4 Dicas Fundamentais de Contabilidade para Profissionais da área da Saúde

4 Dicas Fundamentais de Contabilidade para Profissionais da área da Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn

A contabilidade para área da saúde pode ser muito benéfica para o negócio em todos os sentidos. Com tamanha demanda, reduzir o custo em despesas desnecessárias é fundamental, mas sempre entendendo e implementando uma contabilidade de qualidade.

O foco principal de um médico é o atendimento ao paciente, mas é muito importante dar atenção especial à contabilidade. Além de médico, também há deveres como empresário encarregado de administrar uma clínica médica lucrativa, e isso requer manter registros financeiros precisos e conformidade fiscal. 

A seguir confira algumas dicas de contabilidade ​​para profissionais da área da saúde que poderão ajudar no dia a dia da empresa.

Escolha o melhor software de contabilidade para práticas médicas

Elimine a necessidade de um esforço adicional ao oferecer uma perspectiva única sobre a rentabilidade do seu negócio. Um bom software permite que você compartilhe informações com seu contador rapidamente através da nuvem. 

Antes de decidir sobre um software específico, certifique-se de falar com seu contador para que ele lhe passe algumas sugestões. 

Com o uso da tecnologia, além de facilitar seu dia a dia, algumas tarefas são automatizadas e integradas, evitando erros e retrabalhos,  como as fichas de seus pacientes, agendamento de consultas, envio de lembretes. 

Mantendo o Fluxo de Caixa 

É importante para uma prática de saúde fazer tudo o que puder para garantir um fluxo de caixa estável. Isso inclui a cobrança imediata de cada procedimento para evitar atrasos nos serviços.

Uma maneira fácil de melhorar o fluxo de caixa em sua clínica médica, é executar regularmente o  relatório de vencimento de contas a receber, se isso for realizado com  frequência ajudará você a manter seu fluxo de caixa correto.

Outra dica simples ter uma demonstração de lucros e perdas de ganhos, regularmente. Dependendo do tamanho do seu negócio, isso pode ser uma tarefa de relativamente simples a muito complexa.

Dados financeiros atualizados 

Dicas Fundamentais De Contabilidade Para Profissionais Da Area Da Saude - HT Contábil

Contratar um especialista é uma ótima opção. Um profissional de contabilidade sabe como documentar e rastrear todos os dados financeiros que você precisará entregar no momento do imposto, por exemplo. Isso não apenas ajuda a evitar possíveis multas por atraso no arquivamento, mas também ajuda a otimizar o tempo.

O suporte de um profissional de contabilidade também pode ajudar com relatórios administrativos, por exemplo.  Assim como eles podem fornecer registros completos, um contador terceirizado pode personalizar relatórios para quaisquer solicitações necessárias, incluindo previsões de fluxo de caixa. 

Ao responder a essas solicitações rapidamente e com dados precisos e atualizados, também irá melhorar a comunicação e aumentar a credibilidade da empresa.

Separe suas contas pessoais e comerciais

Muitos proprietários cometem um erro comum ao combinar suas finanças pessoais e empresariais. Isso não apenas pode tornar o processo contábil muito mais complicado, mas também parece pouco profissional para credores e investidores.

Quando você mantém suas contas pessoais e comerciais separadas, automaticamente  facilitará a contabilidade. Afinal, não há necessidade de dividir suas despesas pessoais das despesas de sua clínica. Isso também oferece uma melhor visibilidade do seu fluxo de caixa, permitindo que você veja facilmente a situação do mesmo. 

Escolha uma boa empresa de Contabilidade

Whatsapp Image 2022 09 16 At 13.52.09 2 - HT Contábil

Ganhe tempo para focar em seus pacientes e tire um peso das costas ao contratar uma boa empresa de contabilidade para te ajudar com tarefas burocráticas. 

Assim como seus pacientes confiam seus cuidados de saúde a um especialista na área médica, você também pode garantir que sua empresa tenha cuidados contábeis confiando ela aos profissionais do setor. Seus dados financeiros são cruciais para a sua clínica, por isso, tudo deve ser deixado nas mãos de um profissional capacitado e de confiança.  

Muitos profissionais preferem deixar o trabalho contábil para a recepcionista, mas não é recomendado, tendo em vista que isso pode resultar em erros que podem prejudicar sua empresa no futuro. 

Para evitar esses problemas, certifique-se de contratar um bom e confiável contador experiente. Ter um contador em tempo integral pode não fazer sentido econômico para sua clínica, porém, nesse caso, terceirizar sua contabilidade pode ser uma opção melhor. 

Uma equipe terceirizada garantirá que você sempre tenha uma boa visibilidade de suas finanças e identifique áreas que precisam de melhorias. 

Está pronto para entender como você pode impulsionar seus negócios? Entre em contato com a HT Contábil hoje mesmo e vamos juntos!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs