora cada um represente dimensões distintas de uma empresa. Diferenciá-los é o primeiro passo para garantir resultados melhores, até porque clima e cultura têm tudo a ver com o ambiente, o fator mais valorizado pelos

Negócios Digitais Para Consultores E Representantes Comerciais - HT Contábil Inteligência Digital

Negócios Digitais para profissionais consultores e representantes comerciais

Conhecer oportunidades de negócios digitais para consultores e representantes comerciais é uma excelente ideia para quem trabalha nesses segmentos e não tem ideia de como se adaptar às mudanças causadas pela pandemia do coronavírus. O mundo está mais digital do que nunca. As pessoas estão priorizando o trabalho digital, e as consultorias e trabalhos de

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mai. Participe também!

    Ei! Antes de ir, que tal garantir uma consultoria gratuita de Inteligência Financeira?

    Aproveite essa oportunidade para planejar o seu 2021!