Automação no e-commerce – como facilitar as vendas de Natal?

Automação no e-commerce – como facilitar as vendas de Natal?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Reta de fim de ano. Agora é o momento de pensar em facilitar as vendas de Natal e evitar possíveis erros que você tenha cometido com a Black Friday e outras importantes datas comerciais ao longo do ano. Para isso, a automação no e-commerce é a chave!

Como a automação no e-commerce pode ajudar?

Automatizar a gestão do e-commerce é algo bastante positivo, pois possibilita a execução, de forma automática, de várias tarefas importantes no dia a dia de quem gerencia uma loja virtual. Há muitos processos a serem seguidos, e tantos deles são extremamente repetitivos e manuais. Apesar disso ser algo bem chato e trabalhoso para quem executa o trabalho, essa é a base ideal para automatizar o e-commerce.

Mas, onde a automação no e-commerce pode ajudar, afinal?

1 – Controle de estoque

Receber o pedido e conferir se há estoque pode até ser rotina na sua empresa, mas fazer isso apenas após receber o pedido é algo complicado. Você não deve, em hipótese alguma, esperar por isso. É bem ruim quando um cliente compra algo na sua loja virtual e, momentos depois, é avisado que o produto se encontra fora de estoque.

Tudo bem, há quem faça essa verificação diariamente. Porém, ainda é algo trabalhoso e que demanda bastante tempo por parte de um colaborador, sem contar na atualização do sistema. A falta de sincronização é um problema recorrente em muitas lojas virtuais, e que pode prejudicar seriamente a imagem do seu negócio digital.

A automação da gestão de estoque cuida de tudo isso para você de maneira automática e muito prática.

2 – Fluxo de pagamento

Se o fluxo de pagamento do seu e-commerce ainda não é algo automático, você está convidando erros e deslizes a fazerem parte da sua operação. Monitorar o fechamento de pedidos, emitir notas fiscais e garantir que os pagamentos estejam na conta é algo trabalhoso, que demanda muito tempo e energia de colaboradores.

Automatizar o fluxo de pagamento facilita muito a sua vida e a saúde financeira da empresa. Além disso, ela acelera as confirmações de pagamento, levando à liberação de maneira mais ágil.

3 – Atendimento ao cliente

O atendimento de uma loja digital pode ser bastante caótico. Por isso, é importante pensar na automatização no e-commerce, especialmente dentro do SAC. Não é incomum que negócios digitais trabalhem com múltiplos canais de atendimento, incluindo:

  • Instagram;
  • abertura de ticket;
  • Facebook;
  • telefone;
  • Whatsapp;
  • entre outros.

Porém, nem sempre há integração para estes canais. Isso leva a mensagens enviadas por clientes, que acabam sendo perdidas porque a equipe não se atentou a determinado canal no momento certo. Sejamos francos: dar atenção para tantas frentes de atendimento pode ser bem difícil.

A automação dos canais de comunicação, atendimento e relacionamento é a saída para evitar esse tipo de situação desagradável. Busque o apoio de soluções que integram os setores da sua loja virtual e implemente a automação no e-commerce de forma gradual. Prepare-se para as vendas de fim de ano e tenha sucesso nesta época tão oportuna para os seus negócios!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs