4 dicas para melhorar a reputação da sua clínica e atrair mais pacientes

4 dicas para melhorar a reputação da sua clínica e atrair mais pacientes

Facebook
Twitter
LinkedIn

Um negócio que não tem muitos clientes está fadado a fechar. O mesmo vale para clínicas médicas e hospitais. Se você quer ter muitos pacientes recorrendo ao seu empreendimento, temos boas notícias: é possível seguir algumas dicas e melhorar a reputação da sua clínica, mesmo que ela esteja um pouquinho manchada.

Antes disso, entenda: jamais celebramos o fato de haver pessoas doentes por aí. A questão é que elas existem e sempre irão procurar serviços médicos, a depender de vários fatores que contribuem para essa escolha, incluindo questões financeiras, regionais, culturais e muito mais. O ponto aqui é garantir que os pacientes da sua região possam ir até sua clínica e tomá-la como referência no atendimento.

Quando falamos em “gerar fila de pacientes”, é preciso entender que se trata de trazer o máximo possível de pessoas para sua clínica, mas sem comprometer a capacidade de atendimento da mesma. Mas, falaremos um pouco mais disso adiante!

A reputação da sua clínica é tudo – e você precisa melhorá-la para atrair pacientes!

Tudo na vida funciona na base do relacionamento. Empregadores têm relacionamentos empregatícios com seus empregados, parceiros amorosos têm relacionamentos amorosos, e por aí vai. Estamos sempre buscando uma relação que traga algum benefício para nós, seja essa relação de consumo ou não.

O paciente é um consumidor. Você é um prestador de serviços. A medicina é algo muito importante para toda a humanidade, mas a essência disso é uma relação de prestação de serviços, e como acontece com qualquer prestador de serviços, a qualidade do trabalho conta muito para sua reputação.

A questão aqui é a seguinte: a prestação de serviços de uma clínica é muito mais complexa. Além do atendimento propriamente dito, há vários outros fatores envolvidos, como a acessibilidade, a facilidade para entrar em contato com a equipe, o conforto, a tecnologia, a disponibilidade de equipamentos e especialidades, a lotação e tantos outros.

Basta que apenas alguns desses elementos apresentem problemas para seus pacientes se sentirem insatisfeitos. Por isso, focaremos nossos esforços em alguns pontos cruciais:

  • Conforto
  • Acessibilidade
  • Atendimento
  • Tecnologia

4 dicas para melhorar a reputação da sua clínica e gerar uma fila de pacientes

Agora sim! Vamos às dicas que você tanto procura!

1 – O ambiente da clínica precisa ser constantemente revisado e aprimorado

Nem sempre isso significa realizar mudanças drásticas. Às vezes, os pacientes estão contentes com as cadeiras, com o ambiente de espera e todo o conforto que você oferece a eles. Porém, é necessário verificar se tudo está funcionando como deveria, se há algo que chama a atenção de forma negativa e se existe alguma coisa que pode ser melhorada.

Isso é fácil de fazer. Basta pedir para que seus pacientes preencham uma pesquisa de satisfação após as consultas, algo que poderá colaborar não só para a questão do conforto, mas do atendimento de uma forma geral. Basta saber como estruturá-la.

2 – O acesso e o contato precisam ser facilitados

Sabe o que dá muita raiva em um paciente? Tentar marcar uma consulta e ficar escutando uma música por vários minutos, sem qualquer expectativa de quanto tempo essa experiência desagradável irá durar. É irritante e humilhante!

O acesso e o contato à clínica médica devem ser facilitados. Você precisa investir em canais de contato mais modernos e ágeis, como o WhatsApp, modernizar a linha telefônica e permitir que seus pacientes tenham mais opções para marcar consultas.

Isso também vale para o acesso físico. Escadas e elevações podem ser extremamente desagradáveis para pessoas com limitações físicas, especialmente cadeirantes e idosos. Portanto, busque colocar-se no lugar dessas pessoas e realize mudanças na clínica, ou pelo menos crie acessos alternativos e facilitados.

3 – O atendimento precisa ser humanizado e pautado em empatia

Quem está doente busca o máximo de conforto e atenção por parte daqueles que irão atendê-los. Isso torna o momento menos desagradável e gera uma satisfação maior quanto à prestação de serviços.

Portanto, invista em treinamentos e busque orientar sua equipe – absolutamente todos, desde o atendimento à equipe de limpeza – para tratar os pacientes com o máximo de paciência, com o perdão do trocadilho, para evitar problemas.

4 – A tecnologia é sua maior aliada

Não dá para falar dos pontos acima sem citar a tecnologia, certo? Com um software específico, você pode centralizar informações dos pacientes e garantir que eles sejam atendidos com maior agilidade e precisão. É realmente muito chato ter que ficar repetindo o que está acontecendo para 5 pessoas diferentes em cada fase do atendimento. Ter tudo isso centralizado em um prontuário é excelente, e permite a construção de relacionamentos duradouros com os pacientes.

Gostou das dicas? Acreditamos que tudo isso vá fazer uma grande diferença na gestão da sua clínica médica! Não hesite em entrar em contato conosco para tirar suas dúvidas sobre questões do universo contábil, incluindo as finanças, para preparar sua clínica para novos investimentos. 

Estamos aqui para ajudar!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs