A importância da Gestão empresarial para clínicas médicas.

A importância da Gestão empresarial para clínicas médicas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Banco De Imagens - HT Contábil

2022 é considerado como o ano dos empreendedores. Com o retorno à “normalidade” do cotidiano dos brasileiros após a pandemia do Corona Vírus, as empresas estão estabelecendo suas rotinas como anteriormente, agindo com o modelo híbrido em relação às escalas de trabalho, mantendo as medidas de segurança, e buscando praticidade nos seus processos. 

   Dito isso preparamos algumas dicas relacionadas a gestão empresarial para a sua clínica médica que você deve anotar:

 O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial é um conjunto de ações estratégicas ligadas a administração da empresa, buscando a melhor solução com o objetivo de corrigir erros, projetar resultados, evitar possíveis falhas e analisar problemas que tragam retorno à instituição. 

Na prática existem alguns pontos a considerar para se ter uma boa gestão:

  • Defina metas e objetivos 

  As métricas relacionadas a metas e objetivos da empresa são o que fazem a diferença em relação ao dia a dia. Considerando que você se reúna com a sua equipe e demonstra essas medidas, é uma forma de você ter um retorno referente a situação da empresa. 

  As metas vão além da busca pelo aumento de lucro ou atração de novos clientes. 

  Um bom exemplo é: 

Vamos considerar que na sua clínica haja um retorno de 20% de clientes insatisfeitos com o atendimento e a prestação de serviços. Embora 80% dos demais estejam satisfeitos, é ideal a solução desses problemas da primeira quantidade. Analisando o cenário, uma das metas é reduzir ao mínimo esse percentual de insatisfação. 

  Aplicando com a equipe, esse se torna um plano futuro que trará benefícios a sua empresa.

  • Tenha um bom controle financeiro 

  O controle financeiro é outro fator importante que vai predominar no sucesso do seu negócio. O famoso “pagar as contas” em muitas das vezes causa confusões que deixam a empresa no vermelho. 

  O ideal é sempre estabelecer uma separação das finanças pessoais com as da empresa, dessa forma evita transtornos ligados à falta de dinheiro para regularização de determinado valor, por exemplo. 

  Busque sempre ter relatórios do que entrou e saiu no mês, gastos mensais com funcionários, reposição de matéria prima e etc. Dessa forma você garante boa saúde financeira da sua clínica. 

  A contabilidade consegue te ajudar com toda essa parte financeira, entregando as declarações acessórias, cuidando do seu faturamento, gastos, livro caixa e etc.

  • Capacite você e a sua equipe           

 Como toda empresa que está começando há alguns problemas relacionados ao cotidiano que requerem boas soluções. No dia a dia da empresa, é comum que apareçam problemas semelhantes que buscam essas respostas de mesmo porte.

  Contudo em situações atípicas é necessário que você como gestor, busque alternativas práticas que garantam o funcionamento da sua clínica com normalidade, e dessa forma passe a sua equipe a credibilidade e exemplo de como atender a esses casos específicos. 

  Segundo o autor e contador Vicente Sevilha do livro “Empreendedores de Sucesso”, muitos empreendedores de negócios precoces acabam declinando por determinarem, ainda que pra si, que as vendas são o único fator importante da empresa. 

 Acontece que ao estipularem esse ponto como principal, acabam deixando de lado outros fatores como a equipe. O ideal é determinar melhor a capacitação dos seus colaboradores, oferecendo cursos profissionalizantes, reuniões em grupo, otimização de processos que façam com o que os funcionários não se sintam apenas peças de um tabuleiro empresarial.

Na prática é assim:

Considerando que surja um problema na clínica em relação a atendimentos, é necessário um conhecimento mais específico para orientar esses clientes. Os funcionários que já estão treinados e possuem esse aprendizado, consegue tranquilizar esses clientes que chegam para marcar consultas, ou serem atendidos pelos médicos, assim entregando uma solução prática e eficaz para todos.

  • Análise de resultados

  Andando lado a lado com as metas e objetivos, a análise de resultados é importante para você ter uma noção de como estão os índices da sua clínica. 

  Quantos clientes procuram a clínica para serem atendidos mensalmente? Quantos deixam de consumir os planos da clínica? Volume de produtos para reposição? Como está seu estoque? 

   Esses são alguns dos exemplos necessários a serem respondidos para que você tome decisões sábias para a sua empresa. O ideal é obtê-los através de uma análise por meio de relatórios gerenciais, por exemplo.

E por fim…

Com esses pontos você conseguirá começar um bom ano no seu negócio, e assim obter retornos positivos. O caminho é longo, mas aos poucos a sua clínica irá atingir seus objetivos, e assim se tornar referência. 

Mas e você? Está fazendo uma boa gestão na sua empresa?

Se ainda sentiu dificuldades com algumas questões, entre em contato conosco!

Com a HT contábil você garante uma consultoria especializada que vai te ajudar com a gestão empresarial do seu negócio!  E ainda os honorários vem somente 30 dias após a emissão do CNPJ!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs