4 dicas para preparar sua loja virtual para datas comemorativas

4 dicas para preparar sua loja virtual para datas comemorativas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Um e-commerce que não está preparado para lidar com datas comemorativas está deixando de aproveitar oportunidades incríveis para aumentar sua receita.

A sazonalidade deve se tornar parte da rotina de lojas virtuais e marketplaces, já que algumas épocas do ano trazem bastante retorno para os empreendedores digitais. Algumas das mais comuns são:

  • Páscoa (para quem trabalha com chocolates)
  • Dia das Mães
  • Dia dos Namorados
  • Dia dos Pais
  • Dia das Crianças
  • Natal

Existem outras, é claro. As datas comemorativas mais importantes variam de acordo com cada negócio e segmento. Contudo, essas são sempre relevantes, seja para quem vende roupas, produtos em geral ou alimentos. Quem não gosta de um bom presente, não é mesmo?

O problema é que preparar o estoque da loja para essas temporadas pode ser algo extremamente problemático, especialmente para negócios digitais que já têm um histórico complicado quando o assunto é controle de estoque. Não bastasse isso, ainda há situações problemáticas envolvendo o controle financeiro e até com relação à estrutura do site, que pode não ser capaz de suportar um grande fluxo de visitantes.

4 dicas para preparar sua loja virtual para datas comemorativas

Pensando em tudo isso, separamos 4 dicas muito valiosas para cuidar melhor da sua loja e garantir que ela esteja prontinha para qualquer data comemorativa. Veja só!

1 – Conserte o seu site o quanto antes

Essa é a primeira dica porque, sem seu site ou perfil no marketplace em que você participa, fica impossível vender para quem quer que seja. Se você já tem um site bem estruturado, com um servidor capaz de receber um grande fluxo de pessoas, é preciso realizar testes e verificar se todas as funções estão funcionando corretamente.

2 – Prepare o estoque antecipadamente

Um dos maiores desafios do e-commerce é justamente a facilidade em cometer erros com o potencial de manchar sua reputação para todo o sempre. Vender um item que está sem estoque é uma bela dor de cabeça, tanto para o consumidor quanto para você, empreendedor digital. 

Portanto, é imprescindível ter um controle de estoque impecável, revisado diariamente e, se possível, automatizado com um sistema próprio para e-commerce. Existem vários softwares no mercado, e certamente há um ou mais que combinam com suas necessidades e expectativas. Basta pesquisar e encontrar o ideal!

Tenha um estoque bem preparado. Se você já tem um e-commerce há algum tempo, provavelmente sabe que tipo de demanda deverá acompanhar em determinadas épocas do ano. Se é o seu primeiro ano, inspire-se em seus concorrentes e observe que períodos têm maior saída.

3 – Tenha anúncios no gatilho

Se você tem sua própria plataforma, não pode contar com os algoritmos de marketplaces e, por isso, precisa criar seus próprios anúncios nas redes sociais e no Google. Crie anúncios que podem ser usados nas datas comemorativas e certifique-se de que eles poderão ser usados novamente no próximo ano. Isso facilita seu trabalho, e mesmo que você precise fazer algumas alterações, será algo fácil e rápido.

4 – Previsibilidade financeira é tudo

Um negócio digital precisa saber de onde seu dinheiro vem, quando vem e para onde ele vai, bem como as datas de suas saídas. É importante ter um bom controle de fluxo de caixa para entender se há lucro ou prejuízo. Junto com o controle de estoque, você entenderá que produtos geraram maiores saídas e quais ficaram encalhados. A partir disso, é possível criar ofertas e promoções para se livrar do estoque restante, caso você não possa guardá-lo para o próximo ano ou identifique uma oportunidade atual.

Gostou dessas dicas? Saiba que toda a preparação de um e-commerce para datas comemorativas requer um controle contábil muito assertivo. Isso porque a contabilidade para e-commerce colabora com dicas para realizar o controle de estoque, fornece todo o controle financeiro que você precisa e te ajuda a gerenciar melhor o negócio, com menos riscos e mais precisão.

Aproveite e confira 4 dicas para melhorar os resultados do seu e-commerce

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs