aging-listOrganizar as finanças de uma empresa é uma tarefa que exige paciência e disciplina. Por sorte, há uma série de ferramentas feitas com o principal objetivo de ajudar nesse processo. É o caso da aging list.

Trata-se de um instrumento que pode melhorar muito a otimização dos custos e ganhos do negócio, evitando que a empresa entre em descontrole em relação ao seu caixa. Quer saber um pouco mais sobre essa ferramenta? Aqui, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a aging list. Boa leitura!

O que é aging list?

Explicando de forma simples, aging list (em português, lista de envelhecimento) é uma maneira de registrar as contas a pagar e receber de uma empresa. Esse registro é feito em tabelas, porém, sua principal característica é a divisão por períodos e o maior detalhamento da descrição dos dados. A divisão de tempo é relativa, mas, geralmente, as informações coletadas são de um mês.

Com essa possibilidade de organização, a gestão pode analisar qual é o desempenho de seus gastos, assim como os seus rendimentos, tendo um panorama do comportamento financeiro do negócio.

Como ela ajuda a otimizar a empresa?

A aging list faz parte do seleto grupo de ferramentas que auxiliam a administração a organizar e entender as finanças do negócio. Geralmente, alguns relatórios financeiros precisam de mais tempo, tanto para coleta de informações como para disponibilizar os dados necessários.

Com o desempenho registrado pela aging list, a administração conta um material de análise rápida, podendo avaliar o saldo e também a evolução dos rendimentos durante um curto tempo. Obter esse tipo de informação de forma rápida pode auxiliar na tomada de decisões.

Outro ponto importante é com relação ao pagamento de fornecedores, pois, com os registros das datas dos pagamentos anteriores e próximos, é possível se prevenir e evitar atrasos ou esquecimentos de prazos.

Qual a diferença entre fluxo de caixa e aging list?

É muito importante tomar o cuidado de não achar que aging list é a mesma coisa que o fluxo de caixa. Os dois são uma maneira de registro das finanças, porém, diferente do fluxo, a aging list é mais exclusiva, procurando catalogar os valores em grupos, inclusive, por cliente e fornecedor.

O ideal é que a empresa utilize essas duas ferramentas em conjunto para ter uma análise mais completa de seu comportamento financeiro e melhorar o controle.

Quais são os benefícios da aging list?

Existem vários benefícios de se manter um controle com a aging list. Aqui, vamos apresentar alguns:

  • cobrar dívida em atraso, afinal, com o registro dos rendimentos, tanto recebidos como futuros, a empresa pode hierarquizar esses clientes inadimplentes e pensar em medidas para monitorar esses comportamentos;
  • mais controle e organização dos fornecedores, visto que a gestão terá informações mais específicas sobre as transações com seus fornecedores, evitando atrasos no pagamento e preservando a relação com eles;
  • ajuda no monitoramento dos resultados e também do planejamento estratégico, já que proporciona dados objetivos;
  •  fornece informações fundamentais para a criação de relatórios alinhados com o que acontece de fato financeiramente no empreendimento, auxiliando na tomada de decisão;
  • agiliza o pagamento das despesas, já que conta com os registros datados dos custos futuros. A gestão pode se prevenir, evitando perda de prazos.

Vimos, ao longo deste texto, o que é e como a aging list pode beneficiar a organização das finanças de um negócio, sendo uma ferramenta fundamental para a criação de relatórios e para melhorar a análise da empresa.

Gostou de aprender sobre aging list? Quer continuar informado? Então, acesse agora o nosso texto sobre maneiras de criar uma estrutura de qualidade!