Como abrir uma empresa de negócio digital?

Como abrir uma empresa de negócio digital?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Saber como abrir uma empresa de negócio digital é fundamental para ter sucesso nos próximos anos.

Empreendedorismo Digital é mais que uma tendência, é uma onda que chegou para ficar. Se o mercado digital já era atrativo antes, com o advento da pandemia do coronavírus, mais e mais pessoas tendem a consumir digitalmente em detrimento do contato físico e de sair às ruas.

Mas, se você não tem ideia de por onde começar, o HT Contábil separou algumas dicas que serão de grande valia para começar sua nova empresa com o pé direito.

Como abrir um negócio digital em 5 passos

Antes de mais nada, é importante saber que um negócio digital requer o mesmo nível de cuidado de uma empresa com ambiente físico. Não é porque você irá prover seus serviços ou produtos pela internet que não precisará lidar com burocracias ou que ficará livre de certas obrigações.

Sim, há facilidades. Porém, o nível de atenção deve ser o mesmo, e dependendo do tipo de negócio que você deseja abrir, pode ser necessário ter ainda mais atenção.

Vamos às dicas para abrir sua empresa digital!

1- Defina o segmento e o seu público-alvo!

O primeiro passo para ter um negócio de sucesso no mercado digital é definir um segmento e o público-alvo.

Isso depende do tipo de negócio que você quer abrir. Se estamos falando de um e-commerce, vale a pena definir uma segmentação para ele. Focar em um público-alvo te ajuda a construir sua reputação e a se diferenciar de outras lojas generalistas e marketplaces, como Mercado Livre, Magalu, Americanas e afins.

2 – Certifique-se de que há demanda na web

Não basta definir um segmento para o seu negócio digital se não houver demanda para ele. É importante consultar ferramentas como Google Trends, SEMRush e Google Keyword Planner. Isso ajudará a guiar suas estratégias, as palavras-chave que você deseja utilizar e o tipo de produto ou serviço que você irá oferecer.

3 – Defina um modelo de negócios

Um dos passos primordiais para abrir um negócio digital é definir o seu modelo de negócios. Sua empresa poderá ser um e-commerce, SaaS ou marketplace. 

Faça uso de um canvas e desenvolva um plano de negócios extenso, que detalha seu público-alvo, a faixa de preço dos produtos praticados, tudo que será necessário para o negócio funcionar, seus principais concorrentes e quaisquer outras informações que você julgar serem relevantes.

4 – Pense na sua estratégia de marketing digital

O empreendedorismo digital depende bastante do marketing e da publicidade. Inspire-se com seus concorrentes, defina que canais você irá utilizar para divulgar seu negócio digital, quanto irá investir nisso e muito mais.

5 – Lance um MVP do seu negócio digital

Lançar um Mínimo Produto Viável do seu negócio é imprescindível! Você pode criar uma página de produto (ou página de vendas/landing page) para anunciar determinado produto. Com isso, teste a recepção do público-alvo e, caso ela seja positiva, você terá uma média de preço para seus produtos, podendo assim investir em uma plataforma mais robusta. 

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs