Blog para E-commerce: Será que funciona?

Blog para E-commerce: Será que funciona?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Os e-commerces vem sendo uma forma excelente de investimento no Brasil e no Mundo. Muito pela popularização da internet e também da globalização vista no século XXI. Vender pela internet se tornou um negócio com grande potência e acreditamos que você já saiba disso. Mas sobre estratégias de vendas e fidelização: “Será se um blog funciona para atrair clientes pro meu e-commerce?”.

Os tempos realmente não são dos melhores. Começamos a notar certo avanço da economia, ainda a passos curtos, nessa reta final de pandemia. Mais do que investimentos tímidos, o maior medo está nos investimentos feitos de maneira errada. 

Venha com a gente e descubra se o uso do blog pode ou não atrair clientes para sua loja online!

O poder do Google e o tráfego orgânico

O poder do Google já é incontestável. São mais de 1,2 trilhão de pesquisas por ano, sem falar que o google está em cerca de 62 países e contando. Imaginem quantas dessas pesquisas não foram feitas, através de seu público-alvo interessados em seu produto. 

Mas aí você deve estar se respondendo: “ Eu já uso o Google Ads e anuncio de maneira paga.”. Até quando você irá continuar pagando por algo que é possível conquistar de maneira “gratuita”? 

O tráfego orgânico que o Google pode lhe oferecer é extenso e criar um Blog e utilizá-lo de acordo com SEO (Search Engine Manager) é uma ótima maneira de consegui-lo sem pagar altos custos como no Google Ads.

É possível vender usando um blog para e-commerce? 

Com a criação do Blog, você conseguirá produzir artigos e usar a estratégia chamada de “inbound marketing”. Estratégia essa que consiste em não mais correr atrás do cliente, mas sim, estar aonde ele irá buscar respostas e curiosidades ligadas a seu produto. 

Imagina que você vende roupas de cama. Seu público-alvo acessa o Google e busca saber sobre o seguinte tema: “ Qual é o melhor tecido para colcha de cama?”. Após a pesquisa, supomos que seu público-alvo encontre você na primeira página do Google e entre exatamente no artigo criado em seu Blog, que fala sobre o tema buscado. 

Viu como para além de gerar poder, confiança e autoridade frente a seu cliente, as chances dele comprar um produto sobre o tema que ele está buscando é grande, certo? É assim que funciona o inbound marketing somado às plataformas de pesquisa como o Google.

Inbound marketing e funil de vendas 

Para além de palavras-chaves de long tails mais conversivas como a citada acima, é possível usar o inbound marketing através de funis de vendas, onde você cria sistemas de vendas de maneira a captar clientes que ainda estão:

  • sem saber que precisam resolver determinado problema que seu produto soluciona;
  • em dúvidas sobre comprar determinado produto; 
  • que já estão buscando o produto que você vende;
  • querendo comprar o produto agora mesmo

Você apenas conseguirá usar de estratégias como a de inbound marketing ou um modelo de funil de vendas, com o suporte de um blog. Imagina se você consegue ficar na primeira página do google, para uma palavra de venda do seu produto? Exemplo:

  • “ Comprar camisa da moda para o ano novo”

Imagina quantas camisas você não iria conseguir vender em uma única temporada? As chances e oportunidades são bem extensas, bem como suas estratégias. Em algum momento, nossa intenção é diminuir o poder do tráfego pago ou até mesmo dizer que as técnicas SEO para ranquear no Google são fáceis. Entretanto, é importante entender que se trata de uma excelente oportunidade, usar o tráfego orgânico como meio de captar e fidelizar clientes para seu e-commerce.

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs