Em uma empresa, principalmente de pequeno porte, é comum a administração acreditar que pode desempenhar diversas funções, inclusive, aquelas ligadas aos assuntos contábeis. Talvez, por considerar que não é uma atividade complicada, há uma tendência de não dar muita atenção a ela, ignorando a necessidade de realizar uma gestão contábil eficiente.

Afinal, essa é uma função que trata de pontos importantes, como a verificação de documentos fiscais e tributários, proporcionando segurança para a empresa executar suas funções. Pensando nisso, neste texto, vamos falar um pouco sobre alguns erros que uma empresa pode cometer na hora de executar sua gestão contábil. Entenda!

Por que é importante ter esse processo na empresa?

A gestão contábil é um processo fundamental para o negócio manter a sua estabilidade. Principalmente quando o assunto é finança, é importante ter estratégias para organizar e controlar todos os processos financeiros. Nesse contexto, a gestão contábil pode ajudar, fornecendo ferramentas e dados mais concretos para que a administração entenda o que está acontecendo na empresa.

Quais os benefícios dessa gestão?

Existem muitos benefícios para a empresa quando ela resolve implementar medidas da gestão contábil. Conheça, a seguir, quais são.

Fazer a administração de documentos

O suporte que a gestão contábil fornece para uma empresa pode auxiliar e muito no trato de seus documentos, sobretudo aqueles que são de produção obrigatória, como o DRE (Demonstração de Resultado de Exercício).

Essa é a uma atividade capaz de evitar que o empreendimento sofra sérios prejuízos por falta de gerenciamento de seus papéis, impedindo até que ocorra alguma perda ou a não geração desses documentos, provocando complicações fiscais.

Estar legalizado

A empresa, ao ter uma gestão contábil, tem a possibilidade de lidar com todas as suas burocracias de maneira eficiente, incluindo alguns processos legais. Isso traz uma liberdade muito grande para a administração lidar com assuntos mais importantes e que realmente tem a ver com as funções do negócio.

Facilitar a possibilidade de crédito

Com a contabilidade em dia, as contas estarão organizadas e, consequentemente, suas finanças também. O negócio apresenta para o mercado uma postura correta, de uma empresa que tem controle de sua vida financeira. Para as instituições, isso é um sinal de confiança para disponibilizar o crédito.

Trazer economia

Os tributos são um assunto recorrente da gestão contábil. De fato, ao utilizá-la, é possível obter bons resultados quando o assunto é pagamento de impostos. Ela poderá auxiliar a encontrar o regime de tributação ideal para a empresa. Isso será possível graças à capacidade de mesclar a parte financeira e contábil com as estratégias do negócio.

Quais são os erros da gestão contábil?

Há alguns equívocos que o negócio pode cometer quando não realiza uma boa gestão contábil. Conheça os principais.

Fazer cálculos errados

A atenção deve ser redobrada na hora de cuidar das contas da empresa, afinal, essa é uma área que lida com um dos principais departamentos: o financeiro. Imagine errar as contas do fluxo de caixa ou, ainda, registrar valores errados no livro contábil? Isso pode gerar um prejuízo muito grande, inclusive na hora de realizar os pagamentos.

Portanto, é importante tomar algumas medidas, como separar as contas pessoais das contas da empresa, ter um sistema de monitoramento de gastos, sempre registrar operações, entre outras.

Não gerar notas fiscais

As notas fiscais são documentos que ajudam a comprovar as operações do negócio. Se a sua empresa ainda não tem um sistema que gerencia esse assunto, isso é um problema muito sério. Sem elas, não se consegue, por exemplo, descontar impostos ou documentar suas transações. Dessa forma, como será possível para os fisco tributar suas operações? Logo, a sua empresa estará ilegal.

Além disso, há a possibilidade de errar as informações registradas, fazendo cálculos equivocados de alíquota, obtendo cadastros desatualizados ou não armazenando os XMLs. Portanto, é importante obter um bom sistema de emissão de notas, a fim de gerar esse tipo de documento corretamente.

Não realizar um planejamento tributário

Os tributos devem ser um assunto constante para o negócio. Mais do que o pagamento em dia, é preciso realizar um planejamento tributário. Não é incomum esquecer essa importante medida e perder a oportunidade de economizar na hora de desembolsar o pagamento. É por meio desse planejamento que será possível definir prazos, separar quantias e definir qual é o regime adequado para o negócio.

Não conciliar a conta bancária com os registros contábeis

O processo de conciliação bancária é uma atividade importante para monitorar as finanças. Ele consiste em verificar se o que foi registrado nos livros contábeis é o certo, evitando equívocos em relação à quantia que está no banco e a que está no documento.

Os erros podem acontecer quando não há um registro adequado de todos os gastos, inclusive os pequenos, que parecem inofensivos. Por isso, é importante estar atento para anotar todas as contas e os saldos, pelo menos uma vez por mês.

Como fazer uma boa gestão contábil?

A empresa pode tomar algumas medidas para fazer uma boa gestão. Primeiramente, é preciso estar atento aos seus registros. É importante manter o hábito de anotar as contas do negócio e também aprender a utilizar o livro contábil. Além disso, não se deve esquecer da gestão dos tributos, procurando avaliar bem qual é o regime mais adequado para a sua empresa.

Outra opção que pode ajudar muito na gestão contábil é procurar ajuda. Hoje em dia, há uma série de serviços contábeis disponibilizados, alguns muito práticos, como a contabilidade online.

É uma maneira de obter a orientação e os serviços de um profissional qualificado sem a necessidade de ele estar na empresa. Isso pode ajudar no gerenciamento de todos os seus processos contábeis, como administrar os tributos, definir modelos de negócio, controle das contas, entre outras funções. Além, é claro, de ser uma alternativa bem viável financeiramente.

Neste texto, vimos alguns dos principais cuidados quando o assunto é gestão contábil. Foi possível perceber como é uma área fundamental para o funcionamento do negócio, trazendo equilíbrio para as finanças e proporcionando melhor segurança para o desempenho das funções.

Está precisando melhorar os processos de gestão contábil da sua empresa? Então, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!