Gestão de equipe: saiba como aumentar a produtividade dos funcionários

Gestão de equipe: saiba como aumentar a produtividade dos funcionários

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A busca por mais produtividade no ambiente corporativo é constante. Em tempos de pandemia então, além de ser mais requisitada, a gestão de equipe se tornou um grande desafio para manter a equipe motivada e aumentar a produtividade dos funcionários.

Para os empresários não resta dúvida que para escalar no mercado é preciso aumentar a produtividade dos funcionários. Nesse sentido, ganham destaque a gestão de equipe que investe em gerenciamento de processos com foco em produtividade.

Mas como fazer isso de maneira assertiva? Reservamos aqui algumas dicas para aumentar a produtividade dos seus funcionários. Confira!

Melhores práticas de gestão de equipe para aumentar a produtividade

Conheça a seguir, algumas práticas para melhorar o desempenho dos seus funcionários no ambiente corporativo.

Organização da rotina

Organização é fundamental em qualquer área da vida, especialmente no ambiente de trabalho. Para isso, otimize os processos internos e evite desperdícios, falhas, atrasos e tarefas que não irão agregar nenhum valor.

Por meio da aplicação de rotinas mais estruturadas é possível conquistar mais agilidade e eficiência no dia a dia.

Defina metas

Para ter mais produtividade é preciso saber para onde ir. Por isso, definir metas é primordial para alcançar esse objetivo. Portanto, se você quer ter uma equipe mais produtiva trace metas individuais, coletivas, de curto, médio e longo prazo.

Não se esqueça de envolver a todos no cumprimento das metas e além disso, também não esqueça de incentivar e motivar os seus colaboradores.

Forneça recursos para aumentar a produtividade

Não existe uma equipe mais frustrada ao sentir falta de recursos apropriados para desenvolver seu trabalho. Mesmo que os seus funcionários estejam trabalhando de home office, ofereça ajuda de custo, equipamentos e mobília adequadas. Isso vai manter a saúde e qualidade no trabalho desse colaborador que se sentirá motivado e como consequência, aumento de produtividade.

Dê atenção à comunicação interna

A comunicação interna é essencial para os negócios, embora a grande maioria dos empresários não dê a devida importância. Ela é fundamental para aumentar a produtividade dos funcionários. Por isso, invista em sistemas inteligentes que seja capaz de atingir todos os colaboradores. Se for possível, contrate um profissional da área só pra cuidar da comunicação interna de sua empresa e veja a produtividade de sua equipe dar um salto.

Entre as dicas sobre como aumentar a produtividade dos funcionários também é importante monitorar o ambiente interno.

Pesquisas relacionadas ao clima organizacional de uma empresa são muito bem-vindas para medir como anda a satisfação dos colaboradores. Com base nesse compartilhamento de informações, fica mais fácil identificar as falhas e corrigi-las.

Saiba mais: Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

Humanize a gestão de pessoas de sua empresa

Quando a produtividade de um colaborador cai, a queda de rendimento pode estar relacionada a diversos fatores e muitos deles pode ser problemas pessoais. Ao conhecer bem cada membro de sua equipe vai ficar fácil identificar isso e ir atrás de solução.

Esteja presente nas reuniões e depois de tratar dos assuntos relacionados a empresa tire um tempo para conversar com cada colaborador e saber como estão, se as coisas vão bem em casa e se estão bem de saúde e se precisam de algo.

Ao humanizar a relação entre os colaboradores irá perceber que eles passarão a ser mais produtivos. Na maioria dos casos, isso ocorre de forma natural.

Para finalizar este artigo, você sabia que a gestão de equipe deve andar junto com outros setores da empresa, inclusive com a gestão financeira? Entenda melhor no artigo RH e contabilidade: qual a sua relação e quando devem trabalhar juntos?

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Negocios Digitais Para Profissionais Da Saude - HT Contábil

Como os profissionais da saúde podem aproveitar o momento para começar um negócio digital?

A movimentação e mudança nas relações e meios de trabalho sentiram modificações em todo o planeta. Seja pela pandemia mundial ou pelo avanço e popularização da Internet, é possível sentir as mudanças. Delivery ‘s ganhando espaço, plataformas de streaming como Netflix, youtube e Amazon faturando mais do que televisão abertas. Hoje, falaremos como os profissionais

Sazonalidade No E Commerce - HT Contábil

Sazonalidade no e-commerce – como preparar o estoque?

Se você chegou até aqui, já sabe que montar e reger um e-commerce não é uma tarefa fácil. Estar tecnicamente preparado para gestão de seu negócio online, requer que você esteja atento aos próximos passos. Épocas de grandes vendas e tempos de escassez. Como lidar com a sazonalidade no e-commerce e ter o estoque preparado? 

Gestor De Negocios Digitais - HT Contábil

Gestor de negócios digitais: o que são e qual a importância?

A pandemia de fato encurtou o tempo para a migração de negócios físicos para negócios digitais que já vinha acontecendo, mas não era dúvida para ninguém que uma hora isso ia acontecer. Mas você conhece o gestor de negócios digitais? As empresas estão migrando cada vez mais para a internet e precisam de muitas pessoas que

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!