Como transformar um consultório em clínica médica: Entenda o passo a passo!

Como transformar um consultório em clínica médica: Entenda o passo a passo!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você, que já tem um consultório, conhece alguns princípios do empreendedorismo na área da saúde. Chegou a hora de entender como expandir o negócio e transformá-lo em uma clínica médica!

Parabéns. Você realizou a primeira parte do seu sonho de ser um médico empreendedor. Já possui um consultório há algum tempo… Agora, é hora de começar a planejar a expansão do negócio e transformá-lo em uma clínica médica.

Não será uma tarefa fácil, mas está longe de ser impossível. Felizmente, você pode contar com o HT Contábil para te auxiliar em cada etapa do processo!

Confira o passo a passo que preparamos para você e saiba qual caminho trilhar!

Como transformar um consultório em clínica médica – seu passo a passo essencial

O primeiro passo é planejar. Não dá para meter os pés pelas mãos e simplesmente começar a expansão do negócio sem um planejamento bem definido do que será feito, como e quando.

1 – Plano de Negócios

Quando você abriu seu consultório, criou um plano de negócios, certo? Isso não significa que você não precise fazer outro. Pelo contrário, todo novo negócio deve ter um planejamento único e original. Uma clínica médica possui um escopo muito mais amplo que o de um consultório, o que requer mudanças consideráveis envolvendo o investimento, espaço necessário e até os funcionários envolvidos.

Se você já tem uma sociedade, por exemplo, deverá definir como essa sociedade funcionará na clínica médica. Portanto, pense em todos os detalhes. Lembre-se de como foi a construção do plano de negócios do consultório e tente pensar nas diferenças e similaridades.

Lembre-se de estabelecer serviços e especialidades que serão praticadas na clínica médica. Quanto antes isso for decidido, melhor. É mais fácil fazer isso agora para encontrar bons médicos decididos a trabalhar com você.

2 – Escolha um local bom

Não é porque você será parte da clínica médica que o local do seu consultório anterior será bom para receber o novo empreendimento. É preciso garantir que a clínica médica seja bem localizada, acessível e que possa atrair um bom número de novos pacientes.

É com base nos detalhes do Plano de Negócios que você poderá decidir a localização ideal. Precisa ser um ambiente espaçoso o suficiente para alocar todas as especialidades e um número considerável de pacientes, além da equipe de atendimento e a administração.

Verifique dados socioeconômicos da região para garantir que a renda média da população local combine com os preços que você deseja praticar. Isso é imprescindível para transformar um consultório em clínica médica.

Por falar em atrair pacientes, é uma boa ideia aprender a fidelizá-los.

3 – Encontre uma contabilidade para te ajudar

A contabilidade para clínicas médicas é fundamental para que você comece seu novo empreendimento com o pé direito. O seu contador poderá colaborar com a elaboração do plano de negócios, questões societárias e poderá, ainda, te dar uma estimativa do quanto seu empreendimento irá custar a princípio.

A documentação também deverá ser fornecida. Quem te dirá o que é preciso é o seu contador. Tente não se basear em listas de documentos que você encontra pela internet. Elas podem estar desatualizadas e até erradas. É melhor consultar alguém que entende do assunto.

4 – Contrate pessoas competentes

Sua clínica não começará atendendo centenas de pacientes e oferecendo dezenas de especialidades. Você precisará contratar médicos, e isso leva tempo. Escolha os melhores, mas tenha em mente que os salários deverão ser pagos de acordo com sua experiência e especialização. Não adianta buscar um profissional renomado, se a precificação da sua clínica não condiz com a realidade financeira que o médico espera.

O mesmo vale para qualquer outra função na clínica médica. É preciso ter bom senso e contratar bons profissionais, mas que cabem dentro da realidade financeira do negócio.

É isto. Sua contabilidade poderá ajudar com todo o resto, incluindo os primeiros passos do negócio e maneiras de mantê-lo sempre em conformidade com a lei, além de gerar previsibilidade e controle sobre as finanças.

Quer começar sua clínica médica do jeito certo? Que tal conhecer mais sobre os pagamentos online e seus benefícios para o negócio?

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs