Contabilidade para startups: conheça sua importância

Contabilidade para startups: conheça sua importância

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

As empresas que pertencem à categoria de startup sabem que para se manterem e obterem crescimento, mais do que pensar em um produto inovador, é preciso definir melhores estratégias financeiras. Nesse contexto, a contabilidade para startups pode ser a porta de entrada para obter mais segurança na administração das finanças do negócio.

Afinal, por mais inovador que esse tipo de empresa seja, muitos dos processos para o seu funcionamento ainda passam por métodos burocráticos comuns a qualquer empresa, não somente a questão das finanças, com a manutenção de relatórios e outros dados, mas também para se manter na legalidade.

Sendo assim, para abordar melhor sobre o assunto, hoje vamos mostrar os motivos pelos quais a contabilidade é essencial para uma startup. Boa leitura

Quais são os principais serviços oferecidos pela contabilidade a uma startup?

Obviamente que o dono do negócio tem o seu próprio conhecimento sobre gestão das finanças, isso não deve ser desconsiderado de forma alguma. Contudo, para a tomada de decisões mais precisas, são necessários dados organizados sobre a rotina financeira, um tipo de informação que só a contabilidade profissional pode fornecer.

Além desse tipo de ajuda, há também a questão de conseguir identificar tanto as boas oportunidades quanto os investimentos lucrativos para o empreendimento e estratégias para impulsioná-lo.

A contabilidade também pode ser importante para:

  • geração do balancete mensal: ao contrário do patrimonial, que procura analisar o que aconteceu durante o ano todo, o mensal está voltado para o mês e traz informações mais atuais sobre o desempenho do negócio;
  • ativos e passivos: são dados analisados dentro do balancete e, de uma maneira geral, representam as entradas e saídas do negócio, sendo fundamentais para definir o capital de giro e o patrimônio líquido;
  • determinação dos índices financeiros;
  • estruturação dos custos;
  • regime tributário adequado: o profissional vai ajudar a empresa a determinar qual é o melhor regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real) de acordo com as características do empreendimento.

Como a contabilidade ajuda uma startup?

No tópico anterior, explicamos quais são os serviços que a contabilidade profissional pode oferecer para esse tipo de empresa. Aqui, vamos conhecer alguns benefícios que essa atividade traz.

Administração dos valores e registros

O registro correto dos valores financeiros é uma atividade fundamental para qualquer empresa que esteja buscando expansão. Se a startup apresenta dados errados ou pouco claros, ou mesmo se seus documentos contábeis não são bem produzidos, isso é um problema.

Esse descuido pode causar ao possível investidor uma ideia de que a empresa não é segura, além de ser bastante desorganizada. Dessa forma, ela perde a chance de ter mais investimentos, afetando a sua continuidade. Daí a importância de uma contabilidade profissional que garantirá a coleta e organização dos dados financeiros de maneira clara e precisa.

Controle dos indicadores

Os documentos contábeis produzidos por profissionais especializados fornecem para a startup informações suficientes que ajudam a entender os principais indicadores da empresa. São fornecidos números que auxiliam a entender como os investimentos estão crescendo.

Entre os tipos de indicadores possíveis de acompanhar estão:

  • ROI (retorno sobre investimento);
  • margem bruta e líquida;
  • despesas e rendimentos;
  • retorno sobre os ativos;
  • quantidade de dívidas, entre outros.

Crescimento do negócio

Com toda a quantidade de dados fornecidos pelos relatórios contábeis, é claro que a empresa terá condições de determinar as estratégias para suas próximas ações. Nesse contexto, poderá implementar planos mais seguros de crescimento, já que consegue saber se o seu planejamento está ou não dando certo.

Tomada de decisões

Como deixamos claro no tópico anterior, haverá um fornecimento maior de dados. Essas informações contábeis devem ser registradas para oferecer à gestão da startup uma maior segurança na tomada de decisões.

A assessoria de contabilidade não só será capaz de registrar como também trazer essas informações de uma maneira organizada e de fácil entendimento, com relatórios financeiros que podem ajudar a startup a entender melhor o seu negócio.

Controle dos custos

Sem relatórios precisos feitos em tempo real, é muito difícil que a empresa consiga controlar suas finanças. O resultado é que a startup terá problemas com seus recursos, reduzindo sua margem de lucro e não tendo condições de ter dinheiro para cuidar do operacional, fazer outros investimentos etc.

Afinal, se ela não sabe o que está acontecendo, não há uma perspectiva. Por isso a importância de ter relatórios contábeis de qualidade para que se conheça o comportamento financeiro e possa realizar as mudanças necessárias.

Manutenção das contas do negócio

Aqui, estamos nos referindo à separação do que pertence à pessoa física e o que é dos proprietários ou sócios. Não é incomum que empresas menores ou que estão começando acabem com seus gastos e receitas misturados. Em um curto prazo isso não faz tanta diferença, mas conforme o tempo passa, a startup pode ter sérios problemas para controlar seu faturamento.

Caso os donos ainda não tiverem separado as contas pessoais das contas da empresa, a contabilidade poderá ajudar a manter os valores separados, auxiliando a controlar os recebimentos e pagamentos.

Benefícios fiscais

Sem uma assessoria contábil é muito difícil a empresa conseguir saber quais são as legislações, seus direitos e deveres em relação aos impostos, perdendo oportunidades de reduzir seus custos.

Contudo, em termos de benefícios fiscais, tanto federais quantos estaduais e municipais, as startups podem conseguir resultados bastante positivos. Para aquelas que não trabalham pelo Simples Nacional, é possível reduzir a quantidade de impostos.

Por exemplo, para as que são do setor de tecnologia, há a chance de reduzir ou isentar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na hora da compra de hardwares produzidos de forma parcial ou total no Brasil.

Ao longo deste texto, apresentamos a importância da contabilidade para startups e como é um serviço fundamental para esse tipo de empresa estar na legalidade e poder gerenciar suas finanças com segurança e precisão.

É preciso, ainda, ter em mente a importância de contratar uma empresa de contabilidade, que será capaz de realizar todos os processos contábeis fundamentais para o funcionamento do negócio, responsável por atividades como escrita fiscal, apuração de impostos, geração de folha de pagamento, elaboração de relatórios, entre outras. São serviços especializados do setor e que só uma empresa como a HT Contábil pode oferecer.

Se você gostou de saber mais sobre contabilidade para startups e está precisando desse tipo de serviço, entre em contato conosco! Temos os profissionais certos para você!

Outros artigos que podem te interessar

como-fazer-pesquisa-de-mercado

Como fazer pesquisa de mercado? 4 passos para realizar em seu negócio

O sucesso de um estabelecimento não se baseia estritamente nos recursos financeiros. Há diversas informações que precisam ser analisadas para garantir resultados positivos para o empreendimento e uma delas é conhecer o seu público. Nesse sentido, é imprescindível saber como fazer pesquisa de mercado. Esse estudo serve para embasar as decisões dos gestores. Conhecer as

19 10 - HT Contábil Inteligência Digital

Como um freelancer deve abrir sua empresa? Confira aqui o passo a passo

Para quem é freelancer, um dos processos que o diferencia do amadorismo é a profissionalização do seu status. Isso porque, por mais que exerça bem a sua profissão, sem estar devidamente formalizado ele perde uma série de benefícios e direitos relacionados ao seu trabalho. Muitos acabam não dando esse passo em suas carreiras por não

pós atendimento

5 dicas para melhorar o pós-atendimento da sua clínica

Em uma clínica médica, prestar um bom pós-atendimento é tão importante quanto conquistar novos clientes. Afinal, os cuidados com a saúde precisam ser constantes, o que possibilita ao gestor desenvolver diferentes estratégias para aumentar os índices de fidelização. Práticas assim também contribuem para aumentar a relação de confiança entre pacientes e profissionais — algo fundamental