7 erros de marketing que você precisa parar de cometer

7 erros de marketing que você precisa parar de cometer

Facebook
Twitter
LinkedIn

O marketing digital é, hoje, uma das principais ferramentas para alavancar o crescimento de um negócio. Sendo uma estratégia fundamental para negócios de qualquer porte e segmento. Mas para ter um retorno positivo é essencial acertar na escolha das ações. Será que sua empresa está no caminho certo ou cometendo muitos erros de marketing?

Veja a seguir os erros de marketing que você precisa parar de cometer!

1- Não conhecer o público-alvo

Para que uma estratégia de marketing digital tenha sucesso é fundamental ter seu público muito bem delimitado. E não apenas de maneira genérica.

O ideal é criar uma Persona, ou seja, a personalização do público-alvo que você quer alcançar, com o máximo de informações. É isso que vai orientar suas ações de promoção e divulgação, possibilitando a maximização dos investimentos e as chances de conversão.

Tenha em mente que sem conhecer a sua persona é muito difícil conseguir atingi-la.

2- Não planejar

Essa é a origem de boa parte dos problemas que uma marca pode ter na sua divulgação na Internet.

Não basta definir sua persona e sair fazendo posts aleatórios, que você acha que vão agradar. Ignorar o planejamento é contar com a sorte.

No marketing digital as ações e ferramentas precisam estar em perfeita sintonia. Planeje tudo com antecedência, considerando a jornada do cliente e visando o retorno pré-definido.

3- Ignorar a Jornada do Consumidor

Esse é um dos principais erros de marketing que fazem com que as ações e campanhas não consigam extrair o máximo do retorno nos investimentos.

A Jornada do consumidor possui 3 etapas:

  • Conhecimento – A persona percebe que tem um problema e começar a buscar informações para resolvê-lo;
  • Consideração – O consumidor já entendeu seu problema e agora busca trilhar o melhor caminho para resolvê-lo;
  • Decisão – Quando ele já identificou qual é a melhor solução e, então, toma sua decisão para resolver o problema.

É importante compreender estes estágios para gerar conteúdos que satisfaçam as necessidades da sua persona. Assim, você consegue entregar soluções personalizadas.

4- Não fazer pesquisa de palavras-chave

Se você quiser ser encontrado nos mecanismos de busca, precisa investir no SEO (Search Engine Optimization). Isso nada mais é que encontrar as palavras-chaves certas para o seu negócio.

Usar essas palavras no seu site irá melhorar o posicionamento nas páginas de busca. Isso também colabora com os conteúdos de blog e redes sociais.

O uso do SEO pode ter um impacto positivo bem significativo nas estratégias de Marketing Digital.

5- Não fazer uma análise da concorrência

Analisar a concorrência é sempre um grande aprendizado para qualquer negócio. Por isso, tire um tempo na sua rotina para avaliar o que eles estão fazendo nas redes sociais e no site.

Isso ajuda a identificar os pontos fracos e fortes nas suas estratégias de marketing digital, sendo uma ótima forma de ter novas ideias!

6- Deixar o cliente de lado e dar foco no produto ou serviço

O consumidor não está muito interessado em saber se o que você oferece é o melhor no mercado. Ele quer saber como isso vai resolver determinada situação que ele tem como problema.

Uma estratégia focada em tirar dúvidas e resolver as dores dos consumidores é muito mais eficaz do que transformar as redes sociais em uma vitrine virtual.

Por isso, produza conteúdos de qualidade, leve informações e curiosidades que sua persona quer e precisa saber. Posicione-se como uma referência no seu segmento.

7- Não analisar as suas ações (e erros de marketing)

Não monitorar os resultados das ações é, talvez, um dos erros mais cometidos.

Como saber se uma ação foi boa sem fazer uma avaliação e monitoramento? O fato de haver um aumento de vendas de 18% em um mês não significa que é um resultado de marketing.

Acompanhe os relatórios de desempenho das ações de marketing e observe o que teve engajamento e bom retorno. Você deve verificar o que pode ser repetido e o que deve ser alterado, já que não houve o retorno desejado. Conseguiu identificar erros de marketing que estava cometendo? Agora veja dicas para divulgar seu negócio digital.

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs