Qual a importância do controle financeiro no seu negócio digital?

Qual a importância do controle financeiro no seu negócio digital?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Total. O controle financeiro é a fundação de qualquer empresa, e com um negócio digital, não poderia ser diferente. Independentemente do segmento ou porte de uma empresa, ter uma boa gestão financeira é justamente o que possibilita desenvolver o negócio e gerar estabilidade diária.

Existem tarefas que devem ser realizadas diariamente, e que impactam a gestão do negócio. O problema é que muitas delas acabam ficando de lado, infelizmente, seja pela falta de tempo ou de experiência do empreendedor digital… Isso compromete bastante as finanças, e acaba gerando um grande problema a curto a médio e longo prazo, pois não haverá previsibilidade financeira, e o empresário sequer poderá compreender a sazonalidade dos seus produtos ou serviços, entre outros impactos.

O que fazer para manter um controle financeiro impecável?

O empresário digital precisa ter cautela e atuar junto a um contador. Assim, ele poderá garantir o necessário para ter o equilíbrio financeiro que o negócio deve apresentar. Existem tarefas que são realizadas diariamente, especialmente envolvendo acompanhamento. Isso deve ser seguido à risca, seja através de sistemas automatizados ou planilhas.

Realize o fluxo de caixa diariamente

Qualquer empresa deve realizar fluxo de caixa, independentemente do porte e do segmento. O departamento financeiro do seu negócio digital ficará responsável por cuidar dessa importante missão. Será preciso registrar até mesmo as pequenas entradas e saídas. É com base nisso que sua empresa digital terá um alto grau de previsibilidade financeira e controle. Pode parecer exagero, mas ao final do mês, faz diferença!

Você pode optar por softwares próprios para cuidar do controle financeiro e do fluxo de caixa ou mesmo usar planilhas. A forma não importa, desde que não seja com papel e caneta!

Separe as contas a pagar e receber

A gestão financeira do negócio digital precisa saber separar as contas a pagar dos recebíveis. Isso ajuda a dar uma visão mais clara e objetiva sobre os custos do negócio, facilitando a tomada de decisões e garantindo que seu negócio se mantenha equilibrado, sem maiores desafios.

Tudo deve ser muito bem segregado. A visão macro é fundamental, mas é imprescindível ter noção dos custos e receitas individuais, de forma a entender de onde vem o seu dinheiro e onde vale mais a pena investir.

Cuidado com a Inadimplência

A inadimplência é um dos principais obstáculos da boa gestão financeira. O empresário que deseja administrar seu negócio digital com maestria precisa ter a certeza de que irá receber dos seus clientes, quanto será recebido e quando o pagamento acontecerá. Do contrário, decisões podem ser tomadas, compras podem ser realizadas, sem nem mesmo haver dinheiro suficiente no caixa. O resultado é o mais completo e absoluto caos.

O controle financeiro ajuda a ter uma reserva de emergência

Por fim, outra possibilidade exclusiva de negócios com um bom controle financeiro. A crise pode bater à porta em qualquer momento. É fundamental estar preparado para momentos difíceis. O controle financeiro de um negócio digital precisa gerar um fundo de emergência para situações financeiramente ruins.

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs