Como preparar seu e-commerce para a Black Friday

Como preparar seu e-commerce para a Black Friday

Facebook
Twitter
LinkedIn

Saber como preparar seu e-commerce para a Black Friday é essencial. Uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio, a Black Friday se tornou extremamente popular na última década. Apesar de ser ligeiramente diferente da versão original, americana, e gerar um certo grau de desconfiança no consumidor, existem oportunidades bastante relevantes na Black Friday.

Vale notar que a Black Friday está no horizonte e você tem pouco tempo para se preparar. Se a sua loja virtual ainda não está pronta para ofertar produtos com preços muito especiais para esta data, é preciso entender o que fazer o quanto antes. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para te auxiliar nesse processo!

O que fazer para preparar o e-commerce para a Black Friday?

Comece preparando o estoque

O primeiro passo para preparar seu e-commerce para a Black Friday é cuidar do estoque. Sem isso, você terá problemas sérios na gestão do negócio, especialmente durante este período. Um dos eventos mais trágicos que podem acontecer é um cliente comprar algo que não tem estoque. Isso gera muita frustração no cliente e queima a imagem da loja para sempre.

É uma boa ideia analisar o estoque com bastante antecedência e deixar uma quantidade considerável de produtos com maior saída durante o período da Black Friday, além dos itens aos quais você planeja aplicar descontos. A melhor maneira de lidar com o estoque na Black Friday é ter um software de controle de estoque para e-commerce, que te avisa quando um item está prestes a acabar.

Falando nisso, entenda como melhorar os resultados do seu e-commerce!

Reforce a estrutura do seu site

Nem todo servidor é capaz de lidar com a alta demanda da Black Friday. Esse período costuma render muitos acessos, e se você quiser que sua loja continue no ar, precisa que a infraestrutura do e-commerce seja suficiente para aguentar o pico de acessos que pode acontecer. A escolha da plataforma também faz a diferença. Ela precisa ser capaz de lidar com múltiplos acessos e compras simultâneas sem gerar erros.

O atendimento é indispensável

Problemas e dúvidas sempre irão surgir. Por isso, você precisa ter um time de atendimento a postos para tirar dúvidas e resolver eventuais questões que poderão aparecer durante a Black Friday. Esse time de atendimento também terá bastante trabalho pós-black-friday, já que será necessário conferir se o cliente está satisfeito com a entrega e se tudo correu bem com a venda.

Divulgue com cautela

Como já dissemos, a Black Friday ainda gera um grau de desconfiança por parte do consumidor. Nem todo varejista digital usa a data para criar ofertas verdadeiras, podendo, na verdade, mascarar os preços para fazer parecer que eles diminuíram. Isso é uma fraude.

Portanto, seja verdadeiro em relação aos preços praticados. Ofereça descontos dentro do possível e paute sua Black Friday na realidade. Não adianta subir os preços dias antes da Black Friday começar porque o consumidor está atento e possui ferramentas para comparar esse tipo de informação.

A divulgação deve começar ainda em outubro. Deixe seus clientes fiéis cientes de que a Black Friday está chegando e, se possível, dê uma prévia de que categorias de produtos estarão com descontos nessa data tão especial. Em novembro, a comunicação pode se intensificar.

Não esqueça de garantir que seu e-commerce esteja adequado à LGPD. Para ajudar, separamos algumas informações importantes sobre a LGPD para negócios digitais!

O Natal está chegando! Aproveite para ler: como preparar seu e-commerce para datas comemorativas

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs