O que o marketing digital pode ajudar na abertura do seu negócio de moda? Confira conosco!

O que o marketing digital pode ajudar na abertura do seu negócio de moda? Confira conosco!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Young Woman Choosing Blouse In The Clothes Shop - HT Contábil

O marketing digital é o novo meio de comunicação da era tecnológica. Boas estratégias podem trazer resultados consideráveis para o seu negócio que está iniciando no mundo empresarial. 

Anterior a era da internet, a produção de conteúdo era limitada à divulgação por meio comerciais, rádio e jornal. Dessa forma era feito um anúncio sobre produtos, preços e serviços a serem prestados, limitando a expansão dessa criatividade de divulgação. 

Eis que na segunda década dos anos 2000, a internet se popularizou mais ainda e o marketing digital se expandiu de vez. Com isso, as empresas viram a oportunidade para melhorar o que era a principal fonte de lucro delas: as vendas. 

As empresas do ramo da moda também adotaram a ação, e começaram a trabalhar em massa com isso, focando além da divulgação de promoções, mas no conceito moda, estilo, integração e autenticidade. E como? Calma que a gente te explica!

Existem 4 pontos básicos que você deve adotar para o seu negócio de moda que está iniciando, são eles:

  • Segmentação do seu negócio;
  • Funil de vendas;
  • Redes Sociais;
  • Canais de atendimento;

Mas vamos ao primeiro ponto.

Segmentação do seu negócio

A segmentação é o foco em um determinado público. Quando você abre o negócio, há o objetivo de vender, atender a alguém, e esse “alguém” é o seu público alvo. Qual a idade dele? Gênero? Formação educacional? Classe social? Quais são os hábitos de consumo dele?

Respondendo essas perguntas, você estabelece um perfil, em que os seus produtos oferecidos pela sua empresa, resolverão o problema do seu público. 

Mas como funciona na prática? 

Na prática é mais ou menos assim, vamos considerar que a sua loja atenda o público feminino, da classe C, que procura roupas casuais para o ambiente de trabalho e com um preço justo. 

Se a Luciana (nome fictício) precisa de algumas peças novas, por causa da mudança de emprego, ela vai recorrer a sua loja, porque ela já possui o conhecimento de que a sua loja atende a demanda dela. 

Dessa forma, a segmentação torna um público menor, mais específico, porém com um grande retorno em relação ao lucro, pela garantia de leads e clientes que é gerado consequentemente. 

Agora vamos ao ponto 2.

Funil de vendas

B340774c12c6faf769849092fe8b61a8 1 - HT Contábil

O funil de vendas são etapas que levam a captação de clientes. Basicamente, existem 3 fases para levar o cliente até o seu negócio. 

A primeira etapa é o topo do funil. É conhecido com esse nome, pois é um momento de descoberta, consciência, quando o seu lead ainda não sabe da demanda que precisa e vai a procura de pesquisas a respeito. 

Esse é o momento ideal para que o blog da sua empresa seja o fator de pesquisa desse lead, ou seja, que ele tenha o primeiro contato com o seu produto, ainda indiretamente, apenas procurando sobre o assunto. 

Um bom exemplo é uma cartilha com tendências de looks voltados para o trabalho presencial, home office, em 2022.

A segunda etapa é voltada para o meio de funil. O seu lead (cliente potencial) já sabe bastante sobre o assunto e entende que ele possui um problema, e que agora precisa solucioná-lo o mais breve possível. 

O ideal é você ser realista e transparente com esse lead, mostrar as possíveis soluções, se o seu produto vai atendê-lo ou se ele precisa ir por outra alternativa.

Um exemplo é se uma cliente procura com a sua empresa as soluções para o problema dela, é viável que você apresente as possibilidades que servirão para ela, não direcionando diretamente para as vendas dos seus produtos, mas sim a conhecendo e despertando nela a curiosidade em conhecer o seu produto, passando para a próxima etapa. 

A terceira etapa é o fundo do funil. Esse lead já passou pela parte educativa e agora já tem a certeza do que ele quer como solução. E é nesse caso que a venda dos seus produtos entram em prática, a sua loja oferece a solução, e dependendo do seu atendimento você garante a venda na certa. 

Um exemplo é deixar as clientes mais à vontade possível, oferecer um desconto pelo o seu produto, algumas dicas de moda. Dessa forma irá gerar um bem estar ao cliente e ainda fidelizá-lo no seu catálogo de clientes. 

Mas calma que não acabou ainda, tem o ponto 3.

As redes sociais

Mesmo que você não seja o mais desinibido para aparecer no stories do Instagram, Facebook é ideal que você tenha, de alguma forma, uma boa presença lá. Os usuários dessas redes sociais, chegam a gastar em média 5 horas na rede social, de acordo com o levantamento feito pelo Exame em 2020.

Assim, invista em deixar o perfil da sua loja o mais convidativo possível. E como? É fácil, busque tirar boas fotos dos produtos para deixar o mais real para o cliente, evite filtro nas fotos, pois assim não ocorre confusões em relação ao tecido da peça, caimento e etc. 

Busque mostrar nos storys da sua loja alguns vídeos de como são os produtos, quais combinações são possíveis de fazer, como fica no corpo e as promoções. 

Traga também algumas dicas para a sua loja, afinal não é só no site que ocorre o topo do funil, nas redes sociais também, o conteúdo breve, mas informativo traz novos clientes. 

E por fim, o ponto 4.

Canais de atendimento da sua loja

Agora que você chegou aqui você já até imagina o que vou te dizer, mas eu repito, tenha um bom canal de atendimento. Não adianta você focar nos outros tópicos e esse ficar de fora. 

Um canal de atendimento de qualidade dá o retorno para o cliente não só para a solução de problemas, mas um feedback, promoções e etc. O ideal é você ter um e-mail como porta-voz, WhatsApp, direct do Instagram e etc. Passe um prazo de retorno nos canais de mensagens, e se necessário trate pelo telefone. Assim você terá sucesso em fidelizar os clientes. 

Um exemplo é se a Maria (nome fictício) comprou na sua loja e chegaram as peças erradas, mas você a tratou tão bem, com retorno de prontidão, que apesar do problema, ela vai continuar comprando na sua loja. 

Agora que você conhece esses pontos, comece já o seu marketing digital. Apesar da sua loja de roupas ser nova, a cultura educativa de tratar o cliente bem, atrair novos clientes, produzir conteúdo deve ocorrer sempre. 

A contabilidade de qualidade você garante com a HT Contábil, que te dá espaço para cuidar da comunicação do seu negócio. 

Inclusive se você está sem contabilidade, está esperando o que? Fale com um dos nossos consultores, resolva essa parte e foque na comunicação do seu negócio!

Crescer Negócios Com Análise De Mercado - HT Contábil Inteligência Digital

Ficou alguma dúvida?

Nossos contadores podem te ajudar!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos que podem te interessar

Inscricao Newsletter - HT Contábil Inteligência Digital

NEWSLETTER

Um espaço de empreendedores e network. Toda segunda com exclusividade em seu e-mail. Participe também!

    “A única maneira de fazer um excelente
    trabalho, é amar o que você faz”

    - Steve Jobs