Contabilidade para fisioterapeutas: o que considerar ao abrir uma clínica ou consultório

Contabilidade para fisioterapeutas: o que considerar ao abrir uma clínica ou consultório

Facebook
Twitter
LinkedIn
Contabilidade Para Fisioterapeutas O Que Considerar Ao Abrir Uma Clinica Ou Consultorio 2 1 - HT Contábil

A fisioterapia é um campo muito gratificante onde você pode ajudar as pessoas. Depois de um dia fisicamente exigente de trabalho, dedicar várias horas a mais para cuidar de contabilidade para fisioterapeutas, certamente não é algo agradável. 

Mesmo assim, ter seu próprio negócio de fisioterapia fazendo sucesso requer uma contabilidade para fisioterapeutas, muito meticulosa para evitar erros e problemas futuros. O sistema de contabilidade que você usará, geralmente, vai depender se você tem seu próprio negócio ou se é proprietário de uma franquia. 

As franquias, por vezes, centralizam a contabilidade, deixando você como responsável apenas por uma parte das tarefas. Mas, se for o proprietário, você será responsável por todo o complicado mundo da contabilidade do seu negócio. 

O que considerar ao abrir um negócio

Ao abrir uma clínica de fisioterapia, é fácil deixar-se levar pelas operações diárias e acabar descuidando das finanças do seu negócio. Então, quando chega a hora do imposto, pode ser uma luta para encontrar faturas e recibos.

É por isso que você precisa de um sistema de contabilidade para fisioterapeutas sólido como proprietário de uma pequena empresa. Isso não irá apenas ajudar a informar suas demonstrações financeiras aos investidores e partes interessadas, mas também pode ajuda a tomar decisões importantes sobre o futuro de seus negócios. Confira algumas dicas a seguir

Descubra o que você precisa

Cada empresa tem necessidades diferentes de contabilidade para fisioterapeutas. Uma empresa especializada em contabilidade para inciar um negócio pode te ajudar a entender melhor o que cabe melhor para o seu caso, levando em consideração custos e tamanho da sua empresa, por exemplo.

Fique por dentro das contas 

Como na fisioterapia os ganhos podem vir depois de um tempo, é importante se manter por dentro das faturas que estão aguardando pagamentos, de preferência em arquivos organizados e datados. 

Ao iniciar um negócio do zero, outra dica importante é garantir fluxo de caixa suficiente nos primeiros 12 meses. A melhor abordagem para alcançar isso é uma análise de fluxo de caixa bem planejada e pesquisada, começando com um exame minucioso dos custos envolvidos na criação do seu negócio.

Equilibre lucros e despesas

Saiba que na fisioterapia, assim como em outros negócios, alguns meses são mais lentos do que outros. As lesões esportivas, por exemplo, acontecem mais em algumas épocas do ano que em outras. 

Portanto, é importante ter em mente e estar preparado para que a curva de menos ganhos, diante de meses não tão movimentados, se equilibre com os lucros. 

Preparando uma previsão

Pode ser difícil chegar a números que se relacionem com o futuro quando você não tem experiência em contabilidade para se basear. Uma empresa especializada em contabilidade para fisioterapia, estando em contato com a área a tanto tempo, pode ajudar a ter uma visão financeira específica e de qualidade. 

Esse conhecimento especializado da indústria pode ajudar no desenvolvimento de uma previsão que contém variáveis ​​que podem ser modificadas por você para refletir sua ideia, plano ou situação de negócio.

Conheça suas obrigações fiscais

Antes de aceitar seu primeiro paciente, como proprietário de uma empresa de fisioterapia, você precisa garantir que suas práticas comerciais estejam corretas. Saiba quais despesas são dedutíveis e mantenha suas despesas pessoais fora do negócio.

Taxas, faturamento e contas

Decida quais formas de pagamento você aceitará, por exemplo, dinheiro, débito, crédito, e entenda suas obrigações neste sentido. Uma dica é ter um cronograma de taxas por escrito para cada fluxo de financiamento que será aceito. Consulte o Padrão de Taxas, Faturamento e Contas para saber os requisitos.

Considerações adicionais

Contabilidade Para Fisioterapeutas O Que Considerar Ao Abrir Uma Clínica Ou Consultório - HT Contábil

Outras considerações contábeis devem ser consideradas ao abrir uma clínica de fisioterapia para ter sucesso no negócio, por exemplo, desenvolver um plano de negócios, tendo em mente antes de abrir a empresa sobre o que você realmente vai precisar e qual será a proposta do seu consultório. Uma assessoria contábil pode te ajudar com isso. 

Certifique-se também de ter os recursos financeiros necessários para iniciar seu negócio. Procure o conselho de um contador sobre tributação, opções de configuração de contabilidade e folha de pagamento e incorporação.

Vale lembrar que, geralmente, o processo de abertura da empresa é cobrada pela empresa de contabilidade, mas aqui, na HT Contábil esse processo é gratuito caso contrate o plano anual de contabilidade. 

Com nosso amplo conhecimento e compreensão do setor, podemos fornecer ajuda financeira de ponta e atendimento em todas as etapas do seu negócio.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs