Como reduzir o absenteísmo nas clínicas médicas?

Como reduzir o absenteísmo nas clínicas médicas?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quando os pacientes faltam, comprometem a rotina dos médicos, prejudicam a receita da clínica e, potencialmente, criam uma cadeia de problemas. Então, o que fazer para reduzir o absenteísmo nas clínicas médicas?

O primeiro passo é compreender o que causa a falta dos pacientes. Afinal, como alguém que precisa de atendimento médico simplesmente deixa de comparecer, quando há dia e horário marcados?

Essa questão depende de vários fatores e pode, entre muitas outras respostas, significar que seus pacientes dão preferência a outras clínicas por quaisquer motivos. Antes de se preocupar, porém, é preciso analisar se a clínica em questão sofre com alguns dos problemas que mencionamos ao longo do texto de hoje.

Veja só!

Um raios-x do absenteísmo nas clínicas médicas

Não é comum que clínicas liberem relatórios detalhados sobre o absenteísmo. Porém, uma pesquisa realizada no sul do Brasil entre 2016 e 2017 serve para ilustrar um pouco do que vamos falar aqui.

De 3.131 consultas médicas agendadas, foram computadas 598 faltas. Ou seja, 19% das consultas marcadas dentro do período levantado pela pesquisa não receberam pacientes.

Já imaginou essa situação na sua clínica? Talvez, você passe por algo mais ou menos pior que isso. Seja como for, é preciso saber em números exatos como está o absenteísmo na sua clínica médica.

Feito isso, é hora de examinar o paciente: sua clínica. Existem sintomas que podem indicar problemas que, por sua vez, causam a falta dos pacientes.

O absenteísmo não é um problema. Isso é um sintoma.

Examinando sua clínica médica

Quando você tem uma consulta com um paciente, pergunta o que ele está sentindo, certo? A mesma coisa será realizada com sua clínica médica. A diferença é que você já conhece o sintoma principal – o absenteísmo.

Os problemas causados pelo absenteísmo também são fáceis de notar, embora sejam sentidos após a persistência dos sintomas, quando a clínica já perdeu uma quantia considerável de dinheiro.

O que causa o absenteísmo?

O que normalmente causa o absenteísmo em pacientes é uma ou mais dificuldades no processo de agendamento de consultas. Se o processo de agendar, remarcar ou cancelar um compromisso é complexo demais, os pacientes tendem a não se esforçar tanto para fazê-lo. 

Claro, você sempre terá pessoas conscientes que ligarão ou entrarão em contato através de qualquer meio para resolver a situação. Contudo, não pode contar com que todos tenham essa percepção ou tempo hábil para fazê-lo.

A insatisfação também é outro ponto de atenção. Se a clínica médica não possui um cuidado muito específico com os pacientes, não os dá a devida atenção durante o atendimento, a chance de eles retornarem para uma nova consulta é baixíssima, e mesmo que façam o agendamento, podem não comparecer. Às vezes, o constrangimento de não ir a uma consulta marcada é menor que explicar o porquê de cancelar o agendamento…

Como reduzir o absenteísmo na clínica médica

Enfim, existem vários pontos que demandam sua atenção. A melhor maneira de reduzir o absenteísmo é ouvir seus pacientes. Para isso, tenha um cuidado muito especial no pós-consulta. O atendimento não deve parar no consultório.

Quando o paciente paga por uma consulta ou exame, ele é um cliente. Os clientes devem estar satisfeitos com a prestação de serviços sempre. Para alcançar esse resultado, basta ouvir o que ele mais gostou, o que ele acha que poderia melhorar e o que não gostou.

Garanta que as avaliações sejam anônimas. Isso ajuda a garantir respostas sinceras e pode ser realizado através de softwares e equipamentos criados especialmente para este fim.

Adote a teleconsulta

A teleconsulta é outra maneira inteligente para reduzir o absenteísmo. Além dos motivos já citados, as limitações físicas e outros obstáculos relacionados à mobilidade, como trânsito, não ter um carro etc. Por isso, oferecer a consulta remota pode ajudar outros pacientes, que compareceriam se pudessem.

De qualquer forma, adotar essas medidas e uma nova mentalidade te ajudará a ter um equilíbrio maior nas finanças. 

Além disso, você precisa pensar em ações para fidelizar os pacientes. Para ajudar, preparamos um post que trata exclusivamente da fidelização de pacientes!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs