Contabilidade para Médicos: 3 passos para organizar as finanças

Contabilidade para Médicos: 3 passos para organizar as finanças

Facebook
Twitter
LinkedIn

Muitos médicos se perguntam como podem progredir financeiramente, mas a verdade é que construir estabilidade financeira ao longo da vida é menos sobre ter o melhor “truque na manga” e mais sobre ter dedicação e investimentos corretos..

Quando há tomada de decisões financeiras consistentes, automaticamente você se prepara para um futuro cheio de sucesso nas finanças. Confira algumas estratégias que podem te ajudar a garantir isso e muito mais!

Acompanhe seus ganhos

Uma das melhores coisas que você pode fazer por suas finanças, agora e no futuro, é aumentar seus ganhos regularmente. Quanto mais dinheiro você ganhar, maior a probabilidade de progredir em direção aos seus objetivos financeiros.

Ao aumentar seu fluxo de caixa, automaticamente mais dinheiro irá para suas economias de emergência ou para pagar dívidas do consumidor e contribuir para metas de poupança de longo prazo, como aposentadoria ou educação de seus filhos.

Para aumentar seus ganhos, é fundamental entender o que é melhor para você e para o cenário de negócios que você vive atualmente. 

Então, se você possui uma clínica própria, uma maneira de aumentar os ganhos é controlando os gastos, por exemplo. Uma assessoria contábil pode te ajudar com isso. Em outros casos leve em consideração se é melhor ser CLT, PJ ou autônomo.

Caso o profissional da saúde escolha atuar como CLT, adquire todos os direitos e deveres trabalhistas. Entretanto, para alguns, as limitações impostas pelo empregador, somadas aos impostos descontados, costumam motivar os profissionais a atuar por conta própria.

Já para a prestação de serviços como autônomo e pessoa jurídica, ambas as opções permitirão que o médico possua mais autonomia sobre como e onde poderá prestar seus serviços. Entretanto, a maior diferença está no valor dos impostos.

Não gere impacto negativo no seu fluxo de caixa

Se não houver um cuidado regular, alguns fatores podem impactar o fluxo de caixa a longo prazo, como variações na base de pacientes. Se perder ou ganhar muitos pacientes em um curto período de tempo, provavelmente verá mudanças na quantidade de dinheiro que entra ou sai do seu negócio.

Outras questões como o aumento das despesas mensais/sazonais, são custos irregulares, como compra de equipamentos, reformas e outras contas pontuais, também podem afetar negativamente o fluxo de caixa.

Além disso, os passivos fiscais também podem gerar problema, pois, ter que pagar mais impostos do que o esperado provavelmente fará com que seu fluxo de caixa excedente seja afetado.

Fora isso, quaisquer despesas imprevistas podem afetar seu fluxo de caixa, mas com um planejamento adequado, elas não precisam impactar negativamente suas operações diárias.

Planejamento financeiro atual e futuro em dia

Para seu caminho rumo a uma boa contabilidade para médicos, é ter a independência financeira e construir uma reserva de caixa adequada para cobrir uma despesa inesperada. Um fundo de emergência pode parecer básico, mas é fundamental para criar uma base crucial em seu plano financeiro. 

Separar a vida financeira pessoal e profissional também vai te ajudar a compreender quais são seus ganhos e gastos.

A partir disso, será mais fácil o gerenciamento das suas contas, evitando assim um endividamento que pode causar estragos em seu plano financeiro empresarial, se você estiver inadequadamente preparado para eles.

A tecnologia pode ser uma boa aliada neste sentido, adotar a tecnologia pode ajudar a melhorar a eficiência do seu sistema de manutenção de registros, além de tornar o fluxo de trabalho diário da equipe de consultório muito mais fácil. 

Outra dica é ter um livro-caixa do consultório, isso aliado ao controle financeiro pessoal, você terá uma visão financeira do seu negócio e também de outras contas pessoais.. Para tanto, é necessário anotar o rendimento possível com base nos meses anteriores, e também os gastos previstos, tanto fixos quanto variáveis.

Você pode contratar uma empresa contábil para realizar o livro-caixa, o controle financeiro pessoal, a projeção das finanças e a declaração de imposto de renda para você. Assim, poderá se dedicar aos seus pacientes, evitar erros, e deixar suas finanças nas mãos de quem realmente entende e é especialista no assunto. 

Fazer tudo isso por conta própria não é uma tarefa fácil, ainda mais na área médica.

A HT Contábil tem a expertise para te ajudar a colocar as suas finanças no lugar, entre em contato conosco e saiba mais. 

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs