Quais os principais benefícios da contabilidade para franquias?

Quais os principais benefícios da contabilidade para franquias?

Facebook
Twitter
LinkedIn
16 11 1 - HT Contábil Inteligência Digital

Ser um franqueado pode mesmo trazer uma série de facilidades. Afinal, não é preciso desenvolver um produto próprio ou correr atrás de um fornecedor. Porém, quando se trata de tributos e outras questões financeiras, a contabilidade para franquias não funciona exatamente da mesma forma que em uma empresa tradicional.

Justamente por ser esse um estabelecimento que pertence a outro, suas responsabilidades legislativas e tributárias não dizem respeito apenas à empresa matriz. O franqueado precisa, portanto, conhecer não só os seus direitos, mas também os seus deveres contábeis.

Para esclarecer melhor todos esses pontos, veremos neste texto quais são os principais benefícios de investir em um contador para cuidar da sua franquia. Continue lendo e tire suas dúvidas!

Como funciona a contabilidade para franqueados?

São três os pontos principais de que o franqueado precisa estar ciente sobre a contabilidade. O primeiro são as instruções sobre as estratégias do negócio que estão estipuladas no contrato, especialmente, no que diz respeito aos direitos e deveres de operação com a marca da franquia.

O segundo é o fato de a sua unidade é considerada uma pessoa jurídica diferente da empresa matriz. Isso significa que todas as questões que envolvem o regime tributário, o pagamento de funcionários e impostos são de responsabilidade da franquia.

Além disso, existem outras regras tributárias que merecem a atenção, como:

  • registrar os bônus e os valores repassados pela marca, inclusive os que vêm por meio de descontos;
  • cumprir com obrigações contábeis determinadas pelo contrato, como o valor mínimo de faturamento, as compras, o pagamento de taxas etc.;
  • registrar os valores para investimentos no estabelecimento; entre outros.

O terceiro ponto, enfim, é conhecer a Lei da Franquia, um conjunto de normas estabelecidas pelo Governo Federal que tem por intuito regulamentar essa modalidade de comércio.

Qual é a importância dessa contabilidade?

É inegável a importância dos assuntos contábeis para uma empresa. Contudo, quando pensamos em uma franquia, é natural que surjam algumas dúvidas justamente porque esse não é um empreendimento autônomo. Apesar de ter sua própria administração, ela está vinculada a outra marca e devem seguir as regras dessa companhia.

A verdade é que, além de auxiliar o franqueado com os parâmetros tributários, as definições societárias, fiscais e de repasse de rendimentos, a contabilidade para franquias tem o papel essencial de garantir que todas as diretrizes legais para esse tipo de comércio estão sendo seguidas. Sem contar que ela fornece dados importantíssimos para conferir se a franquia está atendendo ao que foi definido no contrato.

Quais são os benefícios de contratar um contador para a franquia?

Bom, com tudo o que vimos até aqui, já ficou claro que ter um contador para a sua franquia pode ajudar você a realizar o seu trabalho com mais segurança e praticidade. No entanto, há ainda outras vantagens envolvidas! Vejamos, então, quais são elas.

Maior rentabilidade

Mesmo que a franquia pertença a outra marca, o seu sucesso ou fracasso dependerá das decisões do franqueado — a franqueadora cede apenas os direitos de trabalhar com os seus produtos e ter o seu nome. Além disso, como dissemos, a franquia é uma pessoa jurídica separada. Então, se não houver uma boa gestão financeira, será difícil ter uma boa rentabilidade, visto que o estabelecimento não estará sob controle.

Por isso é que uma das maneiras de auxiliar a gestão no registro de dados é ter um contador. Ele saberá elaborar corretamente todos os relatórios financeiros importantes, inclusive o demonstrativo de resultado de exercício, que é fundamental para qualquer tipo de comércio.

Planejamento de custos com operações

O registro e a organização dos dados financeiros são fundamentais para uma franquia. Afinal, como ela conseguirá saber se está obtendo os resultados necessários para continuar os seus serviços? Como poderá definir valores para reformas ou expansão do espaço se não se souber ao certo o quanto tem?

Pois a contabilidade será responsável por fornecer todas essas informações, além de organizá-las de maneira que a gestão possa realizar planejamentos mais seguros. Assim será possível, por exemplo, determinar se há condições de fazer mais contratações de pessoal, ou mesmo de trocar os seus equipamentos por exemplares mais modernos.

Desenvolver plano de negócios

É importante ressaltar que ter uma franquia não significa que todas as decisões a respeito da expansão do negócio ficam na mão dos donos da marca. Dependendo do tipo de contrato, o franqueado tem liberdade para determinar algumas mudanças no estabelecimento, assim como na contratação de funcionários.

Questões como essas, contudo, devem ser definidas em um plano de negócio — e, para isso, é fundamental conhecer os números do estabelecimento. Como estão os seus rendimentos? Quais são os valores repassados pela marca para a expansão? Essas informações só podem ser obtidas com precisão se a franquia tiver a sua contabilidade.

Previsão de problemas potenciais

De fato, um dos maiores benefícios da contabilidade é a quantidade de relatórios que ela pode fornecer sobre as finanças do negócio. Esses materiais são fundamentais para entender se as decisões tomadas anteriormente valeram a pena e se a franquia pode continuar com a sua estratégia.

Os serviços prestados pela contabilidade para franquias têm o papel de prever possíveis problemas em relação a todas essas decisões financeiras, servindo como um guia para que o franqueado mantenha o seu sucesso. Em outras palavras, a contabilidade para franqueados se faz tão necessária quanto a para empresas tradicionais.

Apesar de uma franquia ter todo o aparato de uma marca já consolidada no mercado, o franqueado ainda precisa se responsabilizar por toda a parte fiscal e tributária do negócio. Por isso, como vimos, é tão importante que o dono esteja a par das exigências dessa categoria de comércio, conhecendo a Lei da Franquia e contratando o serviço de um contador para ajudá-lo nesse processo.

Gostou da leitura? Então, se você ainda não contratou um serviço de contabilidade para franquias e quer melhorar os processos do seu negócio, entre contato conosco!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs