Como crescer o seu negócio com análise da concorrência?

Como crescer o seu negócio com análise da concorrência?

Facebook
Twitter
LinkedIn

A grande maioria dos empresários, quando se fala em analisar a concorrência, viram o nariz. Talvez por não entenderem a forma correta de fazer isso. Mas fazer uma análise da concorrência é imprescindível para quem quer crescer em qualquer negócio.

Entretanto, não é analisada de qualquer jeito. Existe a forma correta de fazer isso para ter resultado.

Em primeiro lugar, observe as empresas que são seus concorrentes. Em seguida, avalie as principais estratégias utilizadas por elas. E por último, entenda quais delas fazem sentido para o seu negócio.

A análise estratégica e sistêmica da concorrência vai alavancar o seu negócio. Será que você sabe fazer isso?

Continue a leitura desse artigo e descubra como fazer a análise da concorrência e obter resultados positivos para o seu negócio.

O que é análise da concorrência?

Análise da concorrência consiste em separar os principais concorrentes do seu negócio e fazer uma avaliação minuciosa para ajudar você a construir a sua própria estratégia.

Aliado a isso, conheça bem o seu cliente. É importante saber sobre os erros e acertos da sua concorrência e aprender com eles.

Como fazer uma boa análise da concorrência?

A análise da sua concorrência pode despertar ótimas ideias para o seu negócio. E por isso, é imprescindível que ela seja feita da forma correta.

Procure levar em consideração todos os detalhes mais importantes sobre o mercado, a concorrência e os resultados esperados.

Não esqueça de estruturar bem a sua pesquisa e levar em conta aspectos relevantes como: definição dos concorrentes mais relevantes; avaliação das ações já realizadas por eles; avalie o comportamento dessas empresas no mercado; e por último, avalie a opinião dos clientes da concorrência nas redes sociais.

Agora que você já identificou quem são os seus concorrentes e já tem uma estratégia de análise da concorrência bem definida é chegada a hora de selecionar o que avaliar.

Quais detalhes da concorrência analisar?

Para fazer a análise da concorrência é preciso ter atenção aos mínimos detalhes. Abrir a mente para conseguir enxergar mais e além. Quanto mais tiver a visão treinada mais irá reforçar o seu diferencial competitivo e fazer crescer o seu negócio.

Como usar as informações obtidas de forma estratégica para ter resultado?

Você já deve ter ouvido falar no “pulo do gato”. Trata-se de uma estratégia que só você conhece para utilizar no momento oportuno enquanto outras opções tiverem se esgotado. Por isso, de posse de todas as informações relevantes de seu concorrente é hora de utilizar o “pulo do gato”.

Dito isso, se você quer transformar a sua empresa em um negócio único, saiba utilizar essas informações valiosas de forma otimizada para aumentar a rentabilidade de sua empresa e transformar o seu negócio como referência no mercado.

E para encerrar, reveja as necessidades do seu público alvo; reveja seus produtos ou serviços; identifique possíveis melhorias para o seu negócio; crie uma estratégia para fidelizar o seu cliente; faça um planejamento; invista em comunicação; e por último, mensure os seus resultados.

Viu, analisar a concorrência é muito mais que fuxicar o que eles estão fazendo. É uma estratégia necessária e essencial para qualquer negócio e deve ser realizada de forma estratégica e eficiente.Para continuar conversando sobre o assunto, veja Como fazer pesquisa de mercado? 4 passos para realizar em seu negócio

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs