Para que uma empresa possa ter sucesso no seu segmento, ela precisa superar os desafios do dia a dia. Nesse momento, ter um ótimo controle dos processos contábeis é fundamental para alcançar esse objetivo, pois esse setor é a base de uma boa administração de qualquer negócio. Mas você sabe o que é contabilidade estratégica?

Pois bem, até mesmo o setor contábil precisa ser estratégico para fazer com que tudo funcione adequadamente e com foco em um objetivo. Por esse motivo, é fundamental saber colocar isso em prática para melhorar os seus resultados.

O intuito deste artigo é explicar a você o conceito de contabilidade estratégica e qual é a sua importância para a empresa. Vamos lá?

O que é contabilidade estratégica?

A contabilidade consiste em coletar, registrar e estudar todos os dados que estão relacionados às finanças e ao patrimônio de um negócio, com o objetivo de fornecer informações importantes, transparentes e reais que auxiliam o crescimento da empresa.

Já a contabilidade estratégica busca revolucionar esse conceito, acrescentando a essa prática processos de gestão empresarial para aprimorar o controle de todos os departamentos da organização. Dessa forma, os gestores conseguem ter em mãos dados reais para tomar decisões mais acertadas.

Não podemos esquecer de mencionar a importância do monitoramento dessas estratégias, pois é por meio dessa prática que você conseguirá identificar o que está trazendo resultados positivos ao negócio.

Seu funcionamento

A contabilidade estratégica vai ajudá-lo a entender o novo ambiente empresarial e a atender, de maneira eficiente, todas as necessidades da sua empresa. Nesse momento, será preciso coletar algumas informações importantes que vão possibilitar a elaboração das estratégias, tais como:

  • volume e participação no mercado da sua concorrência;
  • estrutura de custos do negócio;
  • precificação de mercadorias.

Conforme mencionado, a contabilidade estratégica atuará nas mais diversas atividades empresariais, sendo assim, para proporcionar resultados positivos, ela deverá ser aplicada da seguinte maneira:

  • estratégia de investimentos: serão usados os dados financeiros, econômicos e contábeis para adquirir ações, emitir debêntures e tomar decisões mais acertadas e de maneira segura;
  • estratégia de custos: os gastos serão reduzidos e os ativos serão aproveitamos ao máximo. Para isso, os contadores deverão gerar relatórios para que seja possível a realização de projeções e a elaboração de metas;
  • estratégia pessoal: criação de planos de carreira, estipulação de requisitos para promoções, promoção de incentivos, bonificações e recompensas, entre outros benefícios que estimulem a retenção de talentos na empresa;
  • estratégia financeira: consiste em fazer uma troca de dados sincronizada entre o contador e a gestão financeira da empresa, a fim de otimizar os recursos do negócio.

Seus principais objetivos

A contabilidade estratégia vai beneficiar o seu negócio em diversos setores, isso porque ela tem como objetivo melhorar o desenvolvimento da sua empresa e fazer com que ela se destaque no mercado. Além disso, ela também ajuda:

  • na estruturação de estratégias e planos econômicos;
  • na comunicação entre todos os setores sobre as estratégias da empresa;
  • no controle e no monitoramento dos processos em todas as etapas do planejamento;
  • na possibilidade de alcançar as metas de maneira mais eficaz.

Em suma, essa estratégia ajudará todos os times a trabalharem mais alinhados, diminuindo os ruídos de comunicação, a fim de garantir que todos tenham um objetivo comum.

Qual a importância da contabilidade estratégica para as empresas?

Depois de entender o que é contabilidade estratégica e como ela funciona, é hora de conhecer a sua importância dentro de uma organização. Veja os principais fatores para os quais ela pode contribuir!

Manter a competitividade no mercado

Para se manter “vivo” no mercado, é importante criar ações para se destacar da concorrência e, assim, conquistar a preferência do seu público-alvo. Entender os pontos fracos de seus concorrentes e investir em ações para transformar essas dificuldades em um diferencial competitivo para o seu negócio fará toda a diferença no seu sucesso.

Por meio da contabilidade estratégica, você consegue identificar como os seus concorrentes se posicionam no mercado e como eles abordam seu público. Com isso, você poderá elaborar planos para otimizar o crescimento da empresa.

Desenvolver uma atividade empresarial

Uma vez que a contabilidade estratégica trabalha para coletar, registrar e analisar as informações do seu negócio, ela possibilita um bom desenvolvimento das atividades empresariais. Com esses dados, a organização pode planejar seu crescimento de maneira eficiente.

Dessa forma, a empresa consegue se manter competitiva e, ao mesmo tempo, alcançar suas metas e fidelizar clientes. Tudo isso sem sobrecarregar seus colaboradores e os mantendo motivados para aumentar a sua produtividade.

Oferecer suporte para tomada de decisões

Tomar decisões em uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil, isso porque é preciso olhar para inúmeros fatores que podem comprometer a imagem do negócio no mercado e, com isso, enfraquecê-lo diante da concorrência. Uma decisão equivocada pode abalar a confiança dos seus consumidores e fazer com que eles desistam de comprar da sua empresa.

Como a contabilidade estratégia fornecerá as informações necessárias sobre questões relacionadas às finanças e outros departamentos da organização, o gestor se sentirá mais seguro ao tomar suas decisões, pois saberá exatamente o que precisa ser feito para melhorar a imagem da empresa ou para contornar uma situação difícil, por exemplo.

Obter uma visão mais ampla do negócio

Para fazer uma boa gestão do seu negócio, é fundamental conhecer todos os processos da sua empresa. É claro que é humanamente impossível dar conta de tudo ao mesmo tempo, mas saber o que está sendo feito e se os resultados daquela ação são positivos ou negativos é essencial para garantir o seu bom desenvolvimento.

Nesse sentido, a contabilidade estratégica aparece como uma excelente aliada, pois ela possibilitará a você uma visão mais ampla do seu negócio. Assim, será possível identificar gargalos com mais rapidez e elaborar ações para eliminá-los o mais rápido possível.

Conseguiu entender o que é contabilidade estratégica? Como você pode perceber, ela é fundamental para empresas de qualquer segmento, pois possibilita um maior controle de todos os processos e alinha a comunicação dos setores, sempre com o objetivo de fazer com que o negócio cresça de maneira sustentável.

Quer aderir à contabilidade estratégica na sua empresa? Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços e saiba como podemos ajudá-lo nessa missão!