Como fazer pesquisa de mercado? 4 passos para realizar em seu negócio

Como fazer pesquisa de mercado? 4 passos para realizar em seu negócio

Facebook
Twitter
LinkedIn
26 10 - HT Contábil Inteligência Digital

O sucesso de um estabelecimento não se baseia estritamente nos recursos financeiros. Há diversas informações que precisam ser analisadas para garantir resultados positivos para o empreendimento e uma delas é conhecer o seu público. Nesse sentido, é imprescindível saber como fazer pesquisa de mercado.

Esse estudo serve para embasar as decisões dos gestores. Conhecer as opiniões, os gostos e o cenário externo no qual a sua empresa está situada é fundamental para montar um plano de negócios moldado e condizente com as expectativas.

Pensando em auxiliar sua empresa no alcance dos seus objetivos, neste post, falaremos sobre os 4 fatores essenciais de como fazer pesquisa de mercado!

1. Estipule o objetivo da pesquisa

Para que o empreendimento consiga financiar suas atividades e obter a lucratividade, é necessário conhecer as particularidades de cada ramo empresarial, ou seja, o mercado no qual a empresa está inserida e como surgem os riscos e as oportunidades no ramo.

Com essas informações, é possível definir qual dado no momento atual trará mais benefícios para a evolução dos negócios. Isso quer dizer que de nada adianta realizar diversos questionamentos sem saber ao certo como o resultado poderá ser aproveitado.

Quando o gestor sabe exatamente qual dado ele precisa para traçar um planejamento estratégico que alavanque o valor do seu empreendimento, ele utiliza a pesquisa de mercado para estabelecer quais serão os próximos passos de sua gestão. Com o objetivo definido, ele parte para o público-alvo.

2. Defina o público-alvo

Para que um produto alcance números surpreendentes nas vendas, é importante saber para quem vender, ou seja, definir o público-alvo. Essa etapa da pesquisa de mercado é essencial para o futuro das atividades da empresa.

Conhecer os clientes em potencial e como eles realizam as compras é o ponto-chave para desenvolver uma ação estratégica de promoções. É comum que muitos empreendedores negligenciem essa etapa, se preocupando mais com as questões financeiras.

Contudo, é de suma importância compreender quem são os clientes que farão girar os investimentos realizados. Por esse motivo, é pensando neles que os produtos devem ser criados, buscando alcançar as expectativas e os gostos do seu consumidor.

3. Assente a forma de coleta de dados

Durante a pesquisa de mercado, o que mais causa preocupação nos gestores é como aplicar a coleta de dados. Um equívoco nesse item pode prejudicar a realidade dos números, impactando a conversão das vendas.

Com o público-alvo definido, o modo como o estudo será coletado precisa estar direcionado a esses consumidores. Suponha que a maior gama do seu ramo de atividade está voltada para o público que utiliza as redes sociais. Logo, a pesquisa necessita ser aplicada nas plataformas digitais, isto é, no meio em que as pessoas que você deseja ouvir estão.

4. Analise os resultados

Só a aplicação da pesquisa não é o suficiente para que ela seja efetiva e ajude nas estratégias de mercado. É imprescindível analisar todas as informações que elas trarão para dentro do negócio.

Observe todos os pontos que foram respondidos e reflita sobre como os clientes estão vendo a imagem da sua empresa e os produtos que você comercializa. A partir disso, realize as mudanças necessárias e potencialize os itens pelos quais o consumidor apresentou maior satisfação.

Quando pensamos em um novo produto ou em abrir um novo estabelecimento, devemos nos lembrar de que, além de todos os itens mencionados, a contabilidade é uma aliada na coleta de dados, pois ela auxiliará os gestores com relação às exigências legais, liberações de alvarás, assim como com o custo tributário que a nova ação terá.

Para obter o sucesso, existem diversas etapas que precisam ser realizadas e a pesquisa de mercado é uma delas, pois só assim o seu empreendimento estará embasado em informações sólidas para a execução do projeto.

Agora que você sabe como fazer pesquisa de mercado, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs