3 passos para registrar uma marca de cosméticos

3 passos para registrar uma marca de cosméticos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
A Young Woman Reads The Information On A Bottle Of Lotion - HT Contábil

Usar cosméticos se tornou algo cotidiano, e produtos como shampoos, condicionadores e cremes são utilizados independente da idade ou gênero. Com a alta demanda, novos negócios surgiram e o mercado ampliou-se consideravelmente.

A principal dúvida dos empreendedores que estão querendo ingressar na área é: Como registrar uma marca de cosméticos?

Para responder essa questão preparamos um guia para que você possa regularizar o seu negócio e garantir o sucesso.

Confira abaixo:

Antes da burocracia, conheça um pouco mais sobre a história da cosmetologia.

A história dos cosméticos

Os primeiros povos a utilizarem os cosméticos para a busca do rejuvenescimento e beleza foram os egípcios. Confira no infográfico abaixo:

Historia Dos Cosmeticos - HT Contábil

Passo 1: O planejamento

O planejamento serve para que a empresa possa traçar ações estratégicas de sua marca, a fim de aumentar o seu alcance, competitividade e rentabilidade. Para isso existem uma série de fatores iniciais que devem ser considerados.

Os fatores iniciais são:

  • Branding / brand management (Gestão de marcas): É uma estratégia de gestão da marca que busca torná-la mais reconhecida e presente no mercado.

O branding busca a admiração e o desejo pelos valores criados pela marca em torno de si mesma, com o objetivo de despertar e criar conexões conscientes e inconscientes com o seu cliente, para que ele possa escolher a sua marca no momento de decisão de uma compra de produto ou serviço.

  • Identidade da marca: é a identidade que a marca deseja carregar e os valores que a sua empresa almeja transmitir aos seus clientes. A partir da identidade de marca, o seu cliente pode relacionar a sua imagem ao seu produto ou serviço. 

São elementos de identidade de marca:

  • Um nome
  • Um logotipo
  • Cores e fontes
  • Texturas e padrões
  • Aromas, sons e sabores dependendo do ramo da sua empresa.
  • Identidade visual: é o conjunto de aspectos visuais que representam um produto, empresa ou serviço. A base da identidade visual se dá com a criação do logotipo de sua empresa, que será o responsável por transmitir ao consumidor os valores da sua marca. Geralmente é realizado com o auxílio de cores, fonte da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas e o mascote se a marca optar por um.

Essa ação é importante para a sua marca, pois representa o posicionamento da empresa no mercado, além de refletir a missão, visão, valores, e seus objetivos.

A segmentação

A segmentação corresponde ao setor escolhido para a atuação de uma empresa de acordo com setor, o tipo de produto ou serviço e o público desejado. 

Essa estratégia é uma das primeiras a ser levada em conta na abertura da sua empresa, pois quando o planejamento é construído, é o momento que a marca identifica o seu público-alvo através de seus perfis, hábitos, gostos, idade, sexo, estilo de vida, necessidades e comportamento. 

Com o segmento definido, a sua marca consegue identificar o quadro de pessoas que estão mais propensas a comprar os seus produtos, e até mesmo direcioná-los a um perfil com mais chances de adquiri-lo.

Exemplo:

A empresa Natura busca atender às classes C e D, e sempre aborda sobre a sustentabilidade em seus produtos e embalagens.

Metas e objetivos

O estabelecimento de metas e objetivos é importante para que você saiba como e onde quer chegar com o seu negócio, e os rumos que a sua empresa pode tomar de forma acessível. 

Definir metas e objetivos também pode ajudar a determinar as estratégias necessárias para o seu planejamento.

  • Metas e objetivos de marketing 

São importantes e podem aumentar a chance de sucesso da sua marca, pois 60% das companhias fecham por falta de um plano de negócio definido. 

Planos de marketing também devem estar de acordo com as expectativas da empresa, pois poderão auxiliar na criação de ações que atinjam um resultado esperado.

É importante inovar essas ações na intenção de potencializar os resultados, mas sempre pensar de forma realista na otimização de investimentos com o planejamento para evitar futuras frustrações.

Análise da concorrência

A análise de empresas concorrentes pode dar uma exatidão do posicionamento da sua marca, e assim inovar as suas estratégias para atrair mais clientes. 

Esse tipo de monitoramento ajuda a  observar como certas empresas lidam com crises e oportunidades, pontos fortes e fracos, realizando um comparativo para identificar o que pode ser mudado ou melhorado.

Conheça seu público-alvo

É de suma importância que você conheça o público-alvo a qual está vendendo seus produtos ou serviços, afinal conhecendo o perfil dos seus clientes será possível o estabelecimento de uma comunicação eficiente, um planejamento estratégico e o desenvolvimento de produtos mais específicos, aproximando os clientes da marca.

Esse tipo de conhecimento garante que a sua empresa saiba o que fazer ou falar para conquistar o seu público-alvo e melhor abordá-los.

Exemplo

A sua empresa faz cosméticos destinados a pessoas, de 40 a 50 anos, com objetivo de rejuvenescimento e vitaminas essenciais.

Busque sempre reforçar seus pontos positivos

Para que o cliente se sinta seguro é sempre importante ressaltar os pontos positivos do seu estabelecimento. 

Exemplo:

Como a sua empresa pertence ao ramo de beleza é sempre legal ressaltar a forma que os produtos são feitos, a qualidade, a inovação, e sempre receptiva a críticas da clientela.

Essa é uma das melhores formas de construir uma imagem da sua marca no imaginário do cliente, e se posicionar melhor na concorrência em relação ao seu produto. 

Passo 2: Legalize a sua empresa

Essa talvez seja a parte que você pense em deixar para depois, mas saiba que ela é de extrema importância.

A legalização da sua empresa é o que vai garantir que seu negócio possa funcionar normalmente, por isso você precisa definir a natureza jurídica, e o regime tributário da sua empresa:

Natureza Jurídica

Como cosméticos, a sua empresa pode ser aberta em MEI, EI, LTDA…

MEI (microempreendedor individual) é como já dito empreendedores menores, em que o faturamento anual permitido para a modalidade é de R $81.000,00 a R $130.000,00. Além disso, só é tolerado que tenha apenas um funcionário e apenas um sócio. 

EI (empreendedor individual) é para empreendedores que não desejam ter sócios na empresa. A pessoa física é denominada como titular da instituição, e se responsabiliza pelos débitos do negócio, formalizando a empresa e a pessoa como uma só, misturando os patrimônios.

LTDA (sociedade limitada) são para dois ou mais sócios, em que o capital social (o investimento da empresa) é limitado. Nesta modalidade, todos os sócios são responsáveis pelo capital da empresa. Não há limite de funcionários. Não há restrições aos valores de faturamento.

O regime tributário

Atualmente os regimes tributários mais comuns são o Lucro Real, Presumido e Simples Nacional. No entanto, o Simples Nacional é um bom regime para a sua empresa. Veja por que: 

Simples nacional – A categoria é voltada a empresas de micro e pequeno porte. Para trazer facilidade aos microempreendedores, há uma união tributária por um único imposto, o chamado DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Nessa modalidade é permitido às empresas que tenham o faturamento de até 4.8 milhões anual. E é recomendado a  empresas de prestação de serviços, transportes, comércio cumprindo a especificidade do faturamento.

  • Ele possui um regime tributário melhor em relação a impostos, a guia de imposto é única, e as alíquotas são menores de acordo com o anexo da atividade;

Veja a viabilidade do município

Determinado os pontos anteriores, veja a viabilidade. Hoje a Jucesp (Junta comercial do estado de São Paulo) atua em parceria com o município, e a viabilidade é vista de acordo com as atividades exercidas e o local solicitado. 

Desta forma, é definido se é possível que a sua empresa opere no local. 

Emita seu certificado digital e-cpf e de entrada do processo na Jucesp

 Basicamente o e-cpf é o certificado digital feito para pessoa física. Uma identidade eletrônica da pessoa, que serve de chave de acesso, permitindo protocolar o processo, número do NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), inscrição municipal, acessos aos portais da Receita Federal e etc. 

No caso é necessário que o sócio administrador da empresa faça esse certificado digital.

Com a numeração do NIRE, é possível dar entrada no processo pelo balcão da Jucesp, apresentando os documentos dos sócios, com xerox e contrato social padrão (1° via).

Saindo o CNPJ

Com os processos na Jucesp alinhados e aprovados sob análise, saem o cartão cnpj com suas respectivas atividades, os denominados CNAES (Classificação de Atividades Econômicas).

A inscrição municipal

A inscrição municipal é a permissão oficial para o estabelecimento funcionar no município, gerar o recolhimento das taxas anuais e o valor das atividades. 

Esse documento não é o mesmo que o alvará, mas é extremamente obrigatório. Essas licenças são consultadas previamente na viabilidade do município, assim já tendo o parecer da possibilidade da abertura e funcionamento do consultório naquele município. 

O Alvará de funcionamento

O alvará é a licença que permite que o seu consultório funcione. Além disso, no caso do ramo de cosméticos, é necessário a licença de AVCB (Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros) e os alvarás da ANVISA (vigilância sanitária).

Essas permissões são obrigatórias por lei para o funcionamento da sua empresa.

Elas são enviadas para análise de acordo com cada órgão regulamentador, então o alvará da vigilância na própria vigilância sanitária.

Por fim, a abertura completa da empresa

Após essas etapas cumpridas, a abertura em si leva em média 15 a 20 dias. Já o seu cartão CNPJ consegue ser emitido em 72 horas.

Passo 3: Marcas e Patentes: Registre sua marca e evite plágios!

Com o seu negócio já montado e muitos concorrentes ao seu redor, registrar a sua marca é um direito de assegurar a exclusividade da sua empresa em todo o território nacional, além de também protegê-la legalmente de plágios. 

Nesse processo registra-se um tipo de apelo visual como um sinal, palavra, símbolo, logotipo, frase, imagem, desenho.

Mas antes do registro é necessário se atentar a alguns pontos:

  • Consultar as marcas já registradas;
  • Definir o setor da sua marca e a sua natureza de operação;
  • Conhecer e definir a apresentação da sua marca;
  • Pagamento de taxas;
  • Exame formal;
  • Prazo para oposições;
  • Deferimento;

Patente

Já o registro de uma patente ocorre de uma forma diferente, pois diz respeito a uma inovação com um novo contexto e dá o direito de exclusividade a um inventor, ou titular.

Para ter o direito de ser patenteada, a criação precisa de três requisitos: ser nova, não ser uma solução tecnológica óbvia para um técnico no assunto, e deve poder ser usada na indústria, agricultura ou outros campos em escala.

No Brasil, a única instituição capaz de registrar marcas e patentes é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Por fim…

Com a regularidade da sua marca, você garante mais credibilidade no mercado, e assim maior sucesso na obtenção de clientes. 

Se você ficou com alguma dúvida, chame um dos consultores da HT Contábil!

Só na HT você garante o auxílio no processo e os seus honorários em 30 dias após a emissão do CNPJ!

NOSSO INSTAGRAM: @HTCONTABIL

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Smiling Male Shop Assistant Arranging Fresh Pastry In Supermarket - HT Contábil

Quero abrir uma padaria, quais impostos irei pagar?

Ao iniciar a trajetória de empreendedor, é normal se sentir desnorteado em meio a tantas informações e burocracias que precisam ser feitas.  Além da abertura da empresa, os impostos são uma das preocupações dos empreendedores de primeira viagem. A dúvida principal é: Quero abrir uma padaria, por exemplo, quais impostos precisam ser pagos?  Confira abaixo

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!