Controle e gestão de estoque: como a contabilidade pode ajudar?

Controle e gestão de estoque: como a contabilidade pode ajudar?

Facebook
Twitter
LinkedIn
03 11 - HT Contábil Inteligência Digital

Uma empresa que não está atenta ao seu estoque corre sérios riscos de enfrentar problemas que afetarão não só o seu fluxo de caixa, mas também a sua relação com o cliente final. Nesse sentido, o controle e gestão de estoque desempenham um papel fundamental, já que ajudam a melhorar a percepção sobre as vendas.

Além disso, também é possível verificar quais produtos estão estagnados e que precisam de uma abordagem diferente para melhorar o seu giro. Com essas informações em mão, você conseguirá identificar o momento certo de realizar novas compras para evitar que seus produtos faltem e prejudiquem suas vendas.

Você sabia que a contabilidade pode ajudar a otimizar o seu controle e gestão de estoque? Para provar isso, listamos alguns procedimentos do ramo, que auxiliam a empresa a ter um estoque eficiente. Confira!

Inventário

Basicamente, o inventário é responsável por listar todos os materiais que estão disponíveis no estoque de uma empresa, os quais podem ser armazenados internamente ou externamente. É por meio dele que o gestor conseguirá identificar, classificar e contar todos os produtos existentes.

O principal objetivo dessa ferramenta é verificar qual é o volume de cada produto contido no estoque, a fim de informar quais mercadorias têm mais saída e quais têm pouca procura, facilitando, assim, a tomada de decisão estratégica do gestor. 

Previsão de venda

A previsão de vendas nada mais é que uma estimativa de receita que o seu negócio terá em um determinado período. Com essas informações em mãos, você consegue identificar quais são os pontos que precisam ser melhorados e quais precisam de um investimento maior.

Entre os principais tipos de previsão de vendas podemos citar:

  • previsão baseada em margem de contribuição: para fazer esse tipo de previsão, é necessário calcular o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição;
  • previsão baseada em mercado: mais indicado para as vendas que são afetadas pela sazonalidade, essa previsão precisa ser feita com base em um negócio similar ao seu, próximo ao seu estabelecimento e do mesmo segmento;
  • previsão baseada em experiências passadas: para fazer esse tipo de previsão, a sua empresa precisa ter pelo menos seis meses de atuação no mercado. Após isso, destaque uma ação de cada mês que influenciou nos resultados das suas vendas, independentemente se ele foi positivo ou negativo.

Classificação “ABC”

A classificação “ABC”, ou curva “ABC”, é um método que classifica as informações do seu estoque. O principal objetivo dessa ferramenta é priorizar a gestão dos itens considerados mais representativos dentro do estoque. Nesse sentido, as letras ABC têm o seguinte significado:

  • classe A: refere-se aos principais produtos em estoque e que têm alta prioridade. Eles concentram 80% do valor gerado na receita da empresa e 20% do estoque;
  • classe B: refere-se aos produtos que ainda são considerados valiosos economicamente. Eles concentram 15% do valor gerado na receita da empresa e 30% do estoque;
  • classe C: refere-se aos produtos que concentram 5% do valor gerado na receita da empresa e 50% do estoque.

É muito importante que você, como empreendedor, invista esforços na otimização do seu controle e gestão de estoque. Dessa maneira, é possível ter um domínio maior sobre as suas mercadorias e, inclusive, sobre o volume de vendas de cada produto.

Para ajudar mais pessoas a entenderem como a contabilidade pode auxiliar no controle e gestão de estoque, compartilhe este artigo em suas redes sociais e nos ajude a disseminar esse conhecimento!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs