Imposto de renda: Declaração Simplificada ou Completa. Qual adotar?

Imposto de renda: Declaração Simplificada ou Completa. Qual adotar?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Foto Ir - HT Contábil

A época da declaração de IR chegou e você provavelmente ficou se perguntando como vai fazer a entrega do seu imposto de renda. O que precisa declarar? E se faltar alguma informação, o que acontece!? 

Diante dessas perguntas, preparamos um guia para você saber como funciona esse processo do IR. 

Mas antes, vamos ao Imposto de Renda!

O que é Imposto de Renda? 

O Imposto de Renda é um tributo sobre a renda, baseado em tudo que foi ganho e o que evoluiu no seu patrimônio referente ao último ano. Ele é válido tanto para a pessoa física quanto para a pessoa jurídica. 

Para se ter uma noção, no ano de 2021, houve a entrega de 34.168.166 milhões de declarações de imposto de renda, segundo os dados levantados pela Agência Brasil.

É válido lembrar que tanto para a Pessoa Jurídica quanto para a Pessoa Física, existe a obrigatoriedade de entrega e uma não anula a outra.

Agora que você sabe o que é IR, vamos aos tipos dessa declaração.

Algumas informações que você precisa saber…

  • Na declaração, é necessário que você informe quais são seus dependentes e as despesas que normalmente você tem com eles, como faculdade, colégio particular, convênio, e  Previdência Privada no modelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). 
  • Cursos extracurriculares ou Idiomas não entram como despesas dedutíveis. 
  • Lembrando que até os 24 anos de idade, desde de que estejam cursando ensino superior, seus filhos podem constar como dependentes, a menos que eles trabalhem e ganhem acima de um salário mínimo.

Para te direcionar melhor: Gastos essenciais como convênio médico e educação, quando lançados em sua declaração, deduzem o valor de IR a pagar.

Além disso, se você possui uma fonte de renda como pensão alimentícia, aposentadoria, salários, eles devem ser informados, e irão aumentar a base do cálculo do imposto.

Outro ponto: Recebimentos não são dedutíveis,  logo eles precisam ser declarados. Ao serem incluídos, aumentam a base do cálculo do IR.

Por fim…

Vale lembrar que ao preencher a declaração no sistema, o portal da Receita te dá uma relação de qual rentabilidade você tem com a declaração simplificada ou a completa.

Algumas deduções do Imposto de Renda

  • Vamos dizer que você tenha 2 dependentes e gaste com a educação deles, por cada um deles você consegue ter o abatimento no imposto de R$ 3.561,50;
  • Caso você tenha os dependentes, desconsiderando gastos com escola, você tem o direito de ter o abatimento no IR de R$ 2.275,08;
  • Se você faz a contribuição da previdência privada no modelo PGBL, independente do valor anual, pode ser abatido cerca de 12% sob a renda;

Os tipos de declaração

A declaração simplificada

O modelo simplificado é a melhor opção para quem não tem muitas despesas para deduzir. 

  • Utiliza um abatimento padrão de 20% sobre a soma de todos os rendimentos tributáveis recebidos ao longo de 2021. Esse abatimento é limitado a R $16.754,34. 
  • Pode ser usado por qualquer contribuinte, independentemente do tamanho da renda total ou do número de fontes pagadoras.
  • O imposto recolhido no ano passado, seja pela retenção em fonte, ou por meio do recolhimento obrigatório mensal (carnê-leão), deverá ser informado, pois será descontado do cálculo final do IR a pagar.

A declaração completa

O modelo completo é indicado para quem tem muitas despesas para deduzir, como gastos com plano de saúde, educação, ou possui dependentes. 

  • É necessário informar todos os gastos e rendimentos ocorridos em 2021 e guardar os comprovantes por, no mínimo, cinco anos. 
  • Se a soma total das suas deduções exceder o limite de R $16.754,34 do modelo simplificado, o programa do IR aponta o modelo completo como a melhor opção.

Para ambas as declarações, você consegue uma rentabilidade no imposto de renda, seja a completa ou a simplificada, se atente às especificidades de cada!

Agora que você tem uma noção de como funcionam esses tipos de declaração, aproveita que o prazo de entrega do Imposto de Renda acabou de começar e já faz a sua! E me conta qual tipo você vai adotar!

Para fazer a sua declaração acesse o site: 

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda

Receita  - HT Contábil
Portal de Receita Federal

Se você sentir dificuldade no processo da sua declaração, não se preocupe! A HT te ajuda mais uma vez! 

Confere a novidade:

Declaracao De Imposto De Renda 2022 - HT Contábil

Gostou? Entre em contato conosco pelo número/ whatsapp (11) 3683-1234 e deixe que a gente cuide da sua declaração!

Fonte: Uol

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs